Panorama
 
 
 

MORATÓRIA DA SOJA É RENOVADA ENTRE MMA E PRODUTORES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2010

08/07/2010
Pela terceira vez consecutiva, foi renovado o compromisso público do setor produtivo de soja de não comprar o produto cultivado em áreas desmatadas da Amazônia após julho de 2006. Conhecido como "moratória da soja", o acordo foi assinado hoje (8), em São Paulo, pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pelas duas entidades que representam mais de 90% da cadeia produtiva da oleaginosa no País: a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Para a ministra, os produtores de soja representam um setor da agricultura brasileira que está promovendo um diálogo adequado com a sociedade, e que está dando o exemplo de como é possível avançar economicamente protegendo os biomas nacionais. "Os resultados são promissores, mas os desafios para se avançar em relação a uma agenda ambiental ainda são muito grandes", completou.

Izabella ressaltou ainda a adaptação do setor aos novos requisitos dos mercados internacionais, que estão exigindo cada vez mais produtos certificados. Ela citou o exemplo da União Europeia, que passou a comprar apenas madeira certificada do Brasil. Segundo a ministra, isso demonstra que os consumidores internacionais estão cada vez mais exigentes, e que acordos como o de hoje vão permitir que o Brasil antecipe as metas previstas no Plano Nacional de Mudanças Climáticas e atenda às demandas desses mercados.

Durante o evento, foram divulgados os resultados do monitoramento da safra 2009/2010 e a nova metodologia utilizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que identifica com mais precisão se houve cultivo em áreas desmatadas recentemente. Segundo Fábio Trigueirinho, secretário geral da Abiove, o sistema de monitoramento anterior apresentava dados de áreas maiores, mas com a nova técnica, é possível identificar o desmate em áreas a partir de 25 hectares. "Com a utilização de imagens de satélite podemos verificar a possibilidade de plantio em áreas pré-selecionadas pelo Inpe, e depois checamos se existem condições adequadas para a produção na região indicada", informou Trigueirinho.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor e exportador mundial de soja em grão, farelo e óleo. O Complexo da Soja, que reúne a cadeia produtiva da oleaginosa, é um dos principais itens da balança comercial brasileira e exportou cerca de US$ 9,5 bilhões em 2005, colocando o País na liderança mundial das exportações do setor em valor.

A primeira moratória da soja foi implementada em julho de 2006 com o objetivo de conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação socioambiental no bioma Amazônico. Renovado em 2008, o acordo tem validade de dois anos.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.