Panorama
 
 
 

SEMA ASSINA CONVÊNIO DE REPASSE DE
380 MIL MUDAS DE ÁRVORES PARA AMAU

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Maio de 2010

(03/05/2010) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) assinou convênio de repasse de 380 mil mudas de árvores para a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau, que integra 32 municípios). O convênio foi assinado pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto e pelo vice-presidente da Amau, prefeito de Ipiranga do Sul, Gilberto Tonello. A iniciativa integra o Projeto Árvore é Vida, que tem o objetivo de recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas de todo o Estado. Como a iniciativa inicial do projeto - que era o plantio de um milhão de árvores até abril de 2010 - foi superada com folga, a nova meta é plantar 2 milhões de mudas até dezembro deste ano.

O Projeto Árvore é Vida foi idealizado pela diretoria de Meio Ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e encampado pela Sema. Já foram assinados convênios com a Amzop (Associação dos Municípios da Zona da Produção) e, por duas vezes, com a Amaja (Associação dos Municípios do Alto Jacuí), que totalizaram 1,080 milhão de mudas já repassadas para as associações.

Giancarlo sugeriu que a entrega das mudas para a Amau ocorra no período de 5 a 12 de junho, durante a Semana Estadual do Meio Ambiente. O ato de assinatura contou com a participação do deputado Berfran Rosado, do diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, Rafael Ferreira e do coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria, Renato Carlos Walter.
ASSECOM SEMA
Jornalista Maria Cláudia Vasconcellos

+ Mais

Secretário assina convênio credenciando quatro municípios para a gestão florestal

(04/05/2010) O secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, assinou, nesta terça-feira (4), convênio credenciando os municípios de Fazenda Vila Nova, Esperança do Sul, Santa Cecília do Sul e André da Rocha para a realização da gestão florestal local. Com o convênio, estes municípios têm novamente a competência para licenciar atividades que requeiram autorização para o manejo de vegetação nativa.

De acordo com a Lei Federal nº 11.428/2006, que trata sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, o licenciamento florestal passou a ser de competência exclusiva do Governo do Estado. Casos como cortes e as supressões ficaram como atribuições do órgão florestal estadual para as localidades abrangidas pela área de Mata Atlântica. Porém, com a assinatura a responsabilidade retorna ao município, com a anuência da Sema.
ASSECOM SEMA
Jornalista Maria Cláudia Vasconcellos

+ Mais

Conselho Deliberativo discute a mineração na APA do Banhado Grande

(11/05/2010) O Conselho Deliberativo da APA do Banhado Grande, em assembleia ordinária realizada na segunda-feira (10), discutiu a mineração de carvão no interior da Unidade de Conservação. Duas empresas com processos de licenciamento na Fepam para lavra de carvão a céu aberto e sem beneficiamento apresentaram o resumo de seus projetos e o EIA/RIMA aos conselheiros e demais interessados, que discutiram o assunto durante toda a tarde. Os empreendimentos pretendem se instalar no município de Viamão, no Passo dos Negros, e juntos somam uma área de quase mil hectares de lavra. Alguns conselheiros manifestaram preocupação com relação ao impacto do empreendimento na área protegida, assim como com o andamento do processo de licenciamento.

A Câmara Temática de Mineração é formada pela Sema, prefeituras de Viamão e de Gravataí, Fiergs, Sindicato Rural de Viamão, Comitê Gravataí, Grupo Maricá, APNVG e Ufrgs e fará outra reunião em Viamão no próximo dia 24 de maio para aprofundar o assunto. Carlos Paganella, da Promotoria de Justiça e Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, salientou que é necessário acelerar o Plano de Manejo desta unidade de conservação de uso sustentável. Trata-se de um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais da UC, são estabelecidos o zoneamento e as normas para o uso da área e o manejo dos recursos naturais.

A APA do Banhado Grande tem aproximadamente 137 mil hectares nos municípios de Viamão, Gravataí, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. O conselho conta com a participação de 31 instituições e promove reuniões bimestrais, sendo que a próxima está marcada para o dia 12 de julho, às 14h, na Sema. Mais informações sobre a APA e o conselho podem ser obtidas através do email

+ Mais

Sema apresenta cadastro de usuários de água

(20/05/2010) Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (20), na sede da Procergs, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) apresentou o módulo Cadastro de Usuário de Água, ferramenta que integra o sistema ICA (Informação, Cidadania e Ambiente) resultante do contrato firmado entre a Sema e a Procergs. Trata-se do embrião do sistema de informações para a gestão ambiental no Rio Grande do Sul. O secretário estadual adjunto do Meio Ambiente, Niro Afonso Pieper, abriu o encontro e declarou que com a implantação do sistema haverá um ganho de agilidade e uma mudança no conceito de gerenciamento e de interrelacionamento dos órgãos ambientais do governo.

O cadastro tem o objetivo de conhecer o universo dos usuários da água no Estado, divididos por bacias hidrográficas para ajudar na manutenção da disponibilidade hídrica dos atuais e futuros usuários. Segundo explicou João Manuel Trindade, do Departamento de Recursos Hídricos da Sema e um dos coordenadores do projeto ICA, com o cadastro, o governo e a própria sociedade terá o conhecimento sobre as bacias hidrográficas.

Podem se cadastrar pessoas físicas ou jurídicas que façam uso dos recursos hídricos em qualquer atividade, empreendimento ou intervenção que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade dos corpos da água como rios, córregos, lagos ou outras fontes de água superficial ou subterrânea. A primeira fase será aplicada nos usuários da água da bacia hidrográfica do Caí e terá duração de dois meses. Isso porque, conforme João Manuel, o comitê tem um plano de bacia em andamento e está bem organizado.

A apresentação também contou com a participação da técnica da Fepam Louise Oliveira, integrante da equipe da ICA, Claudete Cunha Moraes, gerente do projeto ICA pela Procergs, além de Nelson Soares, da Divisão de Relacionamento com Clientes da Procergs. Segundo ele, o contrato com a Sema tem o mérito de contar com uma equipe de manutenção.
Jornalista Maria Cláudia Vasconcellos


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.