Panorama
 
 
 

PROGRAMA DESPERDÍCIO ZERO RECEBE PRÊMIO DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Panorama Ambiental
Paraná (PR) – Brasil
Novembro de 2010

05/11/2010
Os bons resultados alcançados pelo Programa Desperdício Zero garantiram à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (ONG). O secretário do Meio Ambiente, Jorge Augusto Callado Afonso, recebeu o prêmio nesta sexta-feira (05), das mãos do diretor do Instituto Chico Mendes, Vitto Passera Milano.

A premiação entregue pelo Instituto Chico Mendes valoriza as ações e cases capazes de demonstrar a criatividade e eficácia das empresas e instituições no sentido de contribuir para a melhoria de qualidade de vida da humanidade. Há seis anos o Instituto premia anualmente cerca de 100 projetos, da iniciativa privada ou órgãos públicos, em 40 categorias diferentes.

De acordo com o diretor do Instituto, o grande destaque do Programa Desperdício Zero é fazer valer a política de logística reversa - onde o fabricante é responsável pela destinação final adequada das embalagens pós-consumo.

´A nossa comissão julgadora é formada por mais de 700 técnicos e temos procurado premiar empresas e instituições brasileiras que demonstram e comprovam preocupação com o melhoramento do nosso Planeta. Ficamos muito satisfeitos de ter o Paraná neste quadro´, afirmou Vitto Passera Milano

O Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos. O objetivo do instituto é desenvolver ações que contribuam com a conservação e a proteção ambiental, promoção humana e inclusão social, por intermédio de geração de renda, difusão de técnicas e conhecimentos, eventos, pesquisas e projetos de ação.

RECONHECIMENTO - Para o secretário do Meio Ambiente, o reconhecimento do terceiro setor (ONGs e OSCIPs) é motivo de estímulo para o órgão público. ´Significa que o programa tem tido boa execução com os resultados que vem apresentando´, declarou Callado. Para ele, o Programa é reconhecido devido aos avanços e conquistas em prol da redução do volume de lixo gerado no Estado.

´Graças a esta ação, atualmente, um volume menor de resíduos está sendo destinado aos aterros sanitários e os municípios paranaenses estão cada vez mais inseridos em projetos de coleta seletiva e reciclagem´, destacou o secretário.

O Programa Desperdício Zero foi lançado com o objetivo de reduzir em 30% os resíduos gerados no Paraná. Desde então, vem fortalecendo a política de resíduos sólidos do Paraná com ações e parcerias, envolvendo diversos segmentos e grandes geradores de resíduos. Entre as ações estão o incentivo à formação de cooperativas de coletores de resíduos, aumento das ações de educação ambiental e oferecimento de melhores condições para as cooperativas de reciclagem para garantir o escoamento sustentável dos resíduos recicláveis.
Fonte: AEN - 05/11/2010

+ Mais

Conselho aprova política de educação ambiental

04/11/2010
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMA), Jorge Augusto Callado, abriu nesta quarta-feira (03), no auditório da Secretaria, a 18ª Reunião Extraordinária do Conselho, que convocou seus membros para a aprovação da Política Estadual de Educação Ambiental.

O Paraná avança e se mostra na vanguarda nacional ao incluir em sua proposta de criação da política de educação ambiental, a participação efetiva da educação formal, da escola básica ao ensino superior. Além de incluir o auxílio técnico, por meio das secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Educação, para os treinamentos na educação não formal, de agentes ambientais e professores.

A Secretaria promoveu 15 reuniões e um seminário em Faxinal do Céu, que contou com a participação de diversas entidades públicas e da sociedade civil organizada, para a elaboração de uma minuta de projeto de lei. Com a aprovação do conselho, o próximo passo será encaminhar a proposta ao governador Orlando Pessuti, transformá-la em mensagem e encaminhá-la à Assembleia Legislativa. Esperamos que até o fim do ano a lei seja sancionada, informou o secretário Jorge Augusto Callado Afonso.

O Paraná trabalha, desde o início deste ano, na elaboração de uma política de educação ambiental com uma proposta para implementação de uma lei sobre o assunto, em conformidade com os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA).
A educação ambiental entrou na agenda do Conselho através da Câmara Temática de Biodiversidade, Biomas e Educação Ambiental, e do grupo de trabalho de elaboração da pré-proposta do projeto de lei da Política Estadual de Educação Ambiental em março deste ano, quando começaram as discussões dos assuntos levantados nos fóruns de educação ambiental.

'A Política de Educação Ambiental estabeleceu um marco, porque foi capaz de discutir com várias instituições e agregar aquelas que estavam fora do Conselho. Com isso conseguimos mostrar que o Conselho é uma entidade forte, com grande capacidade de articulação', declarou Paulo Roberto Castella, secretário executivo do CEMA.

Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do Conselho, Kátia Mara de Jesus, o Estado teve a possibilidade de rever as diretrizes da Política Nacional e adequá-la. 'Na política nacional não existe definições e as citações são bem amplas e genéricas, então cada instituição educacional fazia de acordo com o que entendia. A nossa proposta apresenta diretrizes para o Estado, de que forma e que educação ambiental nós queremos nas nossas escolas e no âmbito da educação não-formal', afirmou.

As escolas públicas e privadas e as instituições de ensino superior terão um papel importante na disseminação da política ambiental do Paraná. O projeto prevê que as escolas incluam no seu projeto político pedagógico o documento que contém as diretrizes e normas a seguir, sem necessariamente criar uma disciplina somente para este fim.

Para Adriano Wild, do Instituto Mater Natura, a aprovação da lei será um passo fundamental para o avanço da educação ambiental no Paraná. 'O projeito de lei de educação ambiental é um marco legal onde as questões ambientais podem ser divulgadas para a toda a sociedade, por meio dos sindicatos, escolas, associações de bairros', destacou.
Fonte: AEN - 04/11/2010


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.