Panorama
 
 
 

ESQUADRÃO INDÍGENA DAS BRIGADAS DO IBAMA ENFRENTA INCÊNDIO FLORESTAL NO PANTANAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2010

Campo Grande (30/07/2010) - Formada com mais de 70% de integrantes indígenas, a brigada do Prevfogo do Ibama de Miranda, localizado no Pantanal de Mato Grosso do Sul foi acionada hoje para combater um incêndio florestal na Fazenda Cristo Rei que fica a 100 km da sede do município.

O fogo começou na linha do trem que passa dentro da fazenda. Além do esquadrão do Ibama, funcionários da fazenda também estão participando do combate ao incêndio. São cerca de 30 homens trabalhando na área do foco. Segundo informações iniciais da gerência da Fazenda, a área é de grande dimensão. Foram feitos aceiros com maquinário da estrutura local da fazenda mas o foco persiste e os funcionários chegaram a fazer uma linha de contra-fogo. O esquadrão do Prevfogo já está dirigindo os trabalhos no local e o foco está sob controle. Mas o combate continua porque a preocupação do comando da brigada é com a direção dos ventos na região para que o fogo não ultrapasse a linha de contra-fogo feita para conter o incêndio. Até o momento os combatentes não puderam calcular o total da área atingida.

O Prevfogo do Ibama registra hoje 29 focos de calor detectados pelo satélite NOAA 15 no Estado. Do início do ano até agora foram registrados 861 focos de calor, com cerca de 430 localizados na região pantaneira. Nem todos os focos detectados dão origem à incêndios florestais, mas são um dos instrumentos de monitoramento do Prevfogo.

Do final do ano passado até agora, os 89 componentes das brigadas do Prevfogo do Ibama em Mato Grosso do Sul já combateram com êxito mais de 60 incêndios florestais no Estado.

Já essa composição das brigadas, centradas em combatentes indígenas é resultado de uma política definida pela superintendência do Ibama em Mato Grosso do Sul de dar preferência à contratação de populações de minorias étnicas nessa região do Pantanal, que concentra grandes contingentes de populações indígenas.

Em Miranda, são cerca de 7.500 índios da etnia Terena distribuídos em nove Aldeias no município. Em Aquidauana a população Terena é de mais de 13 mil índios que moram também em nove aldeias espalhadas por duas reservas.

Em razão da forte presença indígena nessas localidades e por considerar esses territórios como equivalentes à Unidades de Conservação, o Ibama priorizou a formação das brigadas com contingentes indígenas.

No Município de Miranda, por exemplo, as reservas indígenas ocupam uma área de mais de 5 mil hectares. Em Aquidauana essas áreas somam pouco mais de 8 mil hectares.

Além disso, David Lourenço, Superintendente do Ibama destaca que o trabalho das brigadas não para na atuação de combate à incêndios florestais, mas também se dá na prevenção e proteção ambiental e em especial em Educação Ambiental. Por isso diz ele, as brigadas são um ganho extraordinário para a proteção do bioma pantanal. “Vamos atuar em duas frentes: no combate ao fogo, um dos principais emissores de gás carbônico na atmosfera, e na prevenção de novos desmatamentos outro fator importante dessa mesma equação”, afirma.
Mariza Pontes de Oliveira
Ascom/Ibama/MS


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.