Panorama
 
 
 

NA VANGUARDA, SÃO PAULO ARTICULA ECONOMIA DE BAIXO CARBONO

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Novembro de 2010

30/11/2010 - O Estado de São Paulo saiu na frente e começou a discutir com a sociedade, o setor privado e as Organizações Não Governamentais – ONGs um novo modelo econômico e de desenvolvimento para o Brasil. A abertura da 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde – BINEV, aconteceu na noite de 30.11, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FECOMERCIO.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos secretários estaduais do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, e Desenvolvimento, Luciano de Almeida, além da participação do secretário adjunto do Meio Ambiente e idealizador do evento, Casemiro Tércio Carvalho, da diretora de administração do SEBRAE, Regina Bortolomeu, do presidente da Agência de Fomento do Estado de São Paulo – Nossa Caixa Desenvolvimento, Milton Luiz de Melo Santos, e do diretor presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, Fernando Rei.

Tércio lembrou que a crise gera uma oportunidade. "Precisamos enfrentar as questões das mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida das pessoas, cuidando do meio ambiente. Para isso, precisamos ter um uso eficiente das nossas matérias primas, economizando recursos naturais e otimizando a utilização dos recursos renováveis", declarou.

O presidente da Agência de Fomento lembrou a importância da criação do banco de desenvolvimento. "Nosso objetivo é apoiar a pequena e média empresa, investindo em novas tecnologias, buscando adequar o processo produtivo às questões ambientais sem deixar de produzir", disse Milton Luiz.

Fernando Rei destacou o lançamento do 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo: emissões de 2005. "É um documento para pautar a sociedade nessa busca por uma economia verde. Setor privado e governo vão nortear suas ações e planejamento dentro desse processo", afirmou.

Programação

Durante os quatro dias de evento haverá palestras, mostras de tecnologias, casos de sucesso e bolsa de negócios sobre os temas: agricultura e florestas, construção civil sustentável, energias renováveis, indicadores para economia verde, instrumentos econômicos, saneamento ambiental, tecnologias verdes, transportes sustentáveis e turismo.

O evento contará com mais de 100 palestrantes. Entre eles, Scott Thompson, ministro adjunto da Divisão de Políticas Legislativas e Planejamento do Ministério dos Transportes de Ontário; Mark Lundell, do Banco Mundial; Michael Renner, Worldwatch Institute; Luc Bas, The Climate Group e Hervé Martin, cehefe da LIFE – Ambiente e Eco-inovação da direção geral de ambiente da Comissão Européia.
Texto: Lukas Campagna Fotografia: José Jorge e Pedro Calado


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.