Panorama
 
 
 

SEMA ASSINA TERMO DE REPASSE DE 1 MILHÃO
DE MUDAS DE ÁRVORES COM A AMFRO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Agosto de 2010

(18/08/2010) A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) assina na próxima sexta-feira (20) termo de compromisso ambiental para o repasse de um milhão de mudas de árvores nativas para a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro). A assinatura do termo, que integra o Projeto Árvore é Vida, será realizada a partir das 10h, no salão nobre da Prefeitura de Santana do Livramento, na rua Rivadávia Corrêa, nº 858, durante a assembléia geral da Amfro. O diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, Rafael Ferreira, representará o secretário do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, na assinatura do documento. Com o acerto, o Estado, por meio da Sema, vai superar a meta de plantar dois milhões de mudas de árvores até dezembro próximo e até outubro de 2011 terá alcançado o plantio de 3 milhões de mudas de árvores plantadas em matas ciliares no Rio Grande do Sul.

O Árvore é Vida foi idealizado pela diretoria de Meio Ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e encampado pela Sema, que doa as mudas através de convênios firmados com associações de municípios. O programa - inédito em quantidade de mudas plantadas no Rio Grande do Sul - visa recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas do Rio Grande do Sul. Apesar de serem protegidas por lei, as matas ciliares não foram poupadas da degradação ao longo dos anos e a sua importância na conservação da biodiversidade pede ações que busquem reverter a atual situação, como o projeto Árvore é Vida.

A Secretaria firmou dois convênios com a Amaja (Associação dos Municípios do Alto Jacuí) para o repasse de 600 mil mudas de árvores, sendo que 300 mil já foram plantadas. Com a Amzop (Associação dos Municípios da Zona de Produção) a Secretaria conveniou para repassar 480 mil mudas (destas 400 mil já foram plantadas e 80 mil serão plantadas até outubro próximo). Já com a Amau (Associação dos Municípios do Alto Uruguai) foi feito convênio para o repasse de 380 mil mudas (163 mil já foram plantadas e 220 mil devem ser plantadas até outubro de 2011). Além disso, a Sema fez um convênio com a Fetag para o repasse de 350 mil mudas, sendo que 160 mil já estão plantadas e outras 220 mil serão plantadas até outubro de 2011. Apenas com os convênios com a Amaja, Amzop, Amau e Fetag, segundo o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Rafael Ferreira, a Sema soma um total de 1,810 milhão de mudas conveniadas, quantia esta que representa 3.800 hectares de mata nativa recuperados na beira de rios do Estado.
Texto: Jornalista Maria Cláudia Vasconcellos

+ Mais

Resolução do Consema reduzirá quantidade de esgoto in natura lançado nos mananciais do Estado

(24/08/2010) A resolução aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) reduzirá os custos e aumentará o tratamento de esgoto sanitário nos municípios, reduzindo a carga poluidora despejada nos mananciais hídricos do Rio Grande do Sul. A medida, que permitirá a instalação progressiva dos sistemas de coleta e de tratamento de efluentes líquidos sanitários públicos, possibilitará que as prefeituras façam o tratamento iniciando pelo sistema primário até atingir o sistema terciário - que prevê o tratamento de 100% de esgoto sanitário nos municípios. A Portaria Sema/Fepam 245/2010, aprovada no último dia 20, será publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (25).

Até então, a legislação sanitária e ambiental obrigava ao tratamento de 100% desses esgotos, mas não estipulava a forma para atingir esse percentual. Em decorrência de questões econômicas, os municípios não estavam conseguindo empreender aos tratamentos e acabavam investindo muito pouco em esgoto sanitário. Com a resolução, no entanto, os municípios poderão proceder às obras por etapas.

Ao iniciar com o tratamento primário - que representa 30% de tratamento de esgoto - já haverá uma diminuição de cerca de 70% da quantidade de esgoto sanitário lançado in natura nos rios e mananciais hídricos. Ao proceder à fase secundária, há uma redução progressiva da carga poluidora lançada in natura nos rios, até chegar ao sistema terciário. Os esgotos domésticos municipais lançados nos rios e córregos são os principais responsáveis pela degradação da qualidade da água das principais bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul. Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, a possibilidade de realização do tratamento de esgoto sanitário progressivo é uma ferramenta dada pelo Consema aos municípios que possibilitará uma gradual e efetiva ampliação no tratamento do esgotamento sanitário bem como a viabilidade financeira dos municípios para as obras.

De acordo com os dados da Corsan, ao assumir a administração estadual, a governadora Yeda Crusius encontrou o Estado com o acesso à água tratada universalizada, mas no que se referia ao esgotamento sanitário a situação era dramática, de apenas 13% de cobertura no RS. Porém, o governo buscou recursos federais e direcionou os investimentos para a ampliação dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos, buscando alcançar nos próximos anos, graças às obras já iniciadas e em pleno andamento, pelo menos 30% de cobertura. Os investimentos em água e esgoto neste quadriênio chegarão a inédita marca de R$ 1,3 bilhão (OGU, financiamentos e recursos próprios).


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.