Panorama
 
 
 

FUNAI RESTRINGE INGRESSO EM ÁREA COM REFERÊNCIA DE ÍNDIOS ISOLADOS NO MÉDIO XINGÚ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2011

26 de janeiro de 2011 - Para permitir a realização de estudos e expedições que vão mapear a presença de grupo indígena isolado entre os rios Xingu e Bacajá, a Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou portaria restringindo o ingresso de pessoas estranhas aos quadros da Funai na área denominada Terra Indígena Ituna/Itatá. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 12 de janeiro.

A terra, com superfície de 137,7 hectares, está localizada nos municípios de Altamira, Senador José Porfírio e Anapu, estado do Pará, onde já vivem índios Araweté, Apiterewa, Asuriní e Xikrin. Estudos preliminares, com base em expedições de rotina, relatos de indígenas contatados e de moradores das proximidades indicam que há presença de grupos isolados na região. Caso em que a restrição de acesso se faz necessária para proteção desses índios e das terras onde perambulam, além de oferecer segurança para a realização das expedições.

A restrição vale por dois anos. Nesse período, somente pessoas autorizadas pela Coordenação-Geral de Índios Isolados e Recém Contatados da Funai poderão ingressar, locomover-se e permanecer na área, por tempo determinado. Para obter a autorização, a pessoa deve assinar uma declaração, isentando a Funai de responsabilidade por danos físicos e materiais que venham a ser sofridos pelo interessado ou praticados por ele. A restrição não se aplica às Forças Armadas e Policiais, no cumprimento de suas funções institucionais, mesmo assim, a presença de seus representantes deverá ser sempre acompanhada por funcionários da Funai. Também fica vedada a exploração de qualquer recurso natural existente na área descrita na portaria, durante o período. A ficalização será feita pelas equipes da Frente de Proteção Etnoambiental Médio Xingu.

No Brasil, há 67 referências de índios isolados. Para cuidar dos interesses desses povos, a Funai conta com 12 Frentes de Proteção Etnoambiental, que trabalham exclusivamente com índios isolados e recém contatados em todo o país. São unidades ligadas diretamente à sede do órgão, em Brasília, assim como as Coordenações Regionais. As Frentes desenvolvem atividades de pesquisa de campo, de mobilização para a proteção dos povos indígenas e de suas culturas, e faz levantamentos etno-históricos para dimensionar e identificar o seu território, além de ações de proteção, vigilância e fiscalização da terra indígena.

+ Mais

Acordo garante distribuição de alimentos a indígenas

24 de janeiro de 2011 - Um acordo de cooperação técnica entre a Funai, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estabelece uma parceria entre os órgãos para distribuir gratuitamente cestas de alimentos às famílias indígenas que se encontram em situação de insegurança alimentar.

Nos termos do acordo, o MDS e a Conab adquirem e armazenam os alimentos, ficando a Funai responsável por identificar os grupos indígenas em situação vulnerável, indicar as áreas prioritárias para atendimento e realizar o transporte dos alimentos dos armazéns da Conab até as comunidades beneficiadas.

A distribuição de alimentos pode beneficiar indígenas em situação de conflito interétnico, vítimas de impactos ambientais – incêndios, desertificação, etc -, vivendo nas periferias das grandes cidades, entre outros casos.

Além da Funai, também participam do acordo a Fundação Palmares, o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), responsáveis pela distribuição de alimentos a outros grupos populacionais, como quilombolas, pescadores artesanais e agricultores atingidos por barragens.


 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.