Panorama
 
 
 

EMBRAPA REFORÇA PESQUISAS COM PALMEIRAS OLEÍFERAS PARA BIODIESEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2010

08/07/2010 - 16:53
Em um prazo de três anos, a unidade Agroenergia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com outras oito unidades da entidade e oito universidades, executará o projeto Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em palmáceas para a produção de óleo e aproveitamento econômico de co-produtos e resíduos, o Propalma.

As ações do Projeto, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) e aprovado em junho último, serão desenvolvidas em todas as regiões do País, especialmente nos estados do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima.

De acordo com o líder do projeto e pesquisador da Embrapa Agroenergia, Leonardo Bhering, serão avaliadas quatro palmeiras oleíferas potencialmente viáveis para a produção do biodiesel. “O projeto reforçará os estudos com o babaçu, o tucumã, o inajá e a macaúba. Acredita-se que pode ser um grande avanço nas pesquisas destas espécies, aumentando a diversidade e também fornecendo subsídios para delinear estratégias de condução dos cultivos ou do extrativismo sustentável, com aumento de produção e domesticação”, diz Bhering.

O Propalma visa promover o domínio tecnológico e a domesticação para incorporar e utilizar palmáceas selecionadas pela sua densidade energética e distribuição territorial como matérias-primas para produção comercial de óleos. Além disso, busca remover os gargalos tecnológicos para o aproveitamento econômico de co-produtos e resíduos, inserindo as regiões de ocorrência dessas palmáceas na geopolítica de produção de biocombustíveis (biodiesel, etanol e carvão vegetal), adubos e rações.

Bhering ressalta que as espécies foram escolhidas pelo elevado potencial de produção de óleo, pela produção de biodiesel com matérias-primas regionais e pelo incentivo aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), podendo ser uma nova fonte de renda para os agricultores familiares. O estabelecimento de APLs pode atender à necessidade do suprimento contínuo de matérias-primas para a produção de biodiesel e aperfeiçoar o uso das terras e o balanço energético global. “Nessa forma de APL é vantagem a formação de associações ou cooperativas de produtores que instalem unidades de esmagamento das matérias-primas”, reforça o pesquisador.

Além da Embrapa Agroenergia, as outras unidades da empresa que participam do projeto são: Amapá (Macapá), Amazônia Ocidental (Manaus/AM), Amazônia Oriental (Belém/PA), Cerrados (Brasília/DF), Roraima (Boa Vista), Meio-Norte (Teresina/PI), Agroindústria de Alimentos (Rio de janeiro/RJ) e Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF).

Entre as universidades parceiras estão: as universidades federais de Lavras (Ufal), do Maranhão (Ufma), de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV), de Brasília (UnB), do Paraná (UFPR) e do Piauí (UFPI), e a Universidade Estadual de Montes Claros (Uemc).

Outras ações de pesquisa relacionadas a essas palmeiras oleíferas já estão em andamento na Embrapa e darão suporte a execução do Propalma, como o levantamento dos maciços de macaúba nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, em parceria com a Embrapa Cerrados, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.