Panorama
 
 
 

PORTARIA CONJUNTA SEMA/SEAPPA PERMITE QUEIMA CONTROLADA DA ACÁCIA NEGRA

Panorama Ambiental
Rio Grande do Sul (RS) – Brasil
Dezembro de 2010

Publicação: 22/12/2010 - O instrumento busca a erradicação do cascudo serrador, inseto que se aloja nos galhos da árvore e os derruba.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, e o secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl, assinaram, nesta quarta-feira (22), portaria conjunta Sema/Seappa nº 65 para regularizar a queima controlada nas plantações de acácia negra. A medida serve como controle fitossanitário do oncideres spp., popularmente conhecido como cascudo serrador, inseto que se aloja no galho da árvore, provocando sua queda.

Segundo Giancarlo, a nova portaria facilitará o entendimento do produtor como instrumento para erradicar o cascudo serrador, que é uma praga que vem atacando as florestas de acácia negra em várias regiões do Rio Grande do Sul, prejudicando o desenvolvimento e a qualidade da madeira. Para Tietböhl, "o controle do cascudo serrador não é apenas de extrema importância para os produtores, mas uma necessidade. E isso transforma a atividade de controle e erradicação do inseto em um grande trabalho que, ora, será feito conjuntamente com os municípios nos trazendo, com certeza, maior eficiência".

Ainda não existe nenhuma solução biológica ou química para erradicar a praga e a única forma de combate é pela queima dos galhos das árvores. Ocorre que o inseto se aloja no galho da árvore, serrando-o. Esses galhos ficam no chão, onde a fêmea larga larvas e estas, ao se tornarem insetos adultos, procuram outros galhos para se alojar. A queima, entretanto, deve seguir as regras da portaria que permite o uso do fogo, desde que comunicado previamente às secretarias municipais da Agricultura. A ação está sujeita a multas e serve para evitar que a queima fique descontrolada.

A norma conjunta veda, entre outros pontos, o uso do fogo em áreas consideradas de preservação permanente associadas a nascentes, banhados e curso de água natural e próximo às linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica. A Portaria será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (23).

Esta era uma antiga reivindicação da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS), tendo em vista a grande incidência do cascudo serrador nas pequenas propriedades rurais. O presidente da instituição, Elton Weber, prestigiou o ato de assinatura do documento.
Assecom Sema


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.