Panorama
 
 
 

JUSSARA CONY É A NOVA TITULAR DA SEMA

Panorama Ambiental
Rio Grande do Sul (RS) – Brasil
Janeiro de 2011

Publicação: 03/01/2011 - O ex-secretário estadual do Meio Ambiente Giancarlo Tusi Pinto transmitiu o cargo para a nova titular da Pasta, Jussara Cony, em cerimônia informal ocorrida na tarde desta segunda-feira (3), na Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Giancarlo saudou a nova secretária, além de destacar a importância da Secretaria para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, as melhorias na preservação da biodiversidade e os investimentos nas unidades de conservação do Estado.

Jussara Cony, por sua vez, enfatizou em seu discurso a escolha da Fundação Zoobotânica para a realização do evento, já que "o Jardim Botânico pode ser considerado o símbolo do trabalho conjunto entre a Sema, a Fepam e a FZB". Jussara ressaltou que a Sema é uma das secretarias estratégicas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Ela relacionou cinco ações fundamentais a serem trabalhadas entre elas o planejamento estratégico de uma política estadual de gestão ambiental, a gestão da política de recursos hídricos, a implementação e gestão da política de resíduos sólidos, além de a Sema ser a protagonista em diretrizes, metas e ações para o desafio de promover a sustentabilidade da copa 2014, que "será um grande momento de crescimento e desenvolvimento para o Rio Grande do Sul", concluiu a secretária.

A secretária de Estado do Turismo, Abgail Pereira, participou da cerimônia que contou com as presenças do presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg, bem como da ex-presidente da Fundação Regina Telli e do secretário adjunto do Meio Ambiente, Hélio Corbellini. Também prestigiaram o ato os ex-secretários estaduais do Meio Ambiente José Alberto Wenzel e Cláudio Dilda, secretários e ex-secretários municipais de Meio Ambiente, entre eles Caio Lustosa, diretores e funcionários da Sema, da Fepam e da FZB, além de representantes da Farsul, Crea, Abes, Ageflor, dos Comitês de Bacia.
Texto: Assecom Sema

+ Mais

Secretária anuncia PL para aumento da preservação do meio ambiente

Publicação: 28/01/2011 - A secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony anunciou na manhã de hoje (28), durante a reunião do Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente (Condimma), na Assembleia Geral de Verão da Famurs, em Capão da Canoa, o envio de projeto de lei que cria um cadastro técnico estadual de atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos naturais e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Estado (TCFA-RS).

Em nível nacional, desde 1981 existe o cadastro federal e a TCFA com o objetivo de ampliar e qualificar a fiscalização sobre as atividades danosas ao meio ambiente. O projeto de lei, segundo a secretária do Meio Ambiente, visa regulamentar o cadastro técnico estadual para a criação de um banco de dados único entre União, Estado e municípios para agilizar e qualificar o licenciamento ambiental. A proposta também visa regulamentar a TCFA para que o estado participe da partilha dos rendimentos da taxa, em proporção de 60% do valor recolhido ao Ibama, conforme prevê a lei federal. "Não iremos criar nenhum imposto novo. É uma taxa já existente e recolhida pela União que o estado precisa regulamentar para ter acesso e ampliar a efetividade da fiscalização", salientou Jussara Cony.

Durante a reunião, coordenada pelo representante do Meio Ambiente na Famurs, Valtemir Goldmeier foi entregue à secretária uma carta de reivindicações dos gestores municipais. Dentre os pontos estão a constituição de um Grupo de Trabalho (GT) para a criação de um programa de recuperação da Mata Atlântica e a regulamentação da TCFA. Valtemir também anunciou a realização, no mês de abril, de um seminário conjunto entre a Sema e Famurs para debater as alternativas tecnológicas para os resíduos sólidos dos municípios.

Participaram também da mesa o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público, Júlio Almeida, os representantes da Associação Nacional de Órgãos Municipais do Meio Ambiente (Anamma), e do Condimma, Airton Schefell e Andréia Enzweiler.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.