Panorama
 
 
 

GOVERNO LANÇA CARTILHA SOBRE GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DURANTE ENCONTRO DE FORMAÇÃO

Panorama Ambiental
Paraná (PR) – Brasil
Novembro de 2010

30/11/2010
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, lançou nesta terça-feira (30), em Curitiba, a cartilha Gestão Socioambiental Participativa: caminhos para construir um Plano Municipal de Meio Ambiente. O lançamento aconteceu durante a segunda etapa de formação do Programa de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais (PNC Paraná), que recebe até o dia 10 de dezembro, mais de 500 técnicos e profissionais da gestão ambiental de municípios que correspondem às bacias hidrográficas de Alto Iguaçu, Médio Iguaçu, Alto Ivaí e Alto Tibagi.

O objetivo dessa segunda fase é formar gestores para elaboração dos Planos Municipais de Meio Ambiente e para a formação de conselheiros municipais de meio ambiente. 'A partir do PNC Paraná a política pública de meio ambiente não será mais a mesma no Estado. O programa construiu um processo democrático de mobilização social que só está começando, sobretudo, que vem assegurando as boas práticas da gestão ambiental embasadas nos saberes locais. Que a sociedade veja o PNC Paraná não apenas como um programa de Governo, mas como uma política pública de Estado', afirma.

O secretário entregou a primeira cartilha para uma mulher apontando a importância do diálogo entre a questão de gênero e meio ambiente. Ele também falou sobre participação da juventude e da comunidade na construção dos planos de meio ambiente.

De acordo com a coordenadora do PNC Paraná, Débora Albuquerque Souza, embora esse encontro seja especificamente para gestores municipais de meio ambiente, é de extrema relevância que movimentos sociais de diferentes segmentos da sociedade participem da construção dos Planos de Meio Ambiente de seus municípios. 'É a partir de um plano que garantiremos a qualidade de vida da biodiversidade e da população local de cada região do Paraná', ressalta.

O Programa é uma ação conjunta com o Ministério do Meio Ambiente para o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) que visa estruturar nos municípios brasileiros um Sistema Municipal de Meio Ambiente para consolidar as políticas socioambientais do país. O PNC Paraná é coordenado pelo Governo do Paraná através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) CARTILHA - A cartilha é fruto de um trabalho coletivo que envolveu mais de 1.500 pessoas num processo de organização e fortalecimento sobre as políticas públicas na área ambiental. Além de receber subsídios para a elaboração do Plano Municipal, os gestores encontrarão uma síntese sobre os principais instrumentos de gestão socioambiental como Agenda 21, Energia, Educação ambiental, Recursos Hídricos, entre outros.

A cartilha apresenta também exemplos de como os órgãos responsáveis pelo meio ambiente nos municípios podem criar e/ou fortalecer o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Fundo Municipal de Meio Ambiente, além de relacionar os planos municipais ao Plano Diretor do município.

A publicação será distribuída para todas as Prefeituras dos 399 municípios do Paraná e já está disponível no site do PNC, através do endereço: www.pnc.meioambiente.pr.gov.br
Fonte: AEN


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.