Panorama
 
 
 

AMAPÁ JÁ TEM PLANO ESTADUAL PARA COMBATER DESMATAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2010

28/07/2010
Paulenir Constâncio
O Amapá - que tem 98% de sua área florestal preservada e o maior percentual de território estadual formado por áreas protegidas do País - aprovou nesta quarta-feira (28/7) o seu Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Combate às Queimadas. É o sétimo estado da Amazônia que institui um marco legal para nortear suas ações de preservação e estabelecer regras para a exploração de recursos naturais madeireiros e não-madeireiros voltadas para a sustentabilidade das atividades econômicas na floresta.

Elaborado a partir da experiência na esfera federal do PPCDAm (Plano de Controle e Combate ao Desmatamento da Amazônia), que contribuiu para a queda de mais de 75% nas taxas de desmatamento entre 2004 e 2010, o plano do Amapá visa complementar os esforços brasileiros para preservação do bioma amazônico. A iniciativa do estado na elaboração do PPCDAP levou dez meses de estudos, contou com a participação de ONGs, como WWF, e 14 instituições públicas e recebeu apoio técnico do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

De acordo com Nazaré Lima, gerente de projetos do Departamento de Ações de Controle do Desmatamento, do MMA, mesmo estando entre os estados com as mais baixas taxas de desmatamento na Amazônia, "é importante ter um plano, tanto do ponto de vista preventivo quanto para a valoração da floresta na economia local". Com a aprovação, apenas os estados de Roraima e Maranhão permanecem sem um plano estadual, mas os estudos para sua elaboração já estão em andamento.

Fica no Amapá o maior parque nacional brasileiro, com cerca de 3,8 milhões de hectares e detentor de uma das belezas naturais mais preservadas do País. É o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, que integra um complexo de 11 milhões de hectares de áreas protegidas. Fazem parte dele as terras indígenas do Parque Indígena Tumucumaque, Waiapi e do Rio Paru D'Oeste e as unidades de conservação de Floresta Nacional do Amapá, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, Estação Ecológica do Jari e Reserva Extrativista do Rio Cajari. O plano lança as bases para o desenvolvimento econômico, com exploração dos recursos nas UCs de uso sustentável e estratégias de conservação das áreas de proteção integral.

+ Mais

Administradora do PNUD se reúne com ministra do Meio Ambiente em Brasília

29/07/2010
Carine Corrêa
Em visita oficial de dois dias ao Brasil, a administradora do PNUD, Helen Clark, se reuniu hoje (29) com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para tratar de temas como cooperação internacional Sul-Sul, desenvolvimento econômico sustentável, desafios climáticos e ambientais e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). Estabelecidos em 2000 pela ONU, os oito objetivos determinam metas para a redução da pobreza extrema até 2015.

Helen Clark disse que o Brasil está se destacando pelos progressos realizados nos ODMs, e que o País está contribuindo para o desenvolvimento destas metas em âmbito internacional, não só pela capacidade de diálogo, mas também por meio de estratégias bem sucedidas.

Izabella Teixeira ressaltou o papel do Brasil na chamada Cooperação Sul-Sul, que envolve países da Bacia Amazônica, América do Sul e África. "Estamos trabalhando com a agência brasileira de cooperação para instalar dois centros de referência que servirão a nações destas regiões. Podemos compartilhar e transferir tecnologia e informações na área de conservação da biodiversidade, energias renováveis, mudanças climáticas, manejo florestal, agricultura orgânica, entre outros temas, para fortalecer estas parcerias."


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.