Panorama
 
 
 

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA MANTÉM
TENDÊNCIA DE QUEDA, SEGUNDO IMAZON

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2010

03/11/2010
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Em setembro de 2010, a Amazônia perdeu 170 quilômetros quadrados (km²) de floresta, de acordo com os números do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgados hoje (3) pela organização não governamental (ONG) Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O ritmo de derrubada foi 21% menor que o registrado pelos satélites em setembro do ano passado.

Em agosto, o Imazon também tinha apontado tendência de queda do ritmo de desmatamento na região. Em 2010, a derrubada em agosto foi 23% menor que no mesmo mês de 2009.

Mato Grosso liderou o desmatamento em setembro, com 81 km² de florestas a menos (48% do total de desmatamento). O Pará vem em segundo lugar, com 31 km² desmatados, seguido por Rondônia (23 km²), Amazonas (19 km²) e Acre (12 km²). Em Roraima e no Tocantins, os satélites do Imazon registraram apenas 2 km² de novos desmatamentos em cada estado.

Além do corte raso (desmatamento total de uma área), o sistema do Imazom também registra a degradação florestal, que inclui florestas intensamente exploradas pela atividade madeireira e (ou) queimadas. Em setembro, a degradação avançou por 500 km², área 147% maior que a registrada no mesmo mês de 2009.

O monitoramento oficial do desmatamento na Amazônia é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que ainda não divulgou os números de setembro. Este mês, o Inpe também deve anunciar a taxa anual de desmatamento. A expectativa do governo é que o número seja o menor dos últimos 21 anos e fique em torno de 5 mil km².

+ Mais

Casas construídas ilegalmente em Angra e Paraty começam a ser demolidas

05/11/2010
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Com base em denúncias feitas pelo Ministério Público do estado do Rio em Angra dos Reis e Parati, municípios do litoral sul fluminense, a Secretaria de Estado do Ambiente deflagrou hoje (5) uma operação para combater os crimes ambientais na região. A prioridade é a demolição de casas construídas irregularmente em áreas de proteção ambiental. A operação tem o apoio do Batalhão Florestal, de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Ibama e do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) da Polícia Militar.

De acordo com o chefe da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), José Maurício Padrone, o grupo vai atuar na região, por tempo indeterminado, até verificar todas as denúncias. Segundo ele, os proprietários das construções já foram intimados a desocupar os imóveis e estão cientes da operação. “Foram comunicados administrativamente e judicialmente. Não cabem mais recursos e a gente vai destruir”, enfatizou.

Padrone lembrou que as construções nessas áreas são prejudiciais ao meio ambiente porque, além de destruir a mata, produzem lixo e dejetos que acabam despejados no mar. Ele informou ainda que as construções estão em áreas não edificáveis.
A equipe de fiscalização conta com o auxílio de lanchas e de um helicóptero da PM.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.