Panorama
 
 
 

CONSELHO DELIBERATIVO MANIFESTA-SE CONTRÁRIO A EXTRAÇÃO DE CARVÃO NA APA DO BANHADO GRANDE

Panorama Ambiental
Rio Grande do Sul (RS) – Brasil
Outubro de 2010

Publicação: 05/10/2010 - 16:22
O Conselho Deliberativo da APA do Banhado Grande, em assembléia realizada em 4 de outubro, manifestou-se contrário à emissão de autorização para a lavra de carvão a céu aberto no interior desta unidade de conservação de uso sustentável.

O Conselho é formado por 31 instituições e em maio formou uma Câmara Temática de Mineração, que desde então vem estudando possibilidade de emissão da autorização para mineração de carvão no interior desta unidade de conservação. Esta Câmara apresentou seu parecer na Assembléia que deliberou por não autorizar esta atividade considerada de alto impacto ambiental.

A APA do Banhado Grande ainda não tem um zoneamento, com especificações dos tipos de atividades permitidas e proibidas, o que será feito no Plano de Manejo. Além da ausência do Plano de Manejo, o Conselho entendeu que a atividade de lavra de carvão a céu aberto e com recuperação de área degradada não é compatível com os objetivos da APA do Banhado Grande, definidos no Decreto Estadual nº 38.971/1998, que cria a APA.

+ Mais

Madeiras apreendidas são doadas

Publicação: 19/10/2010 - 16:28
As Madeiras serão doadas para a APAE de Caxias do Sul
Os Agentes Florestais Elton Leonardo Boldo e Jefferson André Floss, da Agência Florestal de Caxias do Sul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), participaram na manhã desta terça-feira (19) da entrega da doação de 10,07 metros cúbicos de Araucaria angustifolia na forma de tábuas e guias para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caxias do Sul. A madeira doada será utilizada na reforma do prédio da Casa do Patronato, que foi tombada pelo patrimônio histórico-cultural de Caxias do Sul e encontra-se em reforma.

A madeira foi fruto de apreensão por exploração sem o alvará florestal, resultando em auto de infração, apreensão e obrigatoriedade de reparação do dano causado. A ação foi realizada em parceria da Sema/Defap/Agência Florestal de Caxias do Sul e Policia Ambiental de Caxias do Sul.

O caso havia sido encaminhado ao Ministério Público da Comarca de Caxias do Sul, em decorrência dos trâmites processuais, para abertura de inquérito civil por danos ambientais. Em uma ação muito rápida, com o suporte dos técnicos da Sema/Defap e com a pré-disposição do autuado em doar a madeira apreendida para uma causa social, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta em Setembro deste ano, onde a Madeireira que estava de fiel depositária realizou o desdobramento das toras apreendidas e doou 50% do volume total em madeiras já beneficiadas.

A ação serviu também como forma de conscientização ambiental, auxiliando na aproximação do órgão florestal estadual com a madeireira na forma de prestação de auxílio no Cadastro Florestal Estadual e Sistema DOF/Ibama, realizada pelas agentes administrativas Gorete Beatriz Borges e Karina Rath, bem como pela promotora Janaina de Carli dos Santos, da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Caxias do Sul.

Ações e atividades como esta demonstram a importância da atuação em conjunto da Sema/Defap, Polícia Ambiental e Ministério Público, agindo com uma única força em defesa do meio ambiente.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.