Panorama
 
 
 

GISELE BÜNDCHEN EM CAMPANHA PARA
O ANO DA BIODIVERSIDADE DA ONU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2010


30/06/2010
Do escritório do PNUMA no Brasil
A Embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) gravou, durante sua passagem pelo Brasil, uma campanha especial para o ano de 2010, declarado pela Organização das Nações Unidas o Ano Internacional da Biodiversidade. Nos filmes, de 15 e 30 segundos, a modelo brasileira chama a atenção para a importância de proteger e conservar a maior riqueza natural do mundo.

A diversidade biológica é a variedade de vida no planeta, um rico mosaico de forças interconectadas e interdependentes das quais todos nós fazemos parte. A terra, o ar e os mares abrigam desde os menores insetos até os maiores animais.

Cerca de duas milhões de espécies já foram identificadas por cientistas e estima-se que existam, no mundo, entre cinco e 100 milhões. No entanto, a biodiversidade vem sofrendo perdas de modo acelerado e tal pressão sobre as espécies, habitats e ecossistemas continua a aumentar. Sabe-se que, atualmente, 17.291 espécies estão ameaçadas de extinção.

Gisele Bündchen, nomeada Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA em Setembro de 2009, ressaltou, em entrevista à Rádio ONU, que o Brasil é o País mais rico em biodiversidade do mundo e que todos os brasileiros devem ser responsáveis pela sua preservação.

O Brasil abriga 20% das espécies do planeta. "Em primeiro lugar eu acho que todo brasileiro tem que ter o maior orgulho do mundo de ter nascido nesse País [...] com a maior biodiversidade do mundo", disse.

"Eu acho importantíssimo as pessoas saberem e se interessarem pelo que está acontecendo com o nosso planeta. Essa é a nossa casa, se a gente não cuidar dela, onde vamos ficar? Temos que saber que não dá para ficar abusando e simplesmente desmatando e não se preocupando com o que vai acontecer daqui a 50 anos", disse.

A biodiversidade é a base fundamental da vida no planeta e, no entanto, ela está sendo ameaçada por escolhas de desenvolvimento que ignoram o seu grande valor para todos nós e, em particular, para os mais pobres.

Anualmente, a economia global perde um valor estimado entre US$2 e US$5 trilhões devido à degradação e destruição de recursos naturais do planeta. Reverter essa tendência negativa não só é possível, mas é essencial para o bem-estar humano.

Há mais de seis anos, a Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA tenta chamar atenção para o que vem acontecendo com o meio ambiente. No final de 2008, Gisele criou, com sua família, o Projeto Água Limpa, que visa a implementar ações de gestão ambiental sustentável e promover a recuperação da mata ciliar das microbacias de Horizontina e Tucunduva (RS), região onde a top nasceu.

A modelo também mantém um blog socioambiental que é atualizado regularmente em inglês e português. Para o mês do meio ambiente, o sitio eletrônico oficial de Gisele lançou uma ação especial chamada Tome uma Atitude, que incentiva e mobiliza a população a colocar em prática pequenas atitudes para ajudar a salvar o Planeta.

No contexto desta iniciativa, Gisele Bündchen declarou que as pessoas, empresas e governos têm que trabalhar juntos para reduzir o impacto ambiental.

Os vídeos da Campanha Nacional para o Ano Internacional da Biodiversidade, uma parceria do PNUMA com o Ministério do Meio Ambiente, foram produzidos pela Jabuticaba Produções e serão lançados para veiculação na televisão e na internet a partir de hoje. A campanha conta também com o apoio da Rede Globo de Televisão e do Green Nation Fest.

- Assista ao filme de 30 segundos pelo YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=u8Hx8x4c-fk
ou www.youtube.com/PNUMABrasil
- Sítio eletrônico da Convenção sobre Biodiversidade Biológica (CBD) da ONU:
http://www.cbd.int/2010/welcome/
- Sítio eletrônico do Projeto Água Limpa:
http://www.projetoagualimpa.org.br/
- Blog da Gisele Bündchen:
http://www.giselebundchen.com.br/blog
- Entrevista da Gisele Bündchen para a Rádio ONU:
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/181053.html
- Sítio do Green Nation Fest:
http://www.greennationfest.com.br
- Sítio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA):
http://www.pnuma.org.br

Amanda Talamonte
Escritório do PNUMA no Brasil

+ Mais

Serviço Florestal apresenta sistema de monitoramento das concessões florestais

29/06/2010
As concessões de áreas para manejo florestal serão monitoradas conjuntamente pelo Serviço Florestal Brasileiro, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O modelo de monitoramento a ser aplicado quando iniciar o manejo nas florestas sob regime de concessão foi apresentado no dia 23 de junho para representantes da sociedade civil.

