Panorama
 
 
 

PARANÁ APRESENTA NOVO INDICADOR
PARA POLÍTICAS PÚBLICAS FLORESTAIS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Junho de 2010

A Secretaria estadual do Meio Ambiente em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentaram nesta semana (22), em Curitiba, os resultados finais do projeto-piloto “Como Implantar Terras de Vocação Florestais”, criado em 2008. A proposta do projeto é fornecer indicativos para facilitar à criação de políticas públicas florestais mais eficientes, com baixo custo e de simples aplicação.

O projeto-piloto foi executado entre o município de Castro e o Vale da Ribeira (na região dos Campos Gerais), totalizando uma área de 160 mil hectares. Nessa área o BID investiu R$ 250 mil na elaboração do diagnóstico, identificação dos requisitos mínimos das propriedades, na análise comparativa entre a legislação vigente sobre temas florestais e na formulação de propostas de ajustes como revisão de leis e estratégias.

“Desde 2008 a Secretaria e o BID trabalham em conjunto a fim de fornecer estudos e indicativos que o Governo do Paraná poderá tomar como base na hora de criar suas políticas ambientais. Essa cooperação é muito importante”, comentou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso.

Entre os resultados, o projeto-piloto indicou que o Paraná está apto a desenvolver essa nova metodologia, pois possui uma legislação semelhante com as outras esferas de governo e elementos técnicos científicos favoráveis para o projeto. “O estudo é mais uma possibilidade consultiva do governo, sua proposta é justamente de ajudar a entender simplificadamente a questão florestal no Estado”, disse João Batista Campos, coordenador de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Secretaria do Meio Ambiente.

O BID firmou parcerias semelhantes com os estados do Mato Grosso e Minas Gerais e também com outros países como El Salvador, Panamá e Paraguai. “O projeto-piloto serve de estímulo para o Paraná implantar suas política de Terras com Vocação Florestal que possam garantir o bem-estar da produção e dos serviços de forma sustentável, além de apoiar os proprietários de terras que a respeitam”, salientou Marcelo Wiecheteck, gerente da STCP consultoria, empresa que ganhou a licitação do BID para conduzir o projeto no Brasil.

TVF – As Terras de Vocação Florestal (TVF) são um conceito criado pelo BID na tentativa de criar uma política mais eficaz e inovadora para combater o desmatamento e recuperar áreas desmatadas. As TVF são terras que, devido suas características físicas de solo, topografia e pluviosidade, deveriam ser mantidas com cobertura florestal ou outro uso sustentável.

+ Mais

Licenças ambientais para construção de aterros sanitários serão reavaliadas

Todas as licenças ambientais emitidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para construção de aterros sanitários em Curitiba, Região Metropolitana (RMC) e Ponta Grossa serão reavaliadas. A decisão é do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso.

Na última semana, ele assinou a resolução número 27 de 2010, que prevê revisão dos procedimentos técnicos que resultaram na emissão de licença ambiental para as empresas Estre Biorremediação, em Balsa Nova; Estre Ambiental, em Fazenda Rio Grande; Protocol-Sante, em Itaperuçú e a Ponta Grossa Ambiental, que pretende construir aterro no município de Ponta Grossa.

Uma equipe de especialistas em aterros sanitários selecionados no interior do estado terá 30 dias para avaliar os procedimentos e apresentar relatório final com parecer sobre as áreas e empreendimentos. O grupo de trabalho, nomeado pela portaria 27, é formado por técnicos do IAP, Instituto das Águas do Paraná e Mineropar. Nenhum deles teve participação anterior nos processos de licenciamento que serão analisados.

De acordo com o secretário Jorge Augusto Callado Afonso, a medida se deve as polêmicas geradas em torno das licenças para construção dos aterros e para garantir a isenção dos novos procedimentos. “Precisamos esclarecer a sociedade os procedimentos utilizados pelo IAP para emitir a licença. Havendo falhas, iremos corrigi-las e até mesmo suspender as licenças”, argumentou.

+ Mais

IAP amplia renovação de licenças ambientais por biólogos, químicos e engenheiros químicos

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Volnei Bisognin, assinaram nesta quinta-feira (24), em Curitiba, as portarias 110 e 111 do IAP, que permitem que consultores ambientais com formação em engenharia química, química e biologia renovem automaticamente pedidos de Licença Ambiental de Instalação (LI) e Licença Ambiental de Operação (LO) dos empreendimentos sobre sua responsabilidade.

“Representa a abertura do campo profissional destas importantes categorias e também a celeridade que queremos no processo de licenciamento ambiental”, declarou o secretário. Para ele, a transversalidade da questão ambiental permite que profissionais de diferentes áreas possam atuar em prol da conservação dos recursos naturais.

A partir do mês de agosto, cerca de nove mil profissionais filiados aos Conselhos Regionais de Química da 9º região (CRQ IX) e Conselho Regional de Biologia (CRBio) poderão participar de um treinamento, promovido pelo IAP, na área de licenciamento ambiental e elaboração de estudos de impactos ambiental.

Todos os profissionais capacitados terão seus processos acatados sem vistoria prévia, agilizando a análise. A medida mantém a responsabilidade técnica, civil e criminal do profissional pelas atividades registradas, o que evita falhas na obra e impactos ao meio ambiente. O objetivo é desburocratizar o processo e dar mais agilidade aos pedidos de renovação de licenças ambientais.

“É uma proposta que traz benefícios para o IAP, para os profissionais e para o meio ambiente, pois estamos agregando ao órgão ambiental a competência técnica dos biólogos, químicos e engenheiros”, declarou o presidente do IAP, Volnei Bisognin.

Os benefícios da portaria só serão válidos para os profissionais das áreas devidamente registrados nos conselhos e com documentação atualizada, que realizarem os pedidos com 120 dias antes do vencimento das licenças, que participaram do treinamento de capacitação do IAP. O órgão ambiental poderá solicitar relatórios e documentos comprobatórios de auditorias de empreendimentos que necessitem de adequações. A portaria prevê ainda que os profissionais que não cumprirem com as determinações da portaria poderão perder seus registros junto ao IAP.

Para o secretário do Conselho Regional de Química da 9ª Região Paraná, João Batista Carlos Chiocca, a medida é louvável e merece divulgação nacional. “Esta portaria valoriza os nossos profissionais e incentiva a atuação na área ambiental. Além disso, temos o benefício de agilidade dos processos”, elogiou João. O Conselho possui no Paraná 1,8 mil engenheiros químicos e quatro mil químicos filiados

Para o presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná, Rogério Duílio Genari, a portaria irá ampliar o mercado de trabalho e também promover um progresso sustentável. “Esta integração fará com que a sociedade tenha à sua disposição um número maior de profissionais para defender o meio ambiente. Além disso, a valorização da profissão aumenta a responsabilidade dos nossos biólogos nos processos de licenciamento ambiental”, declarou.

As portarias assinadas representam uma extensão da parceria firmada em março desde ano, entre o IAP e o Conselho Regional de Engenharia do Paraná (CREA).

Demanda - O IAP é responsável por avaliar estudos de impacto ambiental – que preveem as consequências de ações e projetos para a qualidade do meio ambiente. Isso se dá nas fases de planejamento do empreendimento – para emissão de Licença Prévia (LP), implantação – emissão de Licença de Implantação (LI) e, mais tarde, na sua operação – emissão de Licença de Operação (LO). Além disso, também cabe ao IAP avaliar pedidos de ampliação de empreendimentos e renovação das licenças.

Existem mais de 200 tipologias de empreendimentos potencialmente poluidores que precisam ser avaliados pelo IAP. Entre eles, usinas hidrelétricas, aeroportos, aviários, suinocultura, usinas de álcool, fabricação de produtos derivados de processamento de petróleo, construção, reforma, ampliação, armazenadores de agrotóxicos corte de essências florestais e comércio varejista de mercadorias.

Apenas entre os meses de janeiro de 2008 e dezembro de 2009 o IAP emitiu 26.877 autorizações de licenciamento ambiental, sendo que ingressaram no sistema do IAP 32 mil solicitações de licenciamento ambiental.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.