Panorama
 
 
 

PORTARIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA ANUNCIA
RETIRADA GRADUAL DE AGROTÓXICO DO MERCADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2011

17/01/2011
Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O metamidofós, agrotóxico usado nas lavouras brasileiras, principalmente nas de cana-de-açúcar, soja e algodão, vai sair do mercado gradualmente, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria publicada hoje (17) no Diário Oficial da União informa que o uso do produto será proibido a partir de dezembro de 2012.

De acordo com a portaria, em 120 dias estará proibida a importação e produção do inseticida. Sua formulação, no entanto, será permitida por mais um ano e a comercialização, até novembro de 2012. A decisão do governo foi tomada depois que uma reavaliação do agrotóxico, feita pelo ministério, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), constatou que seus benefícios não compensam os riscos à saúde.

Desde 2004, o inseticida foi proibido para pequenas culturas, nas quais é mais comum o uso de aplicador costal, manualmente. “A medida segue uma tendência mundial de suspensão de uso do produto. O governo tem dado prioridade aos defensivos menos tóxicos e que, ao mesmo tempo, sejam eficientes no controle de pragas”, afirmou o coordenador-geral de Agrotóxicos do Mapa, Luís Eduardo Rangel, por meio de nota. Segundo ele, o produtor já pode optar por outros agrotóxicos com a mesma finalidade do metamidofós, autorizados pelos órgãos sanitárias do país.

Atualmente há seis produtos registrados no Mapa com o agrotóxico metamidofós: Metafós, Matamidofós Fersol 600, Metasip, Stron, Stron 600 SL e Tamaron BR. O site do Mapa, na página de consulta de ingrediente ativo, informa que o inseticida é autorizado para as culturas de algodão, amendoim, batata, feijão, soja, trigo e tomate – no caso deste último, ele é empregado apenas para o tipo rasteiro, com fins industriais.

Ainda de acordo com informações veiculadas no site do ministério, “para todas as culturas, o uso [do inseticida] deverá ser exclusivamente via trator, pivô central ou aérea”.
Edição: João Carlos Rodrigues

+ Mais

Tambores com produto tóxico são abandonados em terreno de município da Baixada Fluminense

05/01/2011
Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Fiscais do Serviço de Operações em Emergências Ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estiveram no município de Queimados, na Baixada Fluminense, para verificar o conteúdo de 21 tambores contendo substâncias químicas, que foram descartados em um terreno abandonado na noite da última segunda-feira (3), no bairro Vila Americana, na localidade conhecida como Arranca Toco.

O Inea ainda não identificou a substância química contida nos tambores, mas alertou para o fato do produto ser tóxico. Os fiscais que estiveram no local constataram que 10 galões haviam sido levados, provavelmente por moradores da região. Os 11 tambores deixados no terreno estavam danificados e vazavam um líquido que foi coletado para análise no laboratório do Inea.

A Defesa Civil de Queimados foi acionada e isolou o tereno. Os fiscais estão tentando localizar os tambores que foram levados pelos moradores. O Inea já identificou as empresas que abandonaram o material tóxico: a Resitec Indústria Química e a Nero 20 Indústria e Comércio de Produtos Químicos, ambas instaladas no município de Duque de Caxias.

As duas empresas foram autuadas por descarte ilegal de material tóxico e por crime ambiental. O Inea está estudando o valor da multa a ser aplicada.

+ Mais

Diário Oficial publica exoneração do presidente do Ibama

12/01/2011
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Abelardo Bayma Azevedo, foi exonerado do cargo. A saída foi publicada na edição de hoje (12) do Diário Oficial da União. De acordo com o despacho, a exoneração foi feita “a pedido”.

Bayma estava no cargo desde abril de 2010, após a saída de Roberto Messias Franco, que deixou o governo por pressões pela liberação de licenciamentos ambientais.

Até a indicação de um novo nome para comandar o Ibama, assume o cargo o presidente substituto do instituto, Américo Tunes, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas.

Além do presidente do Ibama, foram exonerados o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Gerson Galvão, e o diretor do Departamento de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva, Guilherme Euclides Brandão.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.