"A sociedade tem grande expectativa sobre como funcionarão as concessões florestais na Amazônia. É constante o questionamento sobre as condições do Brasil de monitorar essas áreas, sendo fundamental a transparência nesse processo, para demonstrar nossa capacidade", explica o diretor-geral do Serviço Florestal, Antônio Carlos Hummel.

Na avaliação do diretor, o monitoramento das concessões se baseia em cinco pilares: a consistente base legal brasileira para o manejo florestal; a estrutura funcional e organizacional dos órgãos ambientais; as ferramentas de controle e monitoramento; a transparência e acessibilidade das instruções processuais; e abertura à participação dos diversos segmentos interessados.

Para Hummel, as dificuldades relacionadas às concessões florestais em outros países ocorreram em função da fragilidade de instituições, da falta de controle social e transparência e, principalmente, por causa da falta de fiscalização dos contratos. "No Brasil, temos estrutura necessária para monitorar as concessões", completa.

Cada órgão ambiental federal cumprirá um papel específico em relação ao monitoramento das concessões. Ao Serviço Florestal cabe monitorar os contratos - tanto os aspectos jurídicos quanto o cumprimento das cláusulas sobre preço e questões técnicas (investimentos socioeconômicos, redução de danos ambientais etc.).

Já o ICMBio - gestor das Unidades de Conservação (UCs) - atua, principalmente, nas ações prévias às concessões, como a elaboração dos planos de manejo das UCs. O órgão também é responsável por apoiar a criação e funcionamento dos conselhos consultivos das Unidades, que constituem o espaço local de controle social das áreas sob concessão florestal.

Por sua vez, o Ibama tem a função de aprovar os Planos de Manejo Florestal apresentados pelos concessionários e fiscalizar se os planos estão sendo executados de acordo com a legislação vigente. O órgão possui mecanismos para monitorar as fases pré-exploratória (abertura de picadas, inventário florestal), exploratória (corte de árvores, arraste) e pós-exploratória (proteção florestal, manutenção da infraestrutura).

Monitoramento - O Ibama e o Serviço Florestal informaram como funcionará o monitoramento durante a exploração das áreas sob concessão. Para verificar se as empresas estão respeitando os parâmetros legais do manejo florestal, o Ibama realizará vistorias nas áreas a serem exploradas.

A vistoria observará 140 itens que estão definidos na Norma de Execução nº 1/2006. Serão verificados aspectos como a dimensão das estradas e dos pátios de estocagem das toras, o respeito às Áreas de Proteção Permanente e a manutenção de um número mínimo de árvores por espécies de maneira que a biodiversidade na área seja preservada.

A gerente-executiva de Monitoramento e Auditorias do Serviço Florestal, Anna Fanzeres, apresentou as ferramentas que serão utilizadas para monitorar as obrigatoriedades contratuais. Foram elaborados quatro documentos para garantir o controle e a transparência das atividades durante o período de exploração. Dois deles detalham os procedimentos do monitoramento, um reúne as referências técnicas e legais que balizam o controle e o outro é um manual que orienta os concessionários a cumprir as obrigações contratuais.

"Além de registrar os procedimentos, nos preocupamos em construir sistemas informatizados para facilitar o monitoramento dessas áreas", explicou Anna. O Serviço Florestal desenvolveu um sistema de Monitoramento e Rastreamento de Veículos de Transporte de Produtos Florestais e um sistema de Cadeia de Custódia, que rastreará a saída das toras até o primeiro local de processamento.

"Para as organizações da sociedade civil que fazem parte dos conselhos consultivos é muito importante ter acesso aos dados obtidos nesse monitoramento", apontou a representante da WWF-Brasil, Elektra Rocha.

O representante do The Nature Conservancy (TNC), Reinaldo Lourival, sugeriu - como forma de e reflexão sobre os dados do monitoramento - que os centros de pesquisa e ensino sejam envolvidos nesse processo.

Essa articulação com os pesquisadores já foi iniciada. Em abril, um seminário em Porto Velho (RO) reuniu concessionários, pesquisadores e órgãos ambientais para discutir pesquisas sobre o monitoramento dos impactos das concessões sobre a biodiversidade.

Para o bom desempenho do monitoramento das concessões florestais, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), Jorge Yared, destacou que os órgãos federais também devem apoiar as concessões florestais realizadas pelos governos estaduais.

"Os esforços conjuntos do ICMBio, Ibama e Serviço Florestal permitirão que se tenha o controle das concessões de forma integrada ao controle pelos órgãos dos estados e pela sociedade civil", destacou o diretor de Unidades de Conservação de Uso Sustentável do ICMBio, Paulo Maier.

O diretor Hummel reforçou que a atuação dos órgãos ambientais nas Unidades de Conservação de uso sustentável e nas áreas sob concessão é imprescindível para que o monitoramento funcione e para que as essas áreas cumpram sua missão.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.