Panorama
 
 
 

MONUMENTO GEOLÓGICO CONSTITUI A PRINCIPAL ATRAÇÃO NO PETAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2010

29/06/2010 - 14:53
As cavernas e as formações rochosas de calcário esculpidas pela ação das águas, denominadas carstes, constituem a grande atração do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR, no Vale do Ribeira, atraindo grande número de visitantes, todos os anos.
A informação é da coordenadora do Projeto de Ecoturismo da Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SMA, Anna Carolina Lobo, durante reunião do Conselho Estadual de Monumentos Geológicos – CoMGeo-SP, da qual é conselheira. Segundo a técnica, com o desenvolvimento do Programa Trilhas de São Paulo, da SMA, o número de visitantes aumentou 10% no último ano.

Relatórios periódicos sobre a opinião dos visitantes revelam um grande índice de aprovação, especialmente em relação à conservação do patrimônio natural. O sítio, que é um dos cinco Monumentos Geológicos do Estado de São Paulo, aprovados pelo CoMGeo-SP, localiza-se dentro do PETAR, onde é desenvolvido um amplo trabalho para garantir a sustentabilidade turística. Entre outras ações, um contrato com o Serviço Nacional do Comércio - SENAC promove a capacitação de mais de 500 pessoas de comunidades tradicioanis no entorno da unidade de conservação, para a prestação de serviços de recepção, guia, hospedagem e outros, gerando renda para moradores da região.

A reunião, realizada no dia 23 de junho, contou com a participação do secretário-adjunto do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, que na última segunda-feira, 28.06, tornou-se o titular da pasta. Rogério Rodrigues Ribeiro, do Instituto Geológico - IG, secretário-executivo do ComGeo-SP, coordenou a atividade. O conselho conta ainda com a participação de representantes de diversos órgãos do Estado, universidades e entidades da sociedade civil.

Câmara de Compensação Ambiental
A conselheira Neide Araújo, da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN, da SMA, fez uma exposição sobre a Câmara de Compensação Ambiental – CCA, que também faz parte da estrutura da secretaria. A CCA é o órgão que delibera sobre a destinação de recursos financeiros provenientes da compensação ambiental de impactos causados por empreendimentos, e que poderiam ser pleiteados para ações de geoconsevação e ecoturismo em geossítios e monumentos geológicos. Segundo Araújo, a elaboração da proposta de criação do Monumento Geológico da Pedra do Baú, em Atibaia, contou com R$ 50 mil liberados por essa câmara.

Futuro Monumento
Já a pesquisadora do IG, Annabel Aguilar, fez um relato da situação do Sítio Geológico Pavimento Estriado do Guaraú, em Salto, que está sendo indicado para ser transformado em monumento geológico. A pesquisadora apresentou dados sobre a sua importância geológica e as ações de conservação empreendidas até o momento.
Segundo Rogério Ribeiro, “há, atualmente, cinco monumentos geológicos declarados pelo CoMGeo-SP e, aproximadamente, vinte sítios em estudos aguardando aprovação”. Para se tornar um monumento, um sítio deverá apresentar atributos geológicos relevantes e ser devidamente estudado e protegido.
Texto: Gabriel Iorio Fotografia: Pedro Calado


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.