Panorama
 
 
 

INPA INTEGRARÁ REDE BRASILEIRA DE PESQUISA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2011

25/01/2011 - O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), em Manaus (AM), participará da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima). O anúncio foi feito na visita do ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, à sede do Instituto nesta segunda-feira (24).

De acordo com o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), Carlos Nobre, a Rede Clima atuará a partir deste ano e com mais três novos sub-temas: oceanos, desastres naturais e serviços ambientais dos ecossistemas, sendo que este último, o Inpa passará a coordenar. “É uma coordenação nacional e hoje vimos nas apresentações do Inpa, Museu Emílio Goeldi e do Instituto Mamirauá que esse assunto é importantíssimo”, declarou.

Na coletiva de imprensa, Mercadante enfatizou a importância da Amazônia para a ciência brasileira e disse que a região será uma das prioridades da pasta. “A Amazônia merece um olhar diferenciado do Brasil, o País tem que entender que aqui temos quase metade do nosso território, o maior patrimônio genético, além do maior centro de biodiversidade e, portanto, tem a importância estratégica da sustentabilidade”, enfatizou.

Segundo o diretor do Inpa, Adalberto Val, a participação do Instituto na Rede Clima será importante para a região. “O Inpa se preparou para isso, pois tem um conjunto de pesquisadores e equipamento, além de várias informações que o credencia para executar o trabalho”, disse Val.

Conhecimento

O ministro destacou ainda o investimento no conhecimento para a manutenção da floresta em pé. “Preservar a Amazônia é essencial e isso não é feito só com papel de polícia, mas também conhecendo e a partir daí é que vamos saber como usar os recursos de forma sustentável”, afirmou.

Na visita de Mercante foi destacado ainda a formação de um novo Sistema Nacional de Alertas de desastre, o crescimento da formação de novos doutores no País, além da necessidade da formação de mais pesquisadores na Amazônia.

Na agenda desta terça-feira (25), Mercadante tem uma reunião com o governador do Amazonas, Omar Aziz, e em seguida, às 10h, visita a Reserva Experimental Adolpho Ducke, no Km 26 da rodovia AM-010. O objetivo é conhecer os projetos desenvolvidos pelo Inpa na reserva.


 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.