02 Agosto 2010
Incentivar o aprendizado sobre o meio ambiente e
o valor de seus ecossistemas é uma prática
que deve ser adotada em qualquer idade.
O ensino desde cedo, a jovens e crianças,
porém, ajuda a solidificar a consciência
ecológica e a importância da conservação
da natureza. Com esse propósito, o WWF-Brasil,
em parceria com o Instituto Supereco e a ONG Conservação
Internacional (CI-Brasil), produziu a publicação
‘Investigando a Biodiversidade: Guia de apoio aos
educadores do Brasil’.
A primeira oficina organizada
pelo WWF-Brasil com a utilização desse
material ocorreu nos dias 19 e 20 de julho, no município
de Apiacás, no Mato Grosso. Participaram
da capacitação 74 professores de educação
ambiental infanto-juvenil de escolas da rede municipal
e estadual. De acordo com Bruno Reis, analista do
Programa Educação para Sociedades
Sustentáveis, do WWF-Brasil, o objetivo das
atividades é trazer um tema complexo – a
biodiversidade – para o universo prático
e cotidiano das pessoas.
Para Lauzina Pereira Souza, educadora
da Escola de Educação Infantil Construindo
Saber, “as oficinas foram de grande proveito, com
excelente desenvolvimento do aprendizado. Para passar
o conhecimento precisamos recebê-lo. E, particularmente,
fiquei surpresa com o conteúdo e a didática
da capacitação. Muito criativo!".
Outro objetivo da oficina foi
oferecer matéria-prima para a produção
da segunda cartilha didática para escolas,
esta sobre biodiversidade. O WWF-Brasil, juntamente
com o Instituto Centro de Vida (ICV), coordenou
a elaboração da primeira cartilha,
‘Apiacás: Povo e Memória’, sobre história
e geografia do município, aplicada como recurso
paradidático nas escolas municipais e estaduais.
O intuito dessas ações e produtos
de educação ambiental é desenvolver
processos e materiais didáticos condizentes
com a realidade local.
A publicação ‘Investigando
a Biodiversidade’ é um guia de apoio, que
visa direcionar o olhar dos educadores para a biodiversidade
e disseminar conhecimento sobre ela, aproveitando
o entorno da escola como uma das fontes de inspiração
e investigação para praticar a percepção
real sobre a biodiversidade.
O livro fortalece a importância
do tema, trazendo conceitos, métodos e atividades
para facilitar o trabalho de professores e multiplicadores
de educação ambiental do ensino fundamental,
com foco para jovens de 11 a 17 anos.
As oficinas buscam ampliar a consciência
ambiental e preparar os professores para abordar
o tema nas aulas de uma forma diferente. A próxima
oficina está prevista para meados de agosto,
com professores de escolas que estão situadas
dentro de reservas extrativistas no município
de Colniza, também no Mato Grosso.