Panorama
 
 
 

MORRE ÚLTIMO EXEMPLAR DE GIRAFA DO ZOO GAÚCHO

Panorama Ambiental
Rio Grande do Sul (RS) – Brasil
Setembro de 2010

Publicação: 15/09/2010 - 08:46
A girafa Dorotéia tinha 15 anos
O último exemplar de girafa (Giraffa camelopardalis rothschildi) do Parque Zoológico morreu hoje (14), às 9h da manhã. Dorotéia, era filha de Paquito e Dorinha, e nasceu no dia 29 de janeiro de 1995, no zoo do Estado.

A causa da morte foi um severo comprometimento cardio-respiratório, já tendo sido coletado material para exames laboratoriais que irão auxiliar em um diagnóstico mais preciso. Dorotéia teve sua saúde abalada, quando da perda da companheira, em julho passado. Naquela oportunidade, já tinham sido manifestados sintomas de solidão e o início de um processo de infecção respiratória.

A direção do Zoológico já está mantendo tratativas com criadouros do continente africano, visando a aquisição de três novos exemplares desta espécie.

As girafas são tímidas e inofensivas em relação aos outros animais. Tanto o macho como a fêmea possui chifres pequenos e cobertos por pele. Alimentam-se de vegetais, principalmente das folhas da acácia. Passam mais de 80% do tempo comendo, e o restante é compartilhado entre a ruminação, o descanso e os combates entre seus semelhantes. Nas lutas, a cabeça dura e pesada atua como um martelo, que o longo pescoço faz vibrar. Podem galopar a mais de 55km por hora. Para beber água, afastam bem as patas anteriores, antes de abaixar o pescoço. Esta posição torna a espécie vulnerável aos ataques de seu único predador - o leão.

Saiba mais sobre a espécie
Girafa (Giraffa camelopardalis rothschildi)
Família: Giraffidae
Altura: 4 a 5m
Peso: 950 a 1300 kg
Longevidade: 28 anos
Gestação: 420 a 468 dias
Crias por parto: 1
Alimentação: Herbívora
Habitat: Savana
Distribuição: África, ao sul do deserto do Saara.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/Fundação Zoobotânica do RS

+ Mais

Governo assina convênio para gestão florestal municipalizada

Publicação: 16/09/2010 - 08:53
O secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, assinou convênio credenciando os municípios de Gravataí, Gramado, Parobé, São José do Hortêncio e Forquetinha para a realização da gestão florestal local. O documento, firmado na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em Porto Alegre, nesta quinta-feira (16), devolve aos municípios as competências para o licenciamento de atividades que requeiram autorização para o manejo de vegetação nativa.

O convênio é importante para os municípios, pois, de acordo com a Lei Federal nº 11.428/2006, que trata sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, o licenciamento florestal passou a ser de competência exclusiva do Governo do Estado. Casos como cortes e as supressões ficaram como atribuições do órgão florestal estadual para as localidades abrangidas pela área de Mata Atlântica, como é o caso destes municípios, mas que passa, com o convênio, a ser responsabilidade da municipalidade, com a anuência da Sema. A súmula das assinaturas dos convênios será publicada na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial do Estado.

+ Mais

Governadora renova incentivos fiscais para atividades de reciclagem de papel no RS

Publicação: 28/09/2010 - 09:01
A governadora Yeda Crusius assinou, nesta segunda-feira (27), decreto modificando o regulamento do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias, e sobre prestação de serviços de transportes interestadual, intermunicipal e de comunicação aos estabelecimentos fabricantes de papel. A renovação da medida, que ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), estabelece a aplicação do percentual de 17% sobre o valor das aquisições dos produtos coletados no Estado e utilizados como matéria prima na industrialização de papel. O período da prorrogação é de outubro de 2010 a abril de 2011.

"Tudo que é importante e governamental deve ter um ato solene que o valorize" disse a governadora. "É mais um compartilhamento dos resultados do ajuste fiscal que permite mudar, com critérios, o potencial de relacionamento com economicidade, gerando renda a essas famílias", completou.

A prorrogação dessa medida pelo Governo tem como objetivo estimular a industrialização de papel reciclado, tendo em vista que, em consequência da queda do preço da celulose, com reflexo nas aparas de papel, inviabiliza uma remuneração mínima aos coletores de lixões. As atividades relacionadas à cadeia produtiva e reutilização de papel têm reflexos positivos no aspecto ecológico, ambiental e social. Com a iniciativa, o Estado atendeu uma demanda importante dessa categoria.

+ Mais

Mais de 50 milhões de embalagens de lubrificantes recicladas

Publicação: 29/09/2010 - 09:04
A FEPAM realizou, através dos técnicos do Serviço de Emergência Ambiental - SEAMB, em conjunto com o Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes - SINDICOM, um balanço da coleta e destinação de embalagens plásticas pós-consumo de óleo lubrificante do período 2005-2010 determinadas pela Portaria SEMA/FEPAM nº. 01-2003, com a finalidade de apresentar aos revendedores de combustíveis, na XIII Expopetro, em Gramado - RS. A FEPAM incluiu ainda os resultados de outros fabricantes que são acompanhados dentro do licenciamento ambiental dessas atividades.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.