Panorama
 
 
 

SÃO PAULO TERÁ NOVO ORQUIDÁRIO ATÉ O FIM DO ANO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2010

21/06/2010 - 09:38
As orquídeas possuem flores belas e delicadas que, com muito cuidado e um pouco de sorte, florescem uma vez ao ano. Até o final do ano os visitantes do Parque Villa-Lobos terão o privilégio de acompanhar de perto as belezas dessa espécie com a inauguração do Orquidário Ruth Cardoso, que leva o nome da antropóloga como uma homenagem à ex-primeira dama.

A obra de 523 m² faz parte de uma série de melhorias realizadas no Parque Villa-Lobos desde 2007. “Está ficando muito bonito! O Orquidário será um presente para a cidade. Idealizamos isso no início da gestão e, depois de muito trabalho, conseguiremos entregar”, conta o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, que acompanhou de perto o andamento da obra.

O Orquidário também será mais um dos espaços de educação ambiental do parque, que já possui o Villa Ambiental do projeto Criança Ecológica, e complementará esse trabalho. O espaço terá um belíssimo espelho d’água em volta e será a nova sede das oficinas de orquídeas, além de oferecer informações para os visitantes sobre os cuidados que devem ter com a planta. “É interessante ver que a obra desenterrou parte do ‘passado’ do Parque Villa-Lobos, que antes era um depósito de entulho e lixo. Isso mostra a importância da recuperação ambiental feita aqui”, comentou Graziano. As espécies de orquídeas que irão para o Orquidário são de mudas do Pomar Urbano, na Marginal Pinheiros, cultivadas com o apoio do Instituto de Botânica.


O secretário também acompanhou as obras do Centro de Referência em Educação Ambiental – CEREA, que terá um anfiteatro para palestras e congressos, além de salas para reuniões e exposições. O ambiente de 3.150 m² contará com livros, revistas e DVDs sobre o tema meio ambiente e estará aberto ao público geral para realizar pesquisas e visitas. A finalização das obras está prevista para o fim de 2010.
Texto: Ludmilla Fregonesi Fotografia: José Jorge

+ Mais

Consema aprova relação de municípios em áreas saturadas para qualidade do ar

15/06/2010 - 14:17
Os membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema aprovaram, em 15.06, a proposta de classificação de saturação da qualidade do ar por regiões no Estado de São Paulo. A classificação divide o estado em regiões saturadas, em vias de saturação e não saturadas. A localidade classificada como saturada é subdividida em três graus: moderado, sério e severo.

A definição de saturação das regiões auxilia no licenciamento de empreendimentos que causem impacto ambiental, principalmente quando afetam a qualidade do ar. Assim, a empresa que for se instalar em uma região saturada deverá compensar suas emissões.

“Definimos essas áreas com base nos graus de saturação verificados nos últimos três anos de medição”, explicou Maria Helena Martins, gerente da divisão de qualidade do ar da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb. “O quadro verificado em 2009 foi semelhante ao que observamos em 2008”, afirmou Maria Helena.

Os conselheiros também discutiram o plano de manejo da Área de Proteção Ambiental – APA Itupararanga, cujo foco principal é a manutenção da qualidade e disponibilidade de água da Represa de Itupararanga, responsável pelo abastecimento de 60% da população residente na bacia do Alto Sorocaba. A Comissão de Biodiversidade, Florestas e Áreas Protegidas do Conselho irá complementar o relatório elaborado com as considerações feitas por alguns membros. “Sugiro que o tema seja o primeiro item da pauta da próxima reunião”, indicou o secretário adjunto do meio ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo.

O coordenador de planejamento ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, Casemiro Tércio Carvalho, apresentou os pontos principais do Relatório Anual da Qualidade Ambiental, lançado em março. Os conselheiros elogiaram a qualidade do relatório, que tem como diferencial cinco artigos analíticos escritos por profissionais do Núcleo de Economia Socioambiental da Universidade de São Paulo – NESSA/USP. Os temas abordados nos textos remetem à descarbonização da economia, às políticas públicas e a qualidade ambiental, à matriz energética e os avanços do etanol e aos desafios da macrometrópole.

A pauta final da reunião tratou da eleição de dois conselheiros para compor o grupo de trabalho que acompanhará a implementação das diretrizes do Projeto Ambiental Estratégico Cenários Ambientais 2020. Os representantes das secretarias estaduais de Planejamento e Desenvolvimento foram os eleitos.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.