Panorama
 
 
 

INSTITUTO GEOLÓGICO EXPANDE SUAS INSTALAÇÕES

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Novembro de 2010

16/11/2010 - Para modernizar e ampliar as instalações de pesquisa científica e laboratorial, o Instituto Geológico – IG expandiu sua sede administrativa em 6.350 m2, como parte das ações de fortalecimento e consolidação do Instituto como órgão de geologia do Estado de São Paulo. Com a publicação do Decreto nº 56.365 de 01 de novembro de 2010, foi transferida para a administração do IG uma área de 13.450 m2 de imóvel localizado no Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI. O novo espaço destinado à instituição permitirá adequar melhor as instalações administrativas e de pesquisa, além de viabilizar a instalação de novos laboratórios e ambientes destinados a divulgação e visitação pública.

Uma das novidades previstas para a nova área é o Laboratório Litoteca, que deverá ocupar uma área de 3.350 m2. A Litoteca abrigará a “Coleção Científica Geológica do Estado de São Paulo”, composta principalmente por amostras provenientes de pesquisas realizadas no Instituto Geológico nos últimos 30 anos: rochas, sedimentos e testemunhos de sondagem geológica do Estado de São Paulo. O Laboratório Litoteca vai viabilizar a manutenção de amostras geológicas oriundas de outras instituições, além de gerenciar o Banco de Dados Geológicos do Estado de São Paulo e estabelecer uma política pública de uso científico da coleção e suas instalações laboratoriais. A “Coleção Científica Geológica do Estado de São Paulo” também poderá ser a fiel depositária das amostras geológicas coletadas no estado, garantindo o acesso de estudos futuros para pesquisadores científicos de diversos órgãos e entidades.

Além da Litoteca são previstas instalações especificas para a organização e divulgação de acervo histórico e atividades de divulgação de geociências, para receber o público em geral. Essas e outras ações permitirão consolidar e ampliar as atividades técnicas e de pesquisa do IG, além de permitir sintonia com as diretrizes e atividades relativas ao PEFI, onde a área está inserida.

O decreto assinado pelo governador atende antiga reivindicação dos funcionários do IG, que foi encampada pela Secretaria do Meio Ambiente e articulada com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que também está situada na área.
Texto: Instituto Geológico Fotografia: Instituto Geológico

+ Mais

Instituto Geológico organiza Simpósio

29/11/2010 - O Instituto Geológico – IG organiza, nos dias 08 e 09.12, das 8h30 às 17h00, o 1° SIGMA – Simpósio de Geociências e Meio Ambiente, no auditório Augusto Ruschi, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345. O evento, que será anual, é aberto ao público em geral e tem inscrições gratuitas.

Durante o dia 08.12, ocorrerá o seminário “Estratégias para Redução de Desastres Naturais no Estado de São Paulo”. Já no dia 09.12, será a oportunidade de conhecer ações desenvolvidas no Brasil voltadas à pesquisa, conservação e divulgação do patrimônio geológico, com o seminário “Preservando a Geodiversidade”.

O 1° SIGMA conta com a participação de diversas entidades e palestrantes relacionados à área de Geociências e Meio Ambiente, provenientes de universidades, entidades públicas e privadas de diversos estados brasileiros.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.