Panorama
 
 
 

FAUNA DO RIO ARAGUAIA TERÁ MONITORAMENTO DE LONGO PRAZO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2010

Goiânia (12/05/2010) - Mais uma etapa na implementação do Projeto Araguaia (www.ibama.gov.br/go/projetos) ocorreu entre os dias 4 e 8 deste mês. Na ocasião, foram realizados os testes essenciais para o planejamento da pesquisa com uma das mais importantes espécies de peixe do rio Araguaia – o bagre gigante piraíba. “Como o implante de rádios-transmissores em piraíbas nunca haviam sido realizados, foi necessário ajustar alguns protocolos de pesquisa antes da execução desta fase”, explica o presidente do Instituto Onça Pintada – IOP, Leandro Silveira. Nesta atividade, desenvolvida próximo à foz do rio Cristalino, uma piraíba de 1.80 metros foi capturada, equipada com um radio-transmissor e liberada no local. Com isso, espera-se conhecer os hábitos ecológicos dessa espécie, que é o maior predador do canal do rio Araguaia.

Ao longo da pesquisa, cinco espécies de predadores e bioindicadores terão prioridades para serem monitoradas: a piraíba, o jacaré-açu, a ariranha, o boto e a onça-pintada. Onças-pintadas, ariranhas e jacaré-açus já ganharam radio - transmissores e vêm sendo monitorados pelo projeto e seus parceiros. Em parceria com o Centro RAN/ICMBio, tartarugas da Amazônia também estão sendo monitoradas. Toda a comunidade de peixes do rio fará parte do monitoramento a longo prazo. Para tanto, 20 regiões pré-estabelecidas ao longo de seus 2.000 km de rio serão amostradas anualmente. O objetivo é contribuir para implementação e manutenção de um corredor de biodiversidade entre as nascentes e a represa da hidrelétrica de Tucurui.

O superintendente do Ibama/GO, Ary Soares, considera de fundamental importância a participação do órgão no projeto e diz que as informações que serão geradas podem contribuir para a melhoria da legislação de proteção, bem como assegurar o manejo sustentável do rio e de outros ambientes.
Os idealizadores do Projeto Araguaia são o Ibama, Instituto Onça-pintada – IOP, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Sócio-Ambiental – Idesa e Earthwatch Institute.
Mirza Domiciano
Ascom/Ibama/GO

+ Mais

Ibama doa carvão apreendido para hospital em Guarapuava/PR

Guarapuava (05/05/2010) - A equipe do Ibama na Operação Corcel Negro III, na região de Guarapuava, no centro-sul do Paraná, realizou na sexta-feira e no sábado (01 e 02/05), a doação de cerca de 66 metros de carvão vegetal para o hospital São Vicente de Paula. O hospital necessita do produto para alimentar sua caldeira e arcou com o transporte do carvão, apreendido em uma carvoaria clandestina no distrito de Palmeirinha.

A carvoaria foi fiscalizada na sexta-feira, onde foi constatado que operava sem licença. O carvão estava acondicionado em cerca de 1600 sacos estocados ao ar livre, próximo aos fornos. O responsável pela carvoaria afirmou que o produto estava no local apenas porque seus compradores habituais não estão recebendo carvão vegetal sem o Documento de Origem Florestal - DOF desde o início da atuação do Ibama na região.

O coordenador da operação, Paulo Mattoso, observa que o fato de os compradores de carvão estarem exigindo o DOF para receber o subproduto florestal já é um resultado concreto importante da operação. “O estorno dos créditos virtuais do sistema DOF que está sendo feito desde o início do trabalho impede que produtos sem origem legal, como este que foi apreendido e doado ao hospital, sejam esquentados”, informa.

O proprietário da carvoaria recebeu dois autos de infração, um por ter em depósito o carvão sem DOF e o outro por operar a carvoaria sem o devido licenciamento ambiental. As multas aplicadas somam R$ 81 mil.
Christian Dietrich
Ibama/Supes/PR


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.