Panorama
 
 
 

LIVRO SOBRE PLANEJAMENTO AMBIENTAL DO ESPAÇO
RURAL EM MICROBACIAS NA BIENAL DE SÃO PAULO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2010

(11/08/2010) O livro Planejamento Ambiental do Espaço Rural com ênfase para Microbacias Hidrográficas, organizado pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), será lançado na 21a. Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 15 de agosto, às 19h, no auditório da Bienal.

Conforme o chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Celso Manzatto, a obra é resultado de trabalho integrado de diversos especialistas de centros de pesquisa da Embrapa e de outras instituições do país e oferece subsídios para o entendimento teórico, procedimentos, práticas e técnicas utilizadas na atividade de planejamento ambiental do espaço rural.

Marco Gomes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos editores técnicos explica que o livro foi organizado em função da necessidade de divulgação de resultados de pesquisa de grande relevância na área ambiental, sobretudo na interface agricultura e meio ambiente, missão principal da Embrapa Meio Ambiente.

“Embora exista muito discurso nessa área, há pouca divulgação para o público em geral sobre os resultados efetivamente gerados bem como os reais benefícios para a sociedade”, acredita Gomes. “Nesse sentido, a importância do livro envolve vários aspectos, tais como o grande alcance do público externo, o conteúdo de grande relevância, fruto de resultados de trabalhos de pesquisa com foco agroambiental, sobretudo para os profissionais que atuam ou pretendem atuar nessa área e a orientação com proposta de solução de vários casos, considerando alguns cenários objetos de pesquisa, principalmente para dar subsídios aos legisladores ou tomadores de decisão nos âmbitos municipal, estadual e federal”, enfatiza o pesquisador.

Como o ambiente agrícola tem sido alvo de constantes questionamentos sobre os impactos ambientais negativos gerados, principalmente a partir do uso intensivo de agroquímicos e suas consequências ao meio ambiente, sobretudo para os recursos hídricos, o pesquisador acredita que essa publicação mostra ao leitor que existem diversas técnicas e procedimentos que podem contribuir, e muito, para a prevenção e mesmo redução dos passivos ambientais no ambiente agrícola e adjacências - misto de ambiente rural e urbano.

Assim, explica o pesquisador, a obra aborda, de forma sintetizada, alguns aspectos relacionados ao manejo dos recursos hídricos, uso de ferramentas de computação e adoção de práticas de educação ambiental, necessários aos procedimentos que buscam a sustentabilidade do meio rural, sobretudo dentro da visão de planejamento ambiental sustentável do espaço rural.

“Já a efetividade do planejamento ambiental depende do estabelecimento de uma escala de trabalho que viabilize o reconhecimento e a investigação integrada dos aspectos ambientais - econômicos, ecológicos e sociais, razão pela qual a escala da microbacia hidrográfica vem sendo a mais adotada”, diz Gomes.

“Assim, em escala de microbacia, pode-se desenvolver propostas de integração harmoniosa entre o desenvolvimento econômico local e a conservação e proteção do meio ambiente onde o processo de produção se realiza, fornecendo subsídios imprescindíveis à sustentabilidade ambiental da agropecuária brasileira”, conclui.
Cristina Tordin
Embrapa Meio Ambiente

+ Mais

Faça sua pergunta para o livro “500 perguntas – 500 respostas sobre Agroenergia”

(19/08/2010) A Embrapa Agroenergia está iniciando a elaboração do livro 500 perguntas – 500 respostas sobre Agroenergia, em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica. O livro terá como foco as principais dúvidas apontadas pelos leitores sobre assuntos relacionados ao tema agroenergia.

