Panorama
 
 
 

AVANÇA A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA O SETOR NÁUTICO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2010

13/05/2010 - A capacitação técnica da equipe de auditores da Fundação Vanzolini, responsável pela certificação ambiental para controle de poluição do Projeto Marinas, desenvolvido pela agência da Companhia Ambiental do estado de São Paulo - CETESB em Ubatuba, concluiu, em 30.04, as duas etapas do treinamento realizado no Tamoios Iate Clube e no Aquário de Ubatuba.

Para a certificação ambiental foi desenvolvido um Referencial Técnico, no qual estão estabelecidos todos os critérios, regras, exigências técnicas e procedimentos específicos para a certificação das instalações náuticas, uma iniciativa inédita no Brasil. A certificação, no entanto, é voltada unicamente para a gestão ambiental de controle de poluição, envolvendo tanto aspectos corretivos como preventivos, bem como a adoção de boas práticas de gestão e manejo, educação ambiental e comprometimento com o meio ambiente.

Segundo João Carlos Milanelli, gerente da Agência de Ubatuba, é considerada nesta certificação tanto aspectos construtivos de controle de poluição como procedimentos e posturas no cotidiano das empresas. Para os próximos meses será formalizado publicamente a abertura da certificação para as empresas interessadas em obter o certificado ambiental. As empresas como marinas, iate-clubes, estaleiros, postos flutuantes, garagens náuticas e oficinas náuticas podem solicitar voluntariamente a certificação, desde que tenham atendido as exigências técnicas da CETESB para controle de poluição, no escopo do Projeto Marinas. A certificação ambiental dispõe de três níveis distintos, devendo ser renovada anualmente.
Texto: Renato Alonso

+ Mais

Empresas de transporte vão aderir ao uso de opacímetro para aferição de fumaça preta

12/05/2010 - Mecânicos, técnicos e gerentes de manutenção de empresas de ônibus da Capital mostraram interesse no uso de opacímetro para aferição de emissões de fumaça preta emitida por veículos diesel. Quem diz isso é o engenheiro Olímpio de Melo Álvares Jr., do Setor de Operações e Regulamentação, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, que realizou, em 12.05, um treinamento com 26 técnicos de garagens de 13 empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – SPURBANUSS, no pátio da Viação Sambaíba, na Vila Albertina, Zona Norte da Capital.

O opacímetro é um equipamento eletrônico que permite, por meio de um feixe de luz, avaliar a densidade da fumaça coletada por meio de uma sonda introduzida no tubo de escapamento, em um compartimento fechado. Segundo Olímpio, os técnicos das áreas de manutenção das empresas de transporte estão assimilando com facilidade as orientações sobre o uso desse equipamento.

Olímpio está realizando uma série de treinamentos organizada especialmente para difundir o uso de opacímetro pelas empresas. Em 11.05, o especialista ministrou uma palestra e demonstrações para um grupo de 15 técnicos de sete empresas vinculadas ao no pátio da Viação Itaim Paulista Ltda. – VIP, cuja frota chega a 1.900 ônibus.

“Tanto as empresas de ônibus como os sindicatos, como a SPURBANUSS e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de São Paulo – SETPESP, por intermédio de seus mecânicos e gerentes de manutenção, têm participado com muito interesse dos treinamentos”, frisa Olímpio. Essas empresas assinaram Protocolo de Intenções com a CETESB para participarem do Programa para a Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel – PMMVD e mostraram interesse na aquisição de opacímetros e tacômetros, bem como dos programas e equipamentos de informática para a realização de medições rotineiras de fumaça.

O treinamento consistiu de palestra sobre conceitos relacionados à questão das emissões veiculares de fumaça, poluição do ar e medição, e de treinamento prático, seguindo o passo a passo do procedimento regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, por meio da Resolução 418/2009 e pelo Decreto Estadual 54.487/2009. “Eles que, antes, tinham certa resistência ao uso correto do opacímetro, agora entendem o porquê de cada procedimento e demonstram ter incorporado com facilidade os conceitos envolvidos, mesmo os mais complicados. Saem dos treinamentos aptos a realizar sozinhos as medições conforme a nova norma vigente no Brasil.”, explicou o técnico da CETESB.
Texto: Newton Miura
Foto: Olímpio de Melo Álvares Jr.

+ Mais

Grupo de trabalho vai definir novos padrões de qualidade do ar para SP

07/05/2010 - Um grupo de trabalho coordenado por representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Saúde deverá, até o final do mês de setembro próximo, definir novos padrões de qualidade do ar para o Estado de São Paulo, com base em indicativos sugeridos pela Organização Mundial da Saúde – OMS.

Da mesma forma, vários países estão discutindo, também, a deliberação da OMS. Em São Paulo, em encontro organizado, em 2008, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, cientistas brasileiros, junto com representantes da OMS, Environmental Protection Agency – EPA, dos Estados Unidos, e da Comunidade Econômica Européia – CEE, recomendaram a criação de um grupo de trabalho para a definição de novos padrões de qualidade do ar no país.

Além de valores de referência extremamente rígidos, a OMS sugere que a adoção de novos padrões de qualidade seja feita em fases, estabelecendo objetivos passíveis de serem atendidos, com sucessivas medidas de abatimento da poluição. O objetivo é revisar a política de redução de emissões de poluentes atmosféricos, adotando-se progressivamente controles mais rígidos.

Em 06.05, em sua primeira reunião, o grupo de trabalho definiu cronogramas e metodologias para atender o prazo de 180 dias para a conclusão da proposta dos novos valores. O consenso no grupo é de que índices mais restritivos de qualidade do ar devem ser adotados.

O grupo de trabalho é interinstitucional, com a participação de cinco especialistas da SMA e quatro da Secretaria da Saúde, que coordenarão os trabalhos. As outras instituições que fazem parte do grupo são: Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo – SD, Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo – STM, Ministério do Meio Ambiente – MMA, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FM-USP, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP-USP, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo – SVMA, Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo – SMT, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA.
Texto: Newton Miura


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.