Panorama
 
 
 

TECNOLOGIA PARA O CONTROLE DE GASES POLUENTES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2010

(17/09/2010) Está comprovado: o plantio direto, associado ao sistema integrado lavoura-pecuária, com rotação a cada quatro anos, é a alternativa mais eficaz para o controle da emissão de gases poluentes pela agricultura, como o dióxido de carbono, o grande vilão do aquecimento global. A pesquisa avaliou sistemas de produção agrícola desenvolvidos nos municípios de Santo Antônio de Goiás, em Goiás; e em Bom Jesus, no Piauí.

O pesquisador Luiz Fernando Leite, da Embrapa Meio-Norte, responsável pelo estudo, trabalhou com cinco situações de cultivo em Santo Antônio de Goiás: plantio direto mais integração lavoura-pecuária utilizando rotação de soja e braquiária a cada dois e a cada quatro anos; preparo convencional – com grade pesada e niveladora – mais integração lavoura-pecuária usando arroz e braquiária a cada três anos; plantio direto de soja e milho; e plantio convencional de soja.

Do município de Bom Jesus, ele pesquisou os sistemas de plantio direto de soja e milho; plantio direto e integração lavoura-pecuária com rotação de braquiária e soja a cada dois anos; e preparo convencional de soja. Tanto no Goiás como no Piauí, os estudos revelaram que houve seqüestro de carbono apenas nos sistemas de plantio direto mais a integração lavoura-pecuária a cada dois e quatro anos.

O resultado é importante, segundo o pesquisador, para subsidiar o programa de agricultura de baixo carbono, implementado no País pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Embrapa. O trabalho é um aprofundamento da pesquisa iniciada em 2006, com modelos de simulação em computador.

A conclusão desse estudo, com o título Modelagem do Sequestro de Carbono em Sistema Integração Lavoura-Pecuária no Brasil, será apresentada por Luiz Fernando Leite no 4º Simpósio Internacional sobre Estabilização da Matéria Orgânica. O evento, que acontecerá de 19 a 23 deste mês, na península de Presqu’ile de Giens, no sul da França, é promovido pelo Instituto Nacional Francês para Pesquisa na Agricultura, e reunirá cientistas de vários países.

A tecnologia

O plantio direto é caracterizado pelo o não uso de máquinas e implementos na lavoura. Ou seja: ao invés da utilização de grades e arados, o produtor planta diretamente sobre os restos das culturas da safra passada. Já a integração lavoura-pecuária consiste na diversificação da produção, buscando o aumento e a eficiência na utilização dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

O melhor é que o consórcio de culturas ou cultivos múltiplos que, nesse sistema, permite, durante o ano e numa mesma área, a produção de grãos no período das chuvas, que no estado do Piauí é de novembro a abril, e de forrageira para o gado bovino na entressafra – de maio a outubro -, além de palhada em quantidade e qualidade para a viabilidade do plantio direto.
Fernando Sinimbu

+ Mais

Pesquisa tem projeto pioneiro de compostagem de carcaças de grandes animais

(28/09/2010) As carcaças de grandes e médios ruminantes causam graves problemas ao meio ambiente. Dados zootécnicos apontam que o índice de mortalidade de bovinos pode atingir 3% do rebanho em condições normais. Em situações extremas, como raios, enchente, seca ou mudanças bruscas de temperatura, este índice pode subir de forma significativa. No último inverno, por exemplo, o Mato Grosso do Sul registrou a morte de cerca de três mil cabeças de gado devido ao frio.

As carcaças destes animais se decompondo ao tempo facilitam a transmissão de doenças afetando outros animais e até mesmo o homem. Enterrar as carcaças também traz riscos. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otenio, diz que a decomposição dos animais gera chorume e o resultado pode ser a contaminação do lençol freático, rios e lagos.

A compostagem é a proposta ambientalmente correta para o destino dos animais mortos. Trata-se de processo controlado de decomposição de animais(foto). As carcaças são depositadas sobre matéria vegetal (folhas de árvores, galhos, restos de silagem, serragem, picados em tamanho máximo de 2 cm) e esterco seco.

Segundo Otenio, em um mês um bovino é totalmente decomposto, sem produzir chorume ou mau cheiro, podendo restar apenas alguns ossos mais resistentes. O material resultante da compostagem pode ser usado como adubo. “A Embrapa Gado de Leite pretende iniciar uma pesquisa para verificar a qualidade deste adubo e as condições seguras para que ele possa ser utilizado na fazenda”, diz Otenio.

O Brasil já desenvolve cotidianamente a compostagem de pequenos animais, como suínos e aves. A expectativa da Embrapa Gado de Leite e da Embrapa Caprinos e Ovinos é que a técnica conquiste o produtor. Otenio diz que o processo não demanda tanta mão-de-obra e nem interfere de forma significativa nos custos de produção, considerando o retorno positivo para o meio ambiente.

Os trabalhos de compostagem desenvolvidos fazem parte do Projeto de Gestão Ambiental da Embrapa. Os pesquisadores que estão à frente das ações foram capacitados na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Na Embrapa Gado de Leite a compostagem é realizada no Campo Experimental de Santa Mônica, em Valença – RJ.
Rubens Neiva


 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.