A primeira pergunta será, sem dúvida: o que é agroenergia.? “Embora não haja uma definição única, pode-se considerá-la como sendo a energia proveniente do aproveitamento da biomassa obtida nas cadeias produtivas de etanol, biodiesel, florestas energéticas e aproveitamento de coprodutos e resíduos. Esse é o escopo do Plano Nacional de Agroenergia 2006-2011, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, explica o Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, José Manuel Cabral.
Decisiva para a expansão da agricultura brasileira e para transformar o Brasil em uma potência na produção de alimentos, a Embrapa tem pela frente o desafio de contribuir para consolidar a posição do Brasil como o maior produtor mundial de energia renovável a partir da biomassa. “Essa publicação vem de encontro à necessidade da sociedade de se informar sobre um dos temas mais discutidos nos últimos tempos”, ressalta o Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães.

Com essa publicação, completa Durães, a Embrapa está repassando conhecimentos de uma forma participativa, pois as perguntas virão da sociedade. “A idéia do livro surgiu pela grande demanda do tema e para auxiliar a sociedade em geral no entendimento da Agroenergia, especialmente os estudantes, produtores, industriais, técnicos e jornalistas”, completa.

Até agora, a coleção 500 perguntas – 500 respostas conta com 30 publicações em diversos assuntos, tanto da área animal, quanto da vegetal. Entre os assuntos estão: arroz, feijão, banana, gado de leite, gado de corte, suínos, caprinos, hortaliças orgânicas, etc. Em cada livro, os leitores podem obter respostas curtas e objetivas. Todos os livros podem ser consultados em http://www.sct.embrapa.br/500p500r/. Dentro do projeto editorial, 60 perguntas são selecionadas para ter ilustrações, explica a gerente de projetos editoriais da Embrapa Informação Tecnológica, Mayara Carneiro. “A coleção é um sucesso editorial. A demanda é grande. O que os técnicos observam que essa coleção é muito demandada na livraria virtual (http://livraria.sct.embrapa.br) e durante exposições e feiras”, diz Mayara.

As perguntas podem ser enviadas, até 10 de setembro, para o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa Agroenergia no endereço sac.cnpae@embrapa.br. “Contamos com a colaboração de todos para que o trabalho seja efetivado com sucesso e que o livro responda às principais dúvidas sobre o tema agroenergia”, reforça Cabral.
Embrapa Agroenergia
Daniela Garcia Collares

+ Mais

Embrapa Lança Livro sobre Manejo e Conservação do Solo e da Água

(04/08/2010) Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanças Ambientais é o nome de publicação inédita no Brasil pela sua abrangência, que será lançada pela Embrapa Solos, em Teresina (PI), no dia 11 de agosto.

Organizado pelas pesquisadoras da Embrapa Solos Ana Turetta e Rachel Prado junto com o também pesquisador Aluísio Andrade (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro-Rio), a obra, gratuita, com 486 páginas, divididas por 27 capitulos, é disposta em cinco grandes temas: Manejo e Conservação do Solo e da Água e das Mudanças Ambientais, Expansão da Agricultura Brasileira e Relações com as Mudanças Ambientais, Novos Cenários com a Expansão da Agroenergia, Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto dos Serviços Ambientais e Difusão do Conhecimento e Envolvimento da Sociedade em Manejo e Conservação do Solo e da Água.

“São mais de 50 autores, cientistas brasileiros de instituições de pesquisa, universidade, secretarias municipais…”, diz a Rachel Prado. “Esse livro não apresenta somente resultados de pesquisas, ele também é fonte para consulta de programas do governo na área. Pode ajudar muito aos tomadores de decisão”, completa.

O foco é o estado da arte do manejo de solo e água no Brasil, mas a conservação do solo ao redor do mundo também é abordada, em artigo do pesquisador do departamento de agricultura canadense Julian Dumanski.

A edição da obra teve apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

+ Mais

Livro sobre planejamento ambiental foi lançado na 21ª Bienal de São Paulo

(25/08/2010) A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) lançou no domingo(15) na 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) o livro Planejamento ambiental do espaço rural com ênfase para microbacias hidrográficas: manejo de recursos hídricos, ferramentas computacionais e educação ambiental. O livro conta com 27 autores e a edição técnica dos pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente Marco Antonio Ferreira Gomes e Maria Conceição Peres Young Pessoa.

