Panorama
 
 
 

MULTAS POR INCÊNDIOS EM UNIDADES DE
CONSERVAÇÃO CHEGAM A R$ 22,9 MILHÕES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2010

por Thiago de Mello Bezerra última modificação 05/10/2010 22:05
Autos de infração foram aplicados por fiscais do ICMBio
Brasília (05/10/2010) - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aplicou multas no valor de R$ 22,9 milhões a pessoas acusadas de atear fogo sem autorização em áreas rurais e de vegetação nativa, causando incêndio ou pondo em risco a integridade do patrimônio natural de unidades de conservação.

Os autos de infração foram emitidos por fiscais nas áreas de proteção ambiental (APA) do Rio Descoberto, em Brasília, e da Chapada do Araripe, no Ceará, na Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins e nos parques nacionais (Parna) das Sempre Vivas, em Minas, da Serra dos Órgãos, no Estado do Rio, do Itatiaia, também no Rio, dos Lençóis Maranhenses, da Serra da Canastra, em Minas, e da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

No momento, o Instituto analisa perícias realizadas em várias unidades de conservação que sofreram recentemente com o fogo. As perícias, junto com as ações de fiscalização, buscam identificar e autuar os responsáveis pelos incêndios florestais não autorizados, que tem causado diversos danos à biodiversidade e à saúde humana.

As medidas fazem parte de um conjunto de ações da Coordenação Geral de Proteção Ambiental do ICMBio para reduzir o impacto socioambiental dos incêndios florestais em unidades de conservação e seu entorno nesse período de seca em várias regiões do país.

“Essas ações visam mostrar que incêndio florestal é diferente de queimada controlada e autorizada. Incêndio florestal é crime. Por isso, o ICMBio está identificando e punindo os responsáveis”, disse o coordenador de Emergências Ambientais, Christian Berlinck, do ICMBio.
Ascom/ICMBio

+ Mais

Fiscais do Parque Nacional do Itatiaia apreendem aproximadamente 600 peças de Palmito In Natura

por Lainy Aparecida da Silva última modificação 19/10/2010 17:49
A fiscalização agiu no combate aos crimes ambientais na área sob jurisdição do Parque, como caça e tráfico de animais silvestres e extração de palmito

Patrícia Iwamoto

(13/10/10) - Fiscais do Parque Nacional (Parna) do Itatiaia/IMBio, no Rio de Janeiro, em ação conjunta com o Batalhão de Polícia Florestal do Rio de Janeiro, deflagraram neste último final de semana, uma operação de fiscalização, para o combate aos crimes ambientais na área sob jurisdição do Parque, como caça/tráfico de animais silvestres e extração de palmito.

Como parte do resultado da operação, a equipe fez a apreensão de aproximadamente 600 peças de palmito in natura, encontrados escondidos na mata, bem como identificou e rastreou diversas trilhas clandestinas dentro dos limites da Unidade. A suspeita é de que este material estava sendo preparado para ser transportado para fora da Unidade, durante o feriado prolongado. Foi encontrado também nesta mesma área um acampamento abandonado, supostamente utilizado pelos criminosos. Ninguém foi preso.

Na região de Engenheiro Passos, a equipe flagrou também um desmatamento ilegal, para abertura de estrada. Quatro pessoas envolvidas foram conduzidas para a 89º Delegacia da Policia Civil em Resende/RJ, e houve a autuação do responsável e apreensão de 2 motoserras.

Segundo a coordenadora da fiscalização do Parque, Patricia Iwamoto, diante destas constatações, estas ações de combate e repressão serão intensificadas, principalmente nos feriados e finais de semana, considerados mais frágeis para a Unidade, e mais utilizados pelos criminosos.


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.