Panorama
 
 
 

EMPRESAS LANÇAM MOVIMENTO PELA BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2010

Iniciativa do Instituto Ethos, em parceria com Alcoa, CPFL, Natura, Philips, Vale e WalMart, visa ampliar o debate sobre o tema

São Paulo, SP, 05 de agosto de 2010 — Alcoa, CPFL, Natura, Philips, Vale e WalMart lançaram hoje, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo, o Movimento Empresarial pela Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Esse grupo de empresas, liderado pelo Instituto Ethos e com apoio da Aberje, Funbio, UEBT (Union for Ethical Bio Trade), Conservação Internacional (CI-Brasil), FGV-GVCes, Imazon, Ethos e Ipê, visa abrir espaço para a construção conjunta de uma agenda positiva sobre a conservação da biodiversidade brasileira.

O Movimento promoverá painéis de discussão entre líderes empresarias e formadores de opinião. Essas reuniões levarão à redação de uma carta, que objetiva estimular a participação ativa do Brasil como líder no assunto “biodiversidade” na COP 10, 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica organizada pela ONU e que será realizada em outubro em Nagoya, no Japão. A carta empresarial pela Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade será entregue em setembro ao governo brasileiro e a todos os candidatos à presidência nas eleições deste ano.

O tema ficou ainda mais alarmante com a divulgação do 3º relatório global sobre o estado da biodiversidade no mundo (3rd Global Outlook Biodiversity), que trouxe uma avaliação desanimadora da aplicação da Convenção da Diversidade Biológica em diversos países.

Fábio Scarano, diretor executivo da CI-Brasil, explica que a Terra está imersa na chamada crise da biodiversidade. “Essa crise deriva da perversa combinação de consumo insustentável nos países desenvolvidos com a persistência da pobreza nas nações em desenvolvimento, o que resulta em taxas de destruição do mundo natural sem precedentes na história da civilização”. Áreas silvestres continuam sendo substituídas por expansão agrícola, urbanização e desenvolvimento industrial, enquanto muitas espécies estão sujeitas à exploração, aos impactos de espécies invasoras e riscos decorrentes da poluição química do solo, ar e água. Scarano lembra que as mudanças do clima também são uma grave ameaça à biodiversidade, que salvaguarda uma série de processos vitais para o planeta e a humanidade. “São os chamados serviços ambientais, tais como equilíbrio climático, qualidade da água e produção de alimentos, sem os quais nossa vida ficaria seriamente comprometida. E por ser um país megadiverso, o Brasil tem um papel crucial na liderança quanto ao uso sustentável e à conservação da biodiversidade e os serviços ambientais a ela associados. Temos que dar bons exemplos para o mundo e o movimento empresarial que está sendo lançado hoje é um ótimo sinal disso!”, avalia.

Para Oded Grajew, presidente do conselho do Instituto Ethos, a realização desste Movimento é de relevância para todas as empresas brasileiras ou que atuam no Brasil. “2010 foi eleito pela ONU como o Ano Internacional da Biodiversidade, que será o tema principal da COP 10. O setor empresarial deve ser um importante agente de mudanças, com capacidade de alterar o modelo de desenvolvimento, promover mudanças em processos produtivos, bem como propor soluções inovadoras para a conservação da biodiversidade. Até hoje tratamos o tema do aquecimento global como prioridade, e temos o desafio de fazer o mesmo com a exploração e uso sustentável dos recursos naturais do planeta”.

O Brasil foi escolhido em janeiro deste ano como um dos países-chave pela Comissão da COP por possuir 25% da biodiversidade mundial e o título de primeiro país em diversidade do planeta.

Ao longo dos últimos anos, o país avançou significativamente no campo socioambiental, ampliando suas áreas de conservação, diminuindo o desmatamento da Amazônia e criando políticas públicas, programas e instituições mais orientadas para a conservação. Porém, continua a perder seu patrimônio natural, o que ameaça não apenas a qualidade de vida dos brasileiros, como também a sobrevivência de toda a espécie. A urgência do problema estimula as empresas a assumirem imediatamente este compromisso.

Dados rápidos - Alguns números sobre a biodiversidade
• Atualmente, mais de 60% de todos os ecossistemas do planeta estão ameaçados;
• Desse total, 35% são mangues e 40% florestas;
• A demanda por recursos naturais excede em 35% a capacidade do planeta Terra;
• Caso o ritmo atual dessa demanda for mantido, em 2030 serão necessárias duas Terras para atendê-la;
• Entre2000 e 2005, a devastação das florestas na América do Sul foi de 4,3 milhões de hectares;
• Do total de hectares devastados, 3,5 milhões foram registrados no Brasil;
• O prejuízo anual com o desmatamento é de US$ 2,5 a 4,5 trilhões de dólares à economia global - o equivalente a jogar no lixo todo o PIB do Japão, o segundo maior do mundo.


 

Fonte: Conservação Internacional Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.