Panorama
 
 
 

SMA LANÇA O CADERNO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL “BIODIVERSIDADE”

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2010

01/06/2010 - 16:49
No Ano Internacional da Biodiversidade, nada melhor que iniciar as comemorações da Semana do Meio Ambiente, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, com o lançamento do Caderno de Educação Ambiental “Biodiversidade”. A publicação, a quarta de uma série de cadernos de educação ambiental, que já contemplou os temas de “Águas Subterrâneas”, “Ecocidadão” e “Unidades de Conservação”, foi lançada em 01.06, no Jardim Botânico de São Paulo.

O evento de lançamento do livro aconteceu, apropriadamente, junto à natureza, no novo espaço de eventos do Jardim Botânico, antes da abertura oficial de duas exposições de fotografias, retratando a biodiversidade. Uma delas, intitulada “Biodiversidade – olhando a vida com outros olhos”, está montada ao ar livre, em plena alameda Fernando Costa, logo após a entrada principal do Jardim, tendo as águas límpidas do histórico Córrego do Ipiranga correndo ao lado. São 30 banners com grandes fotos, enfocando fungos, líquens, briófitas e plantas aquáticas, entre outras, registradas pelos pesquisadores do Instituto de Botânica durante seus trabalhos relacionados à biodiversidade da Mata Atlântica nas imediações do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

A outra mostra, reunindo 16 quadros com fotos tiradas por integrantes da Família Zuppani, de Taquaritinga, interior de São Paulo, se chama “Natureza brasileira – olhando a biodiversidade pelos olhos da arte” e está instalada no Museu Botânico, exibindo, com rara beleza e apurada técnica, detalhes, formas e cores de paisagens naturais, como a Mata Atlântica em São Paulo e no Espírito Santo, o Cerrado Mineiro, os Pequenos Lençóis Maranhenses e a Bacia do Rio Araguaia.

Educação ambiental

Mas, afinal, o que é biodiversidade, que “muitos defendem e poucos a conhecem de fato”, como menciona o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, na introdução da publicação lançada hoje. O livro, redigido de maneira clara e didática, objetiva justamente se tornar referência de informações básicas sobre o tema, visando atingir um público formado, principalmente, por professores de ensino fundamental e médio, “educadores de crianças e jovens”.

Para isso, a publicação se divide basicamente nos tópicos “O que é biodiversidade”, “Biomas do Estado de São Paulo”, “Como conhecer a biodiversidade”, “Efeitos de impactos ambientais na biodiversidade” e “Gestão da biodiversidade”, com textos produzidos por Vera Maria Valle Vitali, Marie Sugiyama, Maria Tereza Grombone Guaratini, Marilia Gaspar e Tania Maria Cerati, pesquisadoras do Instituto de Botânica.

Ao final, depois de ter conhecimento, entre outros, de que o termo biodiversidade foi criado na década de 1980 para se referir ao número de espécies de seres vivos existentes no planeta, incluindo todos os vegetais, animais e microrganismos, o leitor vai poder compreender melhor por que o Brasil é o guardião da maior biodiversidade terrestre e pluvial, ou seja, abriga um dos maiores patrimônios do mundo.

Segundo ressaltou a diretora do Instituto de Botânica, Vera Lucia Ramos Bononi, o livro traz o conhecimento das cientistas, mas em linguagem acessível, abordando o tema sob diferentes aspectos e “procurando aliados na difícil tarefa de proteção e conservação de todos os seres vivos”.

O Caderno de Educação Ambiental Biodiversidade, bem como os três primeiros volumes, está disponível para download no site da SMA. As exposições fotográficas no Jardim Botânico estarão abertas ao público de terça a domingo, das 9h às 17h, até o dia 29 de agosto.
Texto: Mário Senaga Fotografia: José Jorge

+ Mais

Disposição de resíduos é destaque do novo Painel da Qualidade Ambiental

10/06/2010 - A disposição de resíduos sólidos foi o destaque da segunda edição do Painel da Qualidade Ambiental que a Coordenadoria de Planejamento Ambiental – CPLA, da secretaria do Meio Ambiente – SMA, divulgou na tarde desta quinta-feira, 10.06. Para os técnicos que realizaram a publicação, a agenda do lixo se destacou graças ao trabalho do Projeto Ambiental Estratégico Lixo Mínimo, que está acabando com os lixões no Estado de São Paulo.

O Painel da Qualidade Ambiental sinaliza para a sociedade qual a resposta necessária para se alcançar um nível de sustentabilidade ambiental adequado aos padrões vigentes. A partir do diagnóstico do Painel é possível implementar e monitorar políticas públicas de acordo com os cenários traçados, com metas até o ano de 2020. Os indicadores do Painel abrangem nove temas ambientais: qualidade do ar, qualidade da água, saneamento ambiental, biodiversidade, mudanças climáticas, padrões de produção e consumo, conservação do solo, agenda ambiental descentralizada e fiscalização ambiental. O Painel classifica tendências, expectativas e metas baseadas nesses temas e, assim, faz papel de mediador e de referencial na discussão sobre os problemas ambientais paulistas.

“O meio ambiente precisa ser traduzido em ações que possam ser medidas, mensuradas e este Painel serve para mostrar isso”, disse o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, durante o lançamento da divulgação. Graziano lembrou que em visita técnica feita no ano passado ao
País Basco, no extremo norte da Espanha, teve contato com um relatório ambiental que, apesar de técnico e de estar em um idioma muito diferente, era “completamente possível visualizar e entender o que eles queriam dizer”. “Essa é a idéia do Painel”, completou o secretário.

Além dos resíduos, também mereceu destaque na publicação a melhora da balneabilidade das praias, que se deu em grande parte devido ao trabalho realizado conjuntamente pela Secretaria de Saneamento e Energia, através do “Programa Onda Limpa”. Na agenda verde, quem se destacou foi a cobertura vegetal paulista divulgada no Inventário Florestal do Estado de São Paulo, publicado em março passado. Graças à mudança de satélite, com imagens muito mais aproximadas da cobertura vegetal, foi possível identificar mais 886 mil hectares de matas nativas, aumentado a cobertura paulista de 13,9% para 17,3%.

“Apesar de ser o maior estado da federação, e o mais industrializado, São Paulo tem uma boa qualidade ambiental”, resumiu o coordenador da CPLA, Casemiro Tércio Carvalho complementando que, ainda assim, “é possível aumentar mais este patamar”. Carvalho ainda enfatizou o envolvimento de todo o sistema ambiental paulista para que esta publicação fosse possível. Mais de 50 colaboradores, de todos os órgãos vinculados à SMA participaram do Painel.

No evento, o secretário Xico Graziano sugeriu que o Painel de Qualidade virasse lei, para garantir a sua publicação anual independente de gestões. Com ou sem lei, o secretário pediu que em todos os anos o material seja lançado durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente. “Nesses dias o termo mais usado em todos os lugares é sustentabilidade. Tudo tem que ser sustentável, principalmente as políticas públicas”, falou.

O Painel da Qualidade Ambiental pode ser acessado na biblioteca virtual da CPLA.
Texto: Evelyn Araripe Fotografia: José Jorge


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.