Panorama
 
 
 

SMA E WWF LANÇAM GUIA DE AVES DA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Dezembro de 2010

08/12/2010 - 19:50
A maioria das pessoas conhece ou pelo menos já ouviu falar do bentevi e do tico-tico. Mas seguramente pouca gente já ouviu falar da araçari-banana e do arapaçu-de-bibo-torto. Essas são algumas das espécies que integram a publicação Guia de Aves Mata Atlântica Paulista – Serra do Mar e Serra de Paranapiacaba.

O lançamento da publicação acontece simultaneamente à assinatura do convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para recuperação socioambiental da Serra do Mar e sistemas mosaicos da Mata Atlântica, nessa quarta-feira, 08.10, no Palácio dos Bandeirantes, às 16h.



O guia é uma idealização da Fundação Florestal, vinculada a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, e o WWF-Brasil, com apoio do HSBC. O objetivo da publicação é incentivar a prática da observação de aves na bela região da Serra do Mar e Serra de Paranapiacaba. A obra foi pensada para ajudar todos os observadores, iniciantes ou mais experientes, a descobrir e desfrutar a riqueza multicolorida das aves dessas áreas protegidas.

A publicação apresenta uma lista de 48 espécies, com belas fotos, informações sobre o seu habitat, ocorrência e características. Traz, também, orientações para os observadores, como quais equipamentos utilizar, quem pode observar, onde, como fazer, cuidados necessários e como ajudar a proteger as aves.

Observar pássaros é uma das atividades do ecoturismo que está crescendo no Brasil. As 32 unidades de conservação onde as aves podem ser encontradas são áreas privilegiadas. Além disso, o turismo de observação de aves é uma atividade de baixo impacto no meio ambiente, por isso, está sempre ligada a uma economia sustentável e harmoniosa com o meio natural. É considerada a forma ideal de uso público em áreas protegidas.


Texto: Lukas Campagna Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

SMA lança manual de monitoramento e impacto nas UCs

03/12/2010 - 14:40
Livro das Trilhas de São Paulo é um guia para a verificação e manejo dos impactos da visitação em áreas naturais
A publicação Manual de Monitoramento e Gestão dos Impactos da Visitação em UCs – Unidades de Conservação, foi lançado hoje, 03.12, durante o último dia na 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde – BINEV, durante a conferência de turismo sustentável.

O documento elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, em parceria com a WWF-Brasil e o banco HSBC, visa implantar um programa mínimo e padrões de monitoramento e gestão de impactos causados pela visitação pública. A publicação é uma iniciativa do projeto estratégico da SMA, Ecoturismo na Mata Atlântica, que implantou o programa Trilhas de São Paulo.

A gerente do projeto Anna Carolina Lobo citou que desde a implantação do Trilhas em 2008 o uso público nas UCs cresceu significativamente. "A pressão da visitação sobre esses ambientes pode comprometer a qualidade da vegetação, da fauna, solo, água, etc. Por isso, precisamos planejar conforme os objetivos do manejo a visitação dessas unidades", afirmou.

O manual serve para todas as UCs do estado de São Paulo. "É necessário conhecer os impactos que a visitação pode causar a esses ambientes e, assim, evitá-los, controlá-los e minimizá-los. Para tanto, não há melhor estratégia que a implantação de um sistema de monitoramento e gestão dos impactos da visitação”, concluiu Anna Carolina.

A publicação é dividida em quatro partes: uso público e impactos da visitação; plano de monitoramento e gestão dos impactos da visitação; lista complementar de indicadores e impactos; e banco de dados.
Texto: Lukas Campagna Fotografia: José Jorge e Pedro Calado


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.