Panorama
 
 
 

CIENTISTAS MELHORAM COMPOSTOS DE ESPÉCIE AMEAÇADA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2010

17/09/2010 - 16:21
O Laboratório de Biologia Celular (Biocel), do departamento de Botânica, do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP), realiza estudos para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e de baixo custo para estabelecer programas eficientes visando à conservação e a produção de compostos vegetais biologicamente ativos.

Entre as espécies vegetais trabalhadas no Biocel, destaca-se a Ocotea catharinensis, conhecida como canela-preta, que hoje se encontra na categoria de vulnerável, segundo a International Union for the Conservation of Nature (IUCN).

Os estudos de embriogênese em espécies arbóreas como estratégia para conservação de germosplasma e recuperação de ecossistemas ameaçados, sob a coordenação da professora Eny Floh, do IB, são desenvolvidos com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no projeto Estudos de embriogênese como subsídios para estratégias e conservação de espécies arbóreas, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e da Petrobras

De acordo com André Santos, do programa de pós-doutorado no Biocel, a aplicação da técnica de embriogênese somática (produção in vitro de embriões) nesta espécie tem possibilitado a conservação de material genético da canela-preta, além de permitir a exploração sustentável de metabólitos secundários produzidos por esta espécie. Os metabólitos secundários são compostos orgânicos, cuja produção está diretamente envolvida em processos de crescimento e desenvolvimento vegetal. “Na natureza, esses metabólitos são produzidos frequentemente em baixas concentrações”.

“Com os estudos in vitro, abrem-se outras possibilidades para tentarmos incrementar a produção destes metabólitos com potencial, por exemplo, para a indústria farmacêutica”, diz Santos. Estudos já realizados no Laboratório de Química de Produtos Naturais (LPQN), do Instituto de Química (IQ) da USP, que é coordenado pelo professor Massuo Kato, demonstraram a ação antioxidante de neolignanas (metabólito secundário) extraídos de folhas e embriões somáticos de canela-preta.

Importância econômica
Santos ressalta que o cultivo de espécies vegetais nativas tem se caracterizado como atividade econômica de grande importância para o Brasil. “Em especial as espécies vegetais com fins industriais (farmacêuticos, alimentício, cosmético e madeireiro) têm apresentado maior potencial em função da abrangência e estruturação de suas cadeias produtivas”, diz.

Entretanto, apesar da sua importância econômica, a utilização de produtos oriundos de espécies arbóreas nativas ainda não é tratada com a devida atenção, pois faltam alternativas tecnológicas e econômicas que os tornem competitivos nos mercados local, regional, nacional e internacional.

O pesquisador destaca que os métodos convencionais para o melhoramento e seleção de espécies vegetais, como por exemplo, os pomares de semente clonal, oferecem possibilidades limitadas para atender as crescentes demandas por matéria-prima. “As técnicas baseadas na biotecnologia proporcionam métodos eficientes em curto espaço de tempo e com baixo custo para micropropagação, conservação e melhoramento genético de plantas”, ressalta.

A canela-preta é uma espécie arbórea da familia Lauraceae e ocorre no estado de São Paulo e na Região Sul do País. Apesar de sua importância econômica, Santos lembra que os estudos relacionados à conservação e exploração sustentável da espécie ainda são escassos.


 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.