Na noite de domingo Gomes ministrou palestra sobre a obra no salão Orquídea da Bienal e participou de sessão de autógrafos no estande da Embrapa/Livraria Virtual na Feira.

Em sua palestra o pesquisador enfatizou que a modelagem serve como ferramenta para elucidação de problemas ambientais. Nos estudos houve a utilização de modelos desenvolvidos no exterior e adaptados às condições brasileiras. “A microbacia hidrográfica é uma escala de trabalho que permite a integração harmônica do desenvolvimento econômico local e da conservação e proteção do meio ambiente, além de fornecer subsídios necessários para a sustentabilidade ambiental da agropecuária”, salientou ele.

A importância do livro para ampliar o conhecimento na área se resume em quatro pontos, de acordo com Gomes: contribuir para a prevenção e mesmo redução dos passivos ambientais no ambiente agrícola e adjacências (misto de ambiente rural e urbano); fomentar debates e discussões dentro da temática agroambiental, até agora relegada a segundo plano ou a discursos vazios; sensibilizar os segmentos que atuam na interface agricultura e meio ambiente de que a atividade agrícola pode ser desenvolvida com o uso racional dos recursos naturais; e mostrar aos legisladores e tomadores de decisão que a atividade agrícola pode ser desenvolvida com o mínimo de geração de passivos ambientais.

Ao final ele agradeceu aos autores, à Embrapa Informação Tecnológica pela edição da obra, à Embrapa Meio Ambiente pelo apoio logístico e organização do lançamento e divulgação do livro.

A obra aborda, em 13 capítulos, aspectos teóricos e práticos, procedimentos e técnicas relacionadas ao manejo dos recursos hídricos, uso de ferramentas de computação para modelagem e simulação e adoção de práticas de educação ambiental, permitindo ao leitor utilizá-las em atividades de planejamento ambiental do espaço rural relacionadas ao manejo dos recursos hídricos. Os dois últimos capítulos enfocam a educação ambiental. “No livro há informações atualizadas, exemplos práticos e linguagem didática para quem atua ou deseja se iniciar na interface agricultura-meio ambiente”, informa Gomes.

+ Mais

Livro associa conhecimento científico e tradicional sobre espécies vitais à saúde e nutrição dos povos da Amazônia

(18/08/2010) Não só para ser lido, mas para ser vivido na prática, o livro Frutíferas e plantas úteis na vida amazônica – 2ª edição traz, em linguagem simples, informações que mantêm o rigor dos resultados de 15 anos de pesquisa. Esta obra destina-se a um público amplo: técnicos, educadores, comunidades rurais e consumidores em geral.

Com 316 páginas, ricas em ilustrações, o livro integra o conhecimento de 90 pesquisadores de 25 instituições nacionais e internacionais com o saber tradicional dos povos da floresta sobre árvores frutíferas e medicinais que fazem parte do cotidiano da população rural e urbana da Região Amazônica. Espécies de árvores, cipós e palmeiras comuns na região são descritas em seus capítulos por meio de tópicos sobre ecologia, valor econômico, usos, nutrição, caça e manejo.

Impresso pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e editado pelo Centro Internacional para Pesquisa Florestal (Cifor), em parceria com as Unidades da Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Amazônia Ocidental e Embrapa Acre, o livro encontra-se à venda na Livraria Embrapa.

Essa segunda edição amplia o conteúdo da obra, abordando estudos de caso relevantes e relacionados à diversidade de espécies vitais para a saúde e nutrição dos amazônidas, contados a partir de estórias sobre o dia a dia e a cultura das pessoas da floresta, os quais servem também como instrumento de troca de experiências para fortalecer a conservação e o uso sustentável do bioma amazônico.


 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.