Panorama
 
 
 

PESCADORES RETIRAM CERCA DE 3,5 TONELADAS DE LIXO DO GUAÍBA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Junho de 2010

(10/06/2010) Mais de 40 barcos retiraram cerca de 3,5 toneladas de lixo do lago Guaíba nesta quinta-feira (10). O Mutirão de Limpeza: Pescando Lixo, Salvando Rios e a Operação Limpeza de Praias está em sua terceira edição e abriu oficialmente a Semana Estadual do Meio Ambiente. A atividade é uma promoção da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), com a Colônia de Pescadores Z-5, o Clube Veleiros do Sul e Proa/Guaíba.

Os barcos partiram das ilhas do Delta do Jacuí recolhendo o lixo encontrado e chegaram na prainha do Gasômetro por volta das 14h30. Foram encontradas garrafas plásticas, cadeiras, pneus, mesas, um sofá e até uma máquina de escrever, entre outros dejetos. O material foi depositado no local e recolhido pelas equipes do DMLU - que também apoia o projeto junto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), prefeituras de Eldorado do Sul e de Guaíba, Sindicato dos Revendedores de Combustíveis (Sulpetro), Grupo Bandeirante Jaime Rolemberg, AMA e POA-10. Ao final do evento foram distribuídas 150 mudas nativas para a população.

Na ocasião, o secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, aproveitou para anunciar o projeto "Pescando lixo", uma parceria da Sema com a Colônia de Pescadores Z-5, que está tramitando no departamento jurídico da Secretaria. "Na época da piracema, de novembro a fevereiro, os pescadores vão recolher lixo do Guaíba. Com isso, pretendemos conscientizar não só os pescadores, mas a população em geral para não jogarem lixo na água", disse o secretário. Já a gestora da APA e do Parque Estadual Delta do Jacuí, Vânia Mara da Costa, acrescentou que o projeto possibilitará que os pescadores continuem trabalhando na época da pesca proibida.

O mutirão contou com as presenças de dezenas de convidados, entre eles o vice-presidente da Fecomércio, Juarez Miguel Venço, o consultor técnico da Farsul, Ivo Lessa, a Coordenadora-Geral da Coordenadoria Estadual da Mulher, Maria Helena Medeiros Gonzalez, o representante da Emater Fábio de Oliveira, o comandante do 4° Regimento de Polícia Montada (RPMon)da Brigada Militar, tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno, o ex-governador Vicente Bogo, o deputado estadual Carlos Gomes, o secretário estadual do Meio Ambiente Adjunto, Niro Afonso Pieper, além de diretores e chefes da Sema. Também participaram do mutirão os guarda-parques mirins da Escola Estadual de Ensino Fundamental Hiroshima da Ilha da Pintada.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Bruna Holler Petry

+ Mais

Portaria cria comitê de acompanhamento do Projeto RS Biodiversidade

(11/06/2010) O secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, assina, na próxima segunda-feira (14), portaria criando o Comitê Local de Acompanhamento do Projeto RS Biodiversidade. A cerimônia ocorrerá às 15h, no CTG Tropeiro Velho, em Santana da Boa Vista, paralelamente à assinatura do Decreto de Incentivo da Política Estadual de Atenção Básica da Saúde e à entrega de computadores do Programa Primeira Infância Melhor para os municípios da região e contará com a presença da governadora Yeda Crusius.

A portaria vai criar o primeiro dos quatro comitês locais de acompanhamento do Projeto RS Biodiversidade no Estado, que contará com a participação de representantes de universidades regionais, sindicatos rurais, prefeituras, Câmaras Municipais, ONGs, associações de produtores, além dos escritórios regionais da Emater, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Fepam. O comitê vai abranger, além de Santana da Boa Vista os municípios de Lavras do Sul, Encruzilhada do Sul, Caçapava do Sul e Pinheiro Machado.

O convênio com o Banco Mundial para a implementação do RS Biodiversidade foi assinado pela governadora e pelo secretário Giancarlo no dia 25 de maio passado. Pelo acerto, a instituição financeira doará 5 milhões de dólares, através do Global Enviroment Facility - fundo global do meio ambiente para o projeto, que terá contrapartida do governo gaúcho de 6,1 milhões de dólares. Além dos comitês locais, o programa contará com uma unidade de gerenciamento (UGP), que terá sede na Sema e um comitê estadual. Um projeto-piloto será desenvolvido em 13 Unidades Demonstrativas (UDs), propriedades rurais que aplicam práticas de manejo eficientes e sustentáveis no seu processo produtivo.

+ Mais

Sema repassa cerca de 10 mil mudas para Ilha Brasileira

(18/06/2010) O chefe da Divisão de Licenciamento Florestal (DLF) do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), engenheiro agrônomo Marcos Almeida Braga, a engenheira florestal Lúcia Dilélio e o técnico ambiental Rodrigo Beheregaray participaram da cerimônia de assinatura do convênio de repasse de mudas para o Projeto de Recuperação da Ilha Brasileira. O ato ocorreu nesta quinta-feira (17), no auditório do Ministério Público Estadual de Uruguaiana e reuniu autoriedades e representantes da ONG Atelier Saladero e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrogáfica do Rio Quaraí.

Pelo convênio, referente à reposição florestal obrigatória, o governo do Estado, por intermédio da Sema, repassará 9.180 mudas de arvores nativas que serão utilizadas para o reflorestamento da Ilha Brasileira, que teve 40% de sua vegetação nativa destruída por um incêndio no ano passado. As mudas, provenientes de medidas compensatórias, serão entregues no próximo dia 26 de junho. O plantio será realizado no decorrer dos próximos meses por integrantes da ONG Atelier Saladero e a engenheira agrônoma da Agência Florestal do Defap de Santana do Livramento ficará responsável pelo monitoramento da atividade.

+ Mais

Especialista francês diz que a saúde está diretamente ligada à qualidade do ar

(24/06/2010) O engenheiro químico e ambiental, Dominique Robin, debateu hoje, na Fepam, sobre Governança e Modelo Sustentável de Gestão da Rede da Qualidade do Ar. O evento, que integra a etapa de diagnóstico do Plano Ar, Clima e Energia, desenvolvido em parceria entre os governos do Estado e da França, contou com a presença da presidente da Fepam, Regina Telli, do diretor da empresa francesa Enviroconsult, Olivier Decherf, além de técnicos ambientais da Fepam e de instituições ligadas a este segmento no Estado.

Especialista no segmento ambiental, Robin, que é diretor da AtmoPaca –Qualité de I’Ar (órgão responsável pela gestão da qualidade do ar na região Sudeste da França), relatou a experiência de 14 anos de vigência da atual legislação ambiental francesa, enfatizando a administração do território onde atua diretamente, na PACA – Provence-Alpes-Côte d’Azur, região de alta densidade turística, no que se refere à qualidade do ar e o uso racional da energia. Segundo ele, muitos avanços ocorreram e melhoraram a qualidade de vida nos países europeus, mas que ainda precisa ser aprimorado. Para se ter uma idéia, são estimadas anualmente na Europa, devido a poluição do ar, cerca de 348 mil mortes prematuras, sendo 40 mil somente na França. O governo francês possui o Ministério da Ecologia e do Desenvolvimento Sustentável que em parceria com outros organismos do setor e mais a coletividade debatem e definem as políticas ambientais.

Associações administram a qualidade do ar

Na França, 35 associações reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente atuam no controle da qualidade do ar, com investimentos anuais na ordem de 3,5 milhões de euros. As instituições têm o objetivo de caracterizar os níveis dos poluentes, comparando às normas de saúde e ambientais; Prever os episódios de poluição; Informar e sensibilizar a população em relação à qualidade do ar. Além disso, os dados obtidos devem servir para a pesquisa e subsídios para o planejamento do território (Estado). São constituídas por representantes do Estado, das coletividades locais, das indústrias e das entidades de defesa dos consumidores e do meio ambiente.

Dominique Robin salientou que a iniciativa está dando certo na França, pois a participação de todos os atores tem sido fundamental para o processo. Segundo ele, quando a discussão é sobre qualidade do ar, por exemplo, é preciso que se tenha clareza do que medir, quando medir e de que forma medir. Por isso a importância da atuação conjunta nas decisões do governo e de segmentos da sociedade. Para Regina Telli, presidente da Fepam, os trabalhos do projeto de cooperação entre os gauchos e franceses ainda irá identificar o caminho que será adotado para o Estado. “Todos os atores têm responsabilidade sobre isso, ela é mutua”, finalizou.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.