Panorama
 
 
 

CETESB LANÇA PARA CONSULTA PÚBLICA RELATÓRIOS DE EMISSÕES QUE FORMARÃO O PRIMEIRO INVENTÁRIO PAULISTA DE GASES DE EFEITO ESTUFA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2010

05/11/2010 - A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB colocou para consulta pública os primeiros relatórios setoriais que formarão o 1º Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo. Elaborado por uma rede composta por instituições especializadas nos setores inventariados e diversos especialistas, sob coordenação da CETESB, o documento é resultado de uma iniciativa inédita no Brasil de elaboração de um amplo e detalhado diagnóstico das emissões de gases de efeito estufa do Estado de São Paulo no período de 11000 à 2008.

Instituído pela Política Estadual de Mudanças Climáticas e desenvolvido com apoio da Embaixada Britânica, o Inventário Estadual adota o mesmo método recomendado pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) para a elaboração de inventários nacionais, com adaptações para adequá-lo às condições objetivas de um governo estadual. Seguindo a classificação utilizada pelo IPCC, o Inventário foi classificado em cinco grandes setores, de acordo com a origem das emissões: energia; processos industriais; uso da terra, mudança no uso da terra e florestas; agropecuária e resíduos. A sua divulgação está prevista para o final de novembro.

Os primeiros relatórios de referência, com dados de emissão nos setores de transporte aéreo e ferroviário, alimentos e bebidas, combustão, papel e celulose, cultivo de arroz e da área de resíduos, podem ser consultados pela internet.

Os registros apresentam o método empregado nas estimativas de cada setor, as premissas, os dados utilizados e sintetizam os resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos pelas instituições parceiras. Ao todo, deverão ser produzidos cerca de 20 relatórios setoriais.

Espera-se com isso que especialistas no tema contribuam com correções, críticas, observações pertinentes e sugestões de aprimoramento, que serão recebidas pela coordenação do projeto, analisadas e incorporadas aos trabalhos finais com vistas à obtenção de um documento final de boa qualidade e transparente que oriente corretamente as ações políticas e técnicas conduzidas para os fins da Política Climática de São Paulo.
Renato Alonso

+ Mais

CETESB inicia programa permanente de capacitação de prefeituras em Licenciamento Ambiental

03/11/2010 - As prefeituras conveniadas com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB para o licenciamento e a fiscalização de empreendimentos de exclusivo impacto local cumprirão um programa permanente de capacitação em diversas áreas, para que seus técnicos possam adquirir especialização necessária para exercerem o trabalho com maior competência no setor.

O programa teve início, na semana passada, na Agência Ambiental de Campinas, quando nove prefeituras participaram de um curso sobre Avaliação de Níveis Sonoros, a cargo de Renata Vieira Souto e João Luiz do Nascimento, do Setor de Ar, Ruído e Vibrações da CETESB.

Participaram representantes das prefeituras de Hortolândia, Valinhos, Atibaia, Itatiba, Ribeirão Preto, Tatuí, Porto Feliz, Rio Claro e Bertioga. Hortolândia, mesmo ainda não tendo assinado convênio com a Agência, fez questão de enviar um técnico para participar do curso.

“O treinamento teve como objetivo apresentar um painel da questão de avaliação de níveis sonoros, suas características e as orientações possíveis para atuação da fiscalização das prefeituras”, comentou João Ricardo Guimarães Caetano, responsável pela Divisão de Desenvolvimento e Planejamento da CETESB.

Está programado para os dias 9 e 10 de dezembro próximo uma nova rodada de treinamento, na mesma Agência de Campinas, com participação confirmada de representantes das prefeituras de São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Preto, Americana, Araraquara e Campinas. Ao todo, 35 prefeituras que já assumiram oficialmente o licenciamento ambiental no Estado de São Paulo.
Renato Alonso


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.