Panorama
 
 
 

LAGOA RODRIGO DE FREITAS ESTARÁ DESPOLUÍDA
ATÉ A COPA DE 2014, DIZ SECRETÁRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2010

18/05/2010
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões-postais da capital fluminense, estará despoluída e completamente limpa até a Copa do Mundo de 2014, garantiu hoje (18) o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz. Segundo ele, o investimento total da cidade em projetos de saneamento básico totaliza R$ 1,5 bilhão.

“O Rio está num momento de transformações importantes, a prefeitura tem tido um papel importante nisso e tem uma série de obras estruturantes em que a questão do saneamento básico é fundamental. Faremos uma boa equação disso, na medida em que a cidade tem de estar bem preparada para a qualidade de vida da população”, disse.

Muniz também declarou que até os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, com a intensificação do trabalho da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), a prioridade é resolver o esgotamento sanitário da região metropolitana da Baixada Fluminense e o saneamento de Santa Cruz e Campo Grande, na zona oeste do Rio.

O presidente do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho, ressaltou a importância do seminário 2014 – Saneamento na Rede, que começou hoje, no intuito de cobrar compromissos do governo e instituições na área de saneamento.

“Esse evento é uma provocação para que as 12 cidades-sede da Copa invistam para diminuir os seus problemas de saneamento básico. A gente espera que as cidades estejam preparadas para receber a Copa, e, com exceção de Brasília, nenhuma delas tem condições sanitárias para ter um evento desse tipo. No mínimo, é preciso deixar um legado além dos estádios, com transporte, saneamento, para as pessoas viverem de forma adequada depois”, afirmou.

Segundo Pinho, o Rio tem graves problemas de poluição e ele, com a Copa, a expectativa dele é que se chegue a 80% da população atendida pela coleta e tratamento do esgoto. Ele também destacou que há recursos para os projetos, mas cabe aos prefeitos e operadores iniciativas e o compromisso de assumir metas.

+ Mais

Rio negocia empréstimo para despoluir Baía de Guanabara

20/05/2010

Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro negocia com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um empréstimo de R$ 1,3 bilhão para o programa de despoluição da Baía de Guanabara, uma das exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização das Olimpíadas de 2016 no município. Além disso, o Rio também será uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Hoje (20), a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, reuniu-se com técnicos do BID para falar sobre a carta-consulta de empréstimo. Segundo ela, o empréstimo será usado em obras de coleta e de tratamento de esgoto dos municípios do entorno da Baía de Guanabara. “Vamos investir em obras e projetos de coleta de esgoto nos municípios que estão no entorno da baía e no fortalecimento dos municípios e do Instituto Estadual do Ambiente.”

O programa de despoluição da Baia de Guanabara é um dos compromissos assumidos com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização dos Jogos Olímpicos em 2016. “Esse é um dos compromissos que assumimos para a realização da Olimpíada de 2016.”

Segundo a secretária, o projeto deverá ser encaminhado ao Senado até fevereiro do ano que vem para ser aprovado. A previsão é que o empréstimo seja liberado em abril de 2011.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.