Panorama
 
 
 

ZOOLÓGICOS AJUDAM A PRESERVAR A BIODIVERSIDADE E ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2010

21/05/2010
Carlos Américo
Os jardins zoológicos têm papel fundamental para a proteção da biodiversidade e para a preservação de animais ameaçados de extinção. Algumas dessas boas iniciativas foram apresentadas nesta sexta-feira (21/05), em Brasília, durante seminário em comemoração ao Ano e ao Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio.

Na abertura do evento, o diretor de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros, disse ser extremamente necessário o investimento em ações para tirar as espécies da condição de ameaçadas de extinção. É importante ter no zoológico uma solução para a crise da biodiversidade, ressaltou Medeiros.

Segundo o diretor, os países precisam fechar um novo acordo na Conferência da Biodiversidade, que será realizada no final do ano em Nagoya, Japão, para evitar a perda da biodiversidade. Infelizmente a lista de espécies da fauna e flora ameaçadas ainda mostra sinais de crescimento, lamentou.

De acordo com relatório do Panorama da Diversidade Global (GBO3, na sigla em inglês), divulgado no dia 10 de maio pelas Nações Unidas, nenhum país cumpriu integralmente as metas de redução da perda da biodiversidade entre 2002 e 2010.

O diretor do zoológico de Frankfurt, na Alemanha, Manfred Niekish, apresentou o projeto de reprodução em cativeiro do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas. Ele explicou que existe uma lista sobre cada animal, com identificação de espécies, características, famílias e criadores. Isso permite ao zoológico encontrar pares para os animais em outro cativeiro e fazer a reprodução de espécies. Essas informações são permanentemente atualizadas.

O diretor do zoológico de Brasília, Raul Gonzales, ressaltou que os zoológicos vão começar o caminho para salvar inúmeras espécies. Ele explicou que o foco do zoológico de Brasília é a educação ambiental, o lazer, a pesquisa e a conservação.

No zoo de Brasília são desenvolvidas várias atividades para mostrar a importância da biodiversidade, principalmente para crianças. Com oficinas, passeios para conhecer os hábitos dos animais noturnos e, até mesmo, um acampamento no jardim zoológico, as crianças se sentem mais próximas dos animais e entendem melhor porque é importante proteger o meio ambiente.

Outras ações realizadas em Brasília para a proteção das espécies é a reprodução assistidas de mamíferos placentários, como cachorro-do-mato, e a incubação artificial de aves. Gonzales contou que uma arara-azul levada ao zoológico depois de operação do Ibama foi uma das inúmeras aves que foram salvas pela incubadora.

+ Mais

Dia Mundial da Biodiversidade é comemorado em 15 zoológicos brasileiros

19/05/2010
Carlos Américo
Para chamar a atenção de crianças e adultos para a importância da proteção da biodiversidade brasileira e da crescente da taxa de extinção de animais, 15 jardins zoológicos de todo o Brasil terão atividades especiais, neste sábado (22/5), em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade.

Ao chegar ao zoológico, os visitantes vão poder conhecer, de forma divertida, ações de proteção da biodiversidade e o que podem fazer para proteger o meio ambiente. Além disso, durante todo o dia uma oficina vai ensinar as crianças a fazerem suas próprias máscaras com a face de animais.

Serão 10 bichos da fauna brasileira, das mais variadas espécies. Quem participar da oficina poderá escolher entre capivara, onça, lobo-guará, sagui, tamanduá, quati, urubu-rei, papagaio, gavião real e coruja para fazer sua máscara.

Como atividade de educação ambiental, os visitantes vão conhecer curiosidades sobre aqueles animais enquanto confeccionam suas máscaras. Depois, eles poderão conhecer esses animais durante o passeio no zoológico e comparar qual máscara se parece mais com o bicho de verdade. Os adultos também podem entrar na brincadeira.

Os modelos das máscaras foram retirados do livro de educação ambiental "Máscaras da fauna brasileira - Faces para o ensino e divulgação da ecologia, etologia, zoologia e educação ambiental". O livro, ainda inédito, será disponibilizado para educadores na sede dos zoológicos.

Participam da atividade em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade os zoológicos de Bauru (SP), Brasília (DF), Manaus (AM), de Ilha Solteira (SP), São Bernardo do Campo (SP), Belo Horizonte (MG), de Porto Alegre (RS), Balneário Camboriu (SC), Curitiba (PR), Mangal das Garças (PA), de Gramado (RS), João Pessoa (PB), Recife (PB), Parque Ambiental Chico Mendes (AC) e de São Carlos (SP).

O evento está sendo organizado pela agência de cooperação técnica alemã GTZ e Sociedade Brasileira de Zoológico com o apoio do Ministério do Meio Ambiente.

 


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.