Panorama
 
 
 

PROJETO DO INPA PESQUISA EFEITOS DA POLUIÇÃO NA ATMOSFERA AMAZÔNICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2011

18/01/2011 - O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) reuniu, nesta segunda-feira (17), especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Harvard (EUA) para definir os próximos passos do projeto “Medições de Radiação Atmosférica (ARN em inglês). A finalidade é estudar de que forma a poluição proveniente de Manaus interfere em áreas preservadas que estão de certa maneira próximas a capital. “A ciência ainda não consegue entender a interação das emissões de grandes centros urbanos tropicais como Manaus com as emissões da floresta. A ideia é estudar essa interação em detalhe”, destaca o físico da USP Paulo Artaxo.

O projeto, que deve estar em pleno funcionamento em 2014, vai ser feito nas proximidades de Manacapuru, interior do Amazonas, onde funcionará com equipamentos distribuídos em uma área de aproximadamente 100 m². “A maior parte fica concentrada em cinco containeres, mas algumas antenas e uma torre meteorológica (aproximadamente de 10 metros de altura) acompanham o pacote”, declarou Antônio Manzi, pesquisador do Inpa que também está envolvido nas atividades.

Mão dupla

Segundo o professor da Universidade de Harvard e coordenador do projeto, Scot Martin, o projeto já passou por vários países. “Esses equipamentos foram feitos para viajar. Países como China e Índia já participaram das pesquisas”, declarou.

Para a gerente operacional do projeto de Larga Escala da Biosfera Atmosfera da Amazônia (LBA) , Hilândia Brandão, a parceria bilateral vai trazer aos cientistas brasileiros o acesso aos equipamentos. “Além da complementação dos estudos do LBA, essa parceria vai trazer os equipamentos que só vão somar aos estudos”, disse.

+ Mais

O Brasil precisa de uma política de segurança sócio-ambiental, defende Mercadante

Crédito: Elza Fiúza/ABr - O ministro Aloizio Mercadante, dá entrevista ao programa Bom Dia Ministro, no estúdio da EBC.
20/01/2011 - O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse hoje (20) que o Brasil precisa criar uma política de segurança sócio-ambiental. Na opinião do ministro, as mudanças climáticas são um agravo aos desastres naturais, como os ocorridos nos últimos dias, no Rio de Janeiro. Mercadante participou do programa de rádio Bom Dia Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Mercadante disse que o Sistema Nacional de Prevenção e Alerta funcionará plenamente em quatro anos. Os dados das áreas de risco mais críticas estarão disponíveis no próximo verão. O sistema antecipará informações sobre possíveis desastres naturais relacionados à seca e outras catástrofes, como deslizamentos de terra e inundações. “O nosso sistema de alerta e prevenção vai tentar prevenir crises agudas, como desmoronamentos e inundações, além de acompanhar e tomar providências em relação à seca”, disse.

O