Panorama
 
 
 

BRASIL É REFERÊNCIA EM POLÍTICAS DE PROTEÇÃO A POVOS INDÍGENAS ISOLADOS E DE RECENTE CONTATO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2010

25 de maio de 2010
O representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OACNUDH), Julien Burger, veio ao Brasil para discutir a situação de vulnerabilidade dos povos indígenas isolados na região Amazônica e nos países do Grande Chaco - Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Venezuela e Paraguai. O encontro com o presidente da Funai, Márcio Meira, com organizações indígenas, ONGs e especialistas, pretende criar, por recomendação da Assembléia Geral da ONU, um mecanismo global para monitorar a situação dos povos indígenas que vivem em isolamento voluntário ou de contato recente.

Cientes da vulnerabilidade em que se encontram os povos indígenas isolados, o Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas também recomendou aos agentes da OACNUDH, em 2007, a realização de consultas para o desenvolvimento de diretrizes de respeito e proteção dos direitos dos povos indígenas em isolamento voluntário e contato inicial. Na abertura do evento, o presidente da Funai, Márcio Meira, lembrou que a política de proteção aos povos em situação de isolamento voluntário no Brasil teve início há vinte anos, e tornou-se referência para iniciativas em outros países. “Desejamos que, a partir dessa consulta, sejam fortalecidas a política e as práticas efetivas de proteção desses povos. Recentemente, em dezembro de 2009, com a reestruturação da Funai, duplicamos o número de Frentes de Proteção Etnoambiental, que estão em fase de implantação em lugares onde praticamente não havia a presença do Estado”, alertou.

Durante os dois dias do encontro (24 e 25 de maio), os participantes analisam o conteúdo e os princípios contidos nas orientações desenvolvidas pelo OACNUDH para a proteção dos povos indígenas em isolamento e contato inicial e as medidas necessárias para a aplicação e implementação destes princípios em cada contexto específico. Ao final da reunião, o grupo deverá compilar contribuições sobre a situação, problemas e necessidades dos povos indígenas isolados, de forma que seja possível identificar práticas, experiências e iniciativas positivas que têm sido tomadas para proteger essas pessoas.

+ Mais

Povos de Goiás e Tocantins avaliam desafios para proteção dos direitos indígenas

25 de maio de 2010
Mais de 300 indígenas terão oportunidade de refletir sobre os principais problemas que os afligem, e reivindicarão das autoridades competentes alternativas inter-setoriais de soluções para os mesmos. Representantes de 7 povos indígenas do Tocantins e 3 povos do Goiás participam, entre 24 e 27 de maio, da I Assembléia dos povos indígenas de Tocantins e Goiás, no Campus da Universidade Federal de Tocantins (UFT), em Palmas.

O encontro tem como tema "Os desafios na defesa dos territórios e dos direitos indígenas". Dentro dessas propostas, serão realizadas mesas de debate, para discutir o Estatuto dos Povos Indígenas, a reestruturação da Funai, os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), e questões relacionadas à saúde e educação dos povos originários. A mesa de debate, será composta pelo representante jurídico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Paulo Machado, e pelo coordenador regional da Funai, Cleso Fernandes de Moraes, dentre outros.


 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.