Panorama
 
 
 

CI, MMA E SERVIÇO FLORESTAL LANÇAM PORTAL SOBRE REDD+

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Dezembro de 2010

O site terá um cadastro detalhado de todos os projetos e ações implementados, além de informações sobre legislação, acordos internacionais e oportunidades que o mecanismo pode gerar no país
Brasília, Brasil, 22 de dezembro de 2010 — O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Serviço Florestal Brasileiro, com a parceria da Conservação Internacional, vão lançar no dia 3 de janeiro o "Portal REDD+ Brasil". O site vai reunir todas as informações a respeito de projetos brasileiros e outras ações em REDD+ que estão acontecendo ao redor do mundo, um mecanismo para a redução de emissões de gases de efeito estufa oriundas do desmatamento e degradação florestal.

“Com a aprovação do mecanismo na última COP, em Cancun, o portal será uma grande oportunidade para sistematizar um cadastro detalhado de todas as iniciativas de REDD+ no país, além de contribuir para divulgar pela Internet conhecimentos, aprendizados e oportunidades gerados no Brasil para a redução de emissões oriundas do desmatamento”, afirmou Artur Paiva, coordenador de serviços ambientais da CI-Brasil, durante cerimônia de apresentação do portal ontem, em Brasília.

A cerimônia contou com a participação do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Antônio Carlos Hummel, do presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, e da secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Samyra Crespo, além de vários representantes do governo e de instituições não-governamentais. "A disponibilização de informações no portal subsidiará as instituições relacionadas à gestão florestal na avaliação de suas políticas e na definição de suas ações em REDD+", afirmou Hummel.

Segundo Thais Juvenal, diretora de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, a difusão da informação pelo portal aumentará o conhecimento sobre REDD+ entre os segmentos da sociedade envolvidos com o debate sobre o tema, o que contribuirá para a elaboração de propostas visando à regulação do REDD+. "O site ajudará a criar uma estratégia nacional para REDD+ e um marco regulatório no país”, concluiu.

Entenda o que é REDD

O conceito de REDD (sigla para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) foi consolidado em 2007, durante a 13ª reunião de países da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 13) realizada em Bali, Indonésia.

O mecanismo estipulava o papel fundamental na preservação das florestas no combate aos efeitos das mudanças climáticas globais. Hoje, usamos o termo REDD+ (ou REDD plus) para um conjunto de medidas que possa ser adotado por países em desenvolvimento não só para redução de desmatamento e degradação, mas também para fortalecer a conservação florestal, o manejo sustentável das florestas e até mesmo atividades de reflorestamento com espécies nativas.


 

Fonte: Conservação Internacional Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.