Panorama
 
 
 

CONSEMA APROVA NOVAS ÁREAS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Dezembro de 2010

21/12/2010 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), aprovou, por unanimidade, a criação de duas novas Unidades de Conservação (UCs) e uma Floresta Estadual, em 21/12/2010. Trata-se das UCs de Marília e Avaré, áreas que antes eram Estações Experimentais ligadas ao Instituto Florestal, e de área pública em antiga fazenda em Campinas.

A Estação Ecológica de Marília permitirá aumentar a proteção ambiental em região com nível de preservação de cerca de 6,5% do território, abaixo da média do Estado, que é de aproximadamente 17,5%. O local fica ao norte do município e detém animais e plantas ameaçados de extinção. Segundo Rodrigo Victor, diretor do Instituto Florestal, a região tem potencial para pesquisa ambiental, devido a presença de universidades em Marília.

Já a Estação Ecológica de Avaré aumentará a proteção ambiental do Cerrado paulista. Hoje, o bioma detém apenas 0,83% de sua vegetação original, o que evidencia a importância da preservação da região. Na nova UC foram encontradas 113 espécies de aves, sendo três ameaçadas de extinção, e dez mamíferos, dois em risco. O processo de criação dessa nova área ambiental tem legitimidade local, vez que foi solicitada tanto por oficio da prefeitura como por pedido da câmara dos vereadores.

A nova Floresta Estadual de Campinas localiza-se na região do Parque Jambeiro, que, segundo Rodrigo Victor, “é a única área verde expressiva do bairro”. Segundo ele, a cidade de Campinas detém apenas 2,6% de preservação nativa e a criação da Floresta permitirá combater o assédio imobiliário. Ele explica que será necessário trabalho de recuperação local, vez que 62,60% do território é ocupado por espécies exóticas, o que diminui a biodiversidade.

Outro ponto discutido no Consema foi a Avaliação Ambiental Estratégica das Atividades Portuárias, Industriais, Navais e Offshore no Litoral Paulista. A idéia seria deliberar sobre esse estudo a fim de criar mecanismo que permitisse que os licenciamentos ambientais da Baixada Santista fossem analisados de forma articulada, ao invés de individualmente. “Temos que criar um pano de fundo comum”, disse Ana Cristina Pasini, diretora da Cetesb, acerca dos empreendimentos ligados ao pré-sal, que tendem a se expandir na região.

Não houve consenso entre os conselheiros a esse respeito. Para alguns dos presentes, seria importante definir o Zoneamento Econômico Ecológico da Baixada antes de aprovar o estudo, enquanto outros propuseram incrementar a avaliação, com propostas como, por exemplo, o pagamento por serviços ambientais hídricos para beneficiar o Parque Estadual da Serra do Mar. Em razão do impasse, foi decidido que a questão será levada ao Conselho de Infraestrutura para maior detalhamento.

O Consema também aprovou, por 27 votos a favor, nenhum contra e uma abstenção, o EIA/RIMA da “Ampliação da Área de Lavra de Calcário”, de responsabilidade da Votorantim Cimentos. O empreendimento fica no município de Araçariguana.
Texto: Júlio Vieira Fotografia: José Jorge


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.