Panorama
 
 
 

PARQUE ESTADUAL XIXOVÁ-JAPUÍ REALIZA RETIRADA DE MATERIAIS DE PESCA PERDIDOS NO MAR

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Novembro de 2010

04/11/2010 - A Fundação Florestal – FF, ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, em parceria com Instituto de Pesca, realizará amanhã, 05.11, à partir das 9h, mais um “Dive Clean”, ação de recolhimento de Petrechos de Pesca Abandonados, Perdidos ou Descartados (PP-APD) no mar. Dessa vez, a campanha ocorrerá no Parque Estadual de Xixová-Japuí – PEXJ e contará com o apoio da Associação das Operadoras de Mergulho – AOM, empresa Divers University e bombeiros da Polícia Militar.

A estrutura envolvida conta com cinco mergulhadores, que terão a disposição quatro embarcações, sendo uma da Operadora de Mergulho Pé de Pato, uma do Corpo de Bombeiros e duas da Fundação Florestal (uma do Parque Estadual de Xixová-Japuí– PEXJ e a outra do Parque Estadual Marinho Laje de Santos – PEMLS). Os monitores ambientais que participarão integram as equipes de ambos parques.

No dia 29.10 foi realizada no PEXJ, em parceria com a empresa Nutecmar, a primeira sondagem do fundo com o instrumento denominado side-scan, um aparelho que registra anomalias do fundo podendo identificar petrechos de pesca perdidos e presos nas rochas. A intenção foi realizar uma busca dos PP-APD no fundo marinho.

Ações já realizadas

Em janeiro de 2010 foi realizada a primeira Campanha “Dive Clean”, restrita ao PEMLS. A campanha realizada na Laje de Santos retirou cerca de 350 quilos de petrechos de pesca em uma área que corresponde apenas a 0,36% da área da Unidade de Conservação, que tem 5000 hectares.

Ao longo do ano de 2010, os monitores ambientais recolheram cerca de 200 quilos desse tipo de material nas operações de mergulho nos finais de semanas no PEMLS e em ações de fiscalização.

É importante ressaltar que este projeto não incentiva o recolhimento de petrechos de pesca, uma vez que são materiais perigosos que precisam ser previamente avaliados e, após a retirada, ter destino adequado. Esses materiais oferecem riscos de acidentes e devem ser tirados do mar somente por pessoas capacitadas.

Projeto Petrechos de Pesca Perdidos no Mar

As ações “Dive Clean” são conseqüência do Projeto Petrechos de Pesca Perdidos no Mar – Blue Line System, firmado pela parceria do Instituto de Pesca com a Fundação Florestal. O projeto é inédito no Brasil por ser o primeiro a apresentar metodologias de estudo e recolhimento dos PP-APD. Esses equipamentos são responsáveis por graves impactos ambientais na fauna marinha. A maioria dos trabalhos de recolhimento de lixo marinho é realizado apenas com materiais encontrados nas praias.

A área de estudo do projeto abrange o PEMLS e o PEXJ, duas Unidades de Conservação de Proteção Integral em que a pesca é proibida. Todo material recolhido é mapeado, quantificado e analisado em laboratórios para compreensão da origem, a avaliação dos impactos gerados e a projeção de medidas de mitigação e prevenção.

O projeto tem duas fases de ação, uma preventiva e outra mitigadora. Na primeira são projetados pacotes tecnológicos de incentivo a responsabilidade sócio-ambiental, envolvendo desde os setores de fabricação e comercialização até os pescadores (consumidores), para se evitar a perda de petrechos de pesca no mar.

A fase mitigadora trabalha com o caminho inverso da anterior, ou seja, com o PP-APD no oceano, através do recolhimento, pesquisa e destinação adequada, ou seja, da reciclagem do material ou incineração.

Problemas causados no ambiente

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO estima que cerca de 640 mil toneladas de petrechos de pesca são perdidas anualmente pela pesca amadora e industrial em todo o mundo.

Partes de redes que podem alcançar dezenas de metros, cabos de fios sintéticos, persistentes no ambiente e anzóis, dentre outros materiais, realizam a chamada pesca fantasma, onde os animais marinhos, como peixes, raias, tartarugas e mamíferos, ficam emaranhados e morrem.
Texto: Dimas Marques Fotografia: José Edmilson de Araújo Mello Júnior


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.