Panorama
 
 
 

ESPÉCIES DE CERVO-DO-PANTANAL SÃO ENCONTRADAS NO BANHADO DOS PACHECOS

Panorama Ambiental
Rio Grande do Sul(RS) – Brasil
Novembro de 2010

Publicação: 04/11/2010 - 14:46
O Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral pertencente ao Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul. Apresenta uma área de 2.543,47 hectares, situando-se na localidade de Águas Claras, município de Viamão. No seu entorno localiza-se o Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais "Filhos de Sepé", o maior do Estado. Na área do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos matas de restinga, matas paludosas e a vegetação campestre associam-se à paisagem dos banhados formando um belo mosaico. A área abriga uma fauna bastante diversificada e nela são encontradas diversas espécies raras ou ameaçadas de extinção em escala regional ou mundial.

No entanto, o que pouca gente sabe é que o Refúgio faz jus ao nome, pois esconde em sua área a última população de cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) ainda existente no Estado do Rio Grande do Sul. Esta espécie exuberante é o maior dos cervídeos sul-americanos, e um dos maiores mamíferos terrestres do Brasil. Sendo as áreas inundáveis os ambientes prefencialmente utilizados pelo cervo-do-pantanal, o Refúgio Banhado dos Pachecos oferece as condições favoráveis para sua sobrevivência. O único estudo realizado sobre a espécie na área do Refúgio, realizado na década de 1980, sugeria que a população estava reduzida a pouquíssimos indivíduos. Anos se passaram sem que qualquer nova informação sobre a população de cervos na área fosse obtida, existindo dúvidas se os animais já estariam extintos no local, e assim, em todo o Estado.

A partir de outubro de 2009, o Biólogo André Osorio Rosa, atual Gestor do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, iniciou um trabalho de monitoramento da fauna de mamíferos de médio e grande porte nas trilhas da Unidade de Conservação, através da identificação de rastros e outros vestígios deixados pelos animais. No desenvolvimento desse trabalho, notou-se que as pegadas de cervo eram frequentes na área do Refúgio, e embora ainda nenhum animal tivesse sido observado, confirmava-se que os animais ainda existiam na área. A partir de outubro de 2010, foram instaladas duas armadilhas fotográficas em uma das trilhas do Refúgio do Banhado dos Pachecos. Essas câmeras são câmeras fotográficas acionadas por um sensor de infravermelho, sendo disparadas automaticamente na presença de qualquer animal que passe em sua frente. De maneira surpreendente, as câmeras logo revelaram imagens do cervo-do-pantanal, demonstrando a ocorrência de machos e fêmeas em bom estado de saúde. Dessa forma, demonstra-se a importância do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos para a conservação numa escala regional desta carismática espécie que se destaca como um dos maiores mamíferos terrestres do Brasil.

+ Mais

Guanaco passa bem após retirada de pino

Publicação: 04/11/2010 - 16:52
O procedimento cirúrgico, para retirada de um fixador externo, em uma das fêmeas de guanaco do Zoológico do Estado, ocorreu no dia 1º de novembro passado, no Hospital Veterinário do Parque.

O exemplar, nascido no Zoo, em 2004, tinha fraturado o membro posterior direito, em 11 de julho, e submetido a uma cirurgia, no dia 15, do mesmo mês.

Os dois procedimentos foram efetuados pela equipe do professor Marcelo Alievi, do Hospital de Clínicas da Faculdade de Veterinária da UFRGS, com a participação do anestesista Alexandre Polydoro. As médicas veterinárias Raquel Von Hohendorff e Maria do Carmo Both, assim como os tratadores do Hospital do Zoo, participaram de todo o processo.

O guanaco já caminha normalmente, mas com acompanhamento e observação da equipe do Hospital do Zoológico.

Guanaco (Lama guanicoe): espécie da família Camelidae, que pesa entre 60 a 75 kg. Vive cerca de 30 anos, podendo gerar, quando adulto, somente uma cria por parto, numa gestação que dura de 345 a 360 dias. Ocorre na América do Sul (Peru, Bolívia e Chile), nas regiões de estepe, e sua alimentação é herbívora. No zoológico gaúcho está espécie está bem adaptada, com registro de nascimentos bem sucedidos.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/Fundação Zoobotânica do RS
Elisabete Monlleo Martins da Silva

+ Mais

Porco espinho é o bicho do mês

Publicação: 01/11/2010 - 11:07
O animal se alimenta de ervas e pesa entre 17 e 27Kg
Ele vive em grupo familiar, em florestas e vales, na África, Europa e Ásia. Pesa entre 17 e 27kg, e se alimenta de ervas. Não vive mais do que 20 anos, podendo gerar de um a quatro filhotes, após uma gestação de 112 dias. Este é o porco-espinho (Hystrix africaeaustralis), uma das 150 espécies do acervo do Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica do RS, em Sapucaia do Sul e que faz parte da VI edição do Projeto A Hora do Bicho.

O Projeto, iniciado em 2004, tem como objetivo, além de divulgar as espécies do Zoo, apoiar a campanha de coleta seletiva do lixo que ocorre no Parque.
O Zoológico tem cinco exemplares desta espécie em cativeiro.

+ Mais

Nascimentos ampliam acervo do zoo gaúcho

Publicação: 05/11/2010 - 14:49
A partir do nascimento de dois exemplares de Cervicapra (Antilope cervicapra), nos dias 14 e 30 de outubro passado, o Parque Zoológico passa a ter, em seu acervo, um total de cinco indivíduos, um macho e duas fêmeas adultas, sem ainda ter a definição dos sexos dos dois últimos filhotes.

A espécie, que pertence à Família Bovidae, mede de 100 a 150cm de comprimento e 60 a 85cm de altura. Pode pesar entre 25 e 45kg e vive até 15 anos. Tem no máximo duas crias, após uma gestação de 180 dias.

Somente o macho tem chifres, que são longos e retos, com 45 a 68cm de comprimento. Vive em grupos de 15 a 50 indivíduos, sendo que os grupos menores têm somente um macho adulto, marcando o território com a secreção das glândulas pré-orbitais.

Sua alimentação é herbívora (ervas, capins, folhas e frutos). Ocorre em planícies abertas com distribuição geográfica restrita à Índia e Pasquitão.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.