Panorama
 
 
 

GOVERNO BUSCA SOLUÇÃO PARA DESTINAÇÃO DE VIDROS, LÂMPADAS E TINTAS NO PARANÁ

Panorama Ambiental
Paraná (PR) – Brasil
Novembro de 2010

26/11/2010
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), por meio do Programa Desperdício Zero, promoveu nesta sexta-feira (26), em Curitiba, mais uma reunião do G22+1 - grupo formado por representantes dos 23 municípios que mais geram resíduos no Paraná, com o objetivo de encontrar uma solução para destinação final de vidros, lâmpadas e tintas no Estado.

'Este grupo é hoje referência dentro e fora do país em buscar soluções para a destinação dos resíduos. Antes mesmo da aprovação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos o Paraná já estava obtendo resultados com ações baseadas na responsabilidade solidária', declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso.

Participaram do encontro as associações que representam os fabricantes de vidro, lâmpadas e tinta no país como a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), Associação dos Processadores de Vidro do Paraná, Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta (Abrafati).

O coordenador do Programa Desperdício Zero, Laerty Dudas, explica que estes resíduos ainda não possuem uma destinação adequada nos municípios, gerando passivo e impactos ao meio ambiente. 'Estamos cobrando dos fabricantes programas de recolhimento, gerando valor de mercado para o produto e incentivando a coleta seletiva', afirma.

Ele conta que foi registrada a necessidade de cada município, em relação ao recolhimento de determinado tipo de resíduo. 'O objetivo é auxiliá-los no processo de capacitação e mapeamento dos resíduos dos grandes geradores do mercado, garantindo o escoamento sustentável da produção, gerando emprego e renda. Em contrapartida, os fabricantes apresentam projetos de recolhimento e destinação, apoiando iniciativas locais', completa.

VIDRO - As embalagens de vidro são atualmente as que trazem mais problemas para destinação e recolhimento nas cidades paranaenses. Segundo cálculos da Abividro, cada habitante gera em média 500 gramas de vidro por mês.

Devido à dificuldade de destinação e seguindo os propósitos do Desperdício Zero, o G22+1 cobrou dos fabricantes medidas eficazes. A partir daí a Abividro criou dois projetos que foram apresentados hoje: o 'Toma lá da cá' - campanha direcionada a estabelecimentos comerciais e restaurantes que comercializam garrafas de vidro, especialmente as long neck, e o projeto 'Tenho plano para o vidro plano', que propõe estruturar o gerenciamento do vidro com o apoio de um gestor ambiental que irá atuar em cada um dos 23 municípios que integram o grupo. Este é o primeiro projeto de reciclagem de vidro que a Abividro propõe no país.

'O Paraná é o precursor neste tipo de ação. Desde 2003 estamos participando de reuniões com o governo para tentar melhorar o escoamento do vidro no Estado', conta o consultor de reciclagem da Abividro, Stefan Jacques David. Segundo ele, o vidro após moído pode ser transformado novamente em embalagens, voltando a cadeia produtiva.

RESULTADOS - Para o diretor do departamento de serviços urbanos de Foz do Iguaçu, José Augusto Carlessi, os resultados do G22 estão sendo fantásticos.

'Nós antecipamos a Lei de Resíduos e o Paraná tornou-se o primeiro estado brasileiro a ter uma resposta da indústria com uma ação coletiva. Temos aqui todos os partidos representados em um único grupo', ressaltou Carlessi.

Ele relata que os resultados do G22+1 tem sido positivos em sua cidade. 'Estamos resolvendo o problema dos pneus, das embalagens de óleo lubrificantes e o valor da embalagem tetra pak para comercialização aumentou de R$0,5 para R$ 0,28 o quilo', resumiu.
Já em Cascavel, o G22+1 está ajudando a escoar os resíduos perigosos, De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Elmo Roule Junior, o município está conseguindo fomentar cada vez mais a coleta seletiva e a destinação dos resíduos.
Em Apucarana os benefícios do Programa atingiram a Cooperativa de Coletores.

'Os fabricantes estavam muito tranqüilos. Com a cobrança do G22+1 estamos mudando os paradigmas e dividindo a responsabilidade que caia apenas sobre a prefeitura', afirma o diretor geral da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Apucarana, Sérgio Bobig.

Participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e técnicos da área de resíduos sólidos de Maringá, Londrina, Ivaiporã, Paranavaí, União da Vitória, Ponta Grossa, Umuarama, Foz do Iguaçu, Rio Negro, Toledo, Arapongas, Apucarana, Telêmaco Borba, Pato Branco, Cascavel, Irati, Jacarezinho, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá e Guarapuava. Juntos, os municípios de integram o G22 são responsáveis por 90% da geração de lixo do Paraná, 20 mil toneladas por dia.
Fonte: AEN

+ Mais

Governo inaugura biblioteca e portal de informações ambientais

10/11/2010
A Biblioteca da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o novo Portal de Informações Ambientais do Governo do Estado e o novo site do Instituto das Águas do Paraná são inaugurados pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso e pelo presidente do Instituto das Águas do Paraná no dia 11.

A biblioteca tem mais de 12 mil obras específicas sobre a área ambiental, livros, monografias, periódicos, fitas de vídeo, CDs, Estudos de Impacto Ambiental (EIAS), e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMAS). O espaço conta com sala de estudo e internet e será aberto à população de segunda a sexta-feira.

O arquivo da biblioteca reúne todo o acervo do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da antiga Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Surehma) e do extinto Instituto de Terras, Cartografia e Florestas (ITCF). O acervo conta com livros de variados temas relacionados à área ambiental, como aterros sanitários, aterros industriais, usinashidrelétricas, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), rodovias, estações de areia, linhas de transmissão, aproveitamento hidrelétrico, coprocessamento de resíduos, resíduos de serviços de saúde, usinas termelétricas, redes de gás natural, resíduos sólidos, cemitérios, barragens, lavras de ouro, entre outros.

Portal - Além da biblioteca, o secretário lança o novo Portal de Meio Ambiente apresentado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o objetivo de ser um site de referência em informação ambiental.

O sistema de informações ambientais foi totalmente reformulado, os conteúdos atualizados e a apresentação ganhou um formato mais moderno, facilitando o acesso do público.

No endereço www.sema.pr.gov.br o internauta encontrará todas as informações públicas relacionadas a recursos hídricos, resíduos sólidos, recursos atmosféricos, licenciamento, biodiversidade e florestas, Agenda 21, educação ambiental, entre outros temas importantes. Além disso, o portal da Sema dá acesso direto às páginas na internet das autarquias Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto das Águas e Instituto de Terras Cartografia e Geociências (ITCG).

Outra novidade está na maior interatividade do cidadão com os órgãos ambientais, por meio do 'Fale Conosco', twitter e ouvidoria.

Instituto das Águas - O novo site www.aguasparana.pr.gov.br é um marco da passagem da extinta Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento (Suderhsa) para o Instituto das Águas do Paraná. Com uma nova proposta visual e de navegação a página virtual vai representar as mudanças propostas pela nova autarquia da Sema e suas funções.

Estão à disposição no site para download o Plano Estadual de Recursos Hídricos e a Política de Recursos Hídricos do Paraná, assim como informações sobre os agentes do sistema composto pelas gerências regionais e pelos Comitês de Bacias Hidrográficas. Está previsto para o ano que vem o acesso a novos serviços, como o cadastro on-line da outorga e uma aplicação para o acesso a dados de hidrologia.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.