Panorama
 
 
 

PROJETO RECUPERA MATAS CILIARES DE IGARAPÉS EM RORAIMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2010

(20/07/2010) Uma faixa de cerca de 30 metros de mata ciliar (de cada lado) do igarapé Serrinha, em Mucajaí (RR), será recuperada através de um projeto da Embrapa Roraima. O responsável é o pesquisador Otoniel Duarte, que desenvolveu uma parceria com a Prefeitura do município e a Petrobras Ambiental (financiadora da ideia).
O trabalho será realizado utilizando espécies arbóreas e arbustivas nativas. Entre elas, estão açaí, patauá, bacaba, buriti, cajá, parapará, ingá, quina quina, mutamba e jatobá. Segundo o pesquisador, com a efetivação do projeto será possível controlar a erosão nas margens dos cursos d'água, evitando o assoreamento e elevando a qualidade e o nível da água.

As mudanças, conforme Duarte, também vão fazer muito bem à fauna da região. "Com este trabalho, teremos mais peixes e ainda preservaremos o corredor ecológico que serve para circulação e reprodução dos animais. Enfim, todo o meio ambiente em volta será recuperado", informa o pesquisador.

A primeira parte do projeto já está sendo colocada em prática. Agricultores da região são capacitados para serem protagonistas dessa ação. Eles recebem aulas, em classe e em campo, para entender porque é necessário a recuperação das matas ciliares e de que forma ela deve ser feita. O agricultor Sebastião Sousa, um dos participantes no projeto, diz que as aulas são de grande utilidade. "Aprendi sobre várias espécies que não conhecia e sobre a importância de cada uma delas. Entendi como podemos evitar a erosão do solo", explica.

Na segunda etapa do projeto, cada família engajada receberá cinco colmeias de abelhas sem ferrão para a exploração econômica do mel. "Nosso objetivo é que as abelhas realizem o trabalho de polinização da maioria dessas espécies vegetais, aumentando a incidência delas no local. Além disso, as famílias terão mais uma fonte de renda com a possibilidade de venda do mel", argumenta o pesquisador.

O que é mata ciliar

Mata Ciliar é uma área de preservação permanente, que segundo o Código Florestal (lei 4771/65) deve-se manter intocada, e, caso esteja degradada, deve-se prever a imediata recuperação. É aquela mata que fica às margens dos rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome vem do fato de serem tão importantes para a proteção dos rios e lagos como os cílios são para nossos olhos.
Essa vegetação tem o papel de controlar a erosão nas margens dos cursos de água evitando o assoreamento dos mananciais. Além disso mantém a qualidade e quantidade de água, filtra os possíveis resíduos de produtos químicos, agrotóxicos e fertilizantes, auxilia na proteção dos animais existentes no local e controla pragas nas plantações.
Liliane Cronemberger


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.