Panorama
 
 
 

ZOOLÓGICO COMEMORA 48 ANOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2010


(29/04/2010) O Zoológico gaúcho comemora, no próximo dia 1º de maio, 48 anos de existência. Para registrar esta data, no próximo sábado, dia 1º, os portões do Zoo estarão abertos à visitação pública, das 8h30 às 17h. O ingresso será 1kg de alimento não perecível.

O Parque Zoológico é um dos maiores atrativos, enquanto área de lazer, recreação e turismo, da Região Metropolitana de Porto Alegre. Distante 24km da capital, o Zoo recebe cerca de 500 mil visitantes ao ano.

Tem um acervo de mais de 1,1 mil animais de 150 espécies, entre mamíferos, aves e répteis. Sua área total é de 780 hectares, sendo 160 destinados à visitação pública, e 620 à reserva florestal. Oferece uma infra-estrutura com churrasqueiras, área de recreação infantil, restaurante e lanchonetes.

Contribui com a sociedade gaúcha cumprindo com suas funções de conservação da flora e fauna, pesquisa, educação ambiental, lazer, turismo e melhorias das condições ambientais da região.

Em 1972 o Parque, localizado em Sapucaia do Sul, passou a integrar a Fundação Zoobotânica do RS, assim como o Museu de Ciências Naturais e Jardim Botânico, ambos localizados em Porto Alegre.

+ Mais

Sema apreende meia tonelada de pinhas verdes na Rota do Sol

(29/04/2010) Agentes de fiscalização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente interceptaram e apreenderam, no final da tarde de quarta-feira (28), meia tonelada de pinhas verdes de araucária (Araucaria angustifolia), também conhecida como pinheiro-brasileiro. A apreensão ocorreu às margens da rodovia Rota do Sol, a RS 486, na altura do quilômetro 452, próximo à Aratinga, distrito de São Francisco de Paula. Com base nos artigos n°s 91 e 93 do Decreto Federal 6.514/08, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), o responsável foi autuado em flagrante e multado. As pinhas serão doadas para a merenda das escolas públicas dos distritos de Aratinga e Tainhas.

As pinhas foram derrubadas dos pinheiros com a utilização de grandes varas de bambu e de uma escada. O material, colocado em 23 sacos de ração, foi retirado de árvores localizadas no interior da Estação Ecológica Estadual de Aratinga e da Área de Proteção Ambiental Rota do Sol. O pinhão provavelmente seria levado para o comércio em Porto Alegre, sem comprovação de origem.

A coleta e a venda de pinhões maduros, após a debulha no solo, é permitida desde o dia 15 de abril, de acordo com a Portaria nº 20/1976 do antigo IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, hoje incorporado ao IBAMA). Porém, subir nas árvores ou provocar a queda de pinhas verdes não é permitido. A proibição se deve ao fato de que as pinhas têm um período de maturação de até dois anos e não podem ser derrubadas antes, o que pode acarretar na perda do recurso para o ano seguinte e a diminuição do potencial reprodutivo das araucárias. É importante lembrar, ainda, que o pinhão é o principal alimento da fauna neste período do ano.

A coleta dentro dos parques estaduais, estações ecológicas e reservas biológicas, que são unidades de conservação de proteção integral, não é permitida. Já a utilização deste recurso quando proveniente de Áreas de Proteção Ambiental e de outras categorias de uso sustentável depende do plano de manejo e da autorização dos responsáveis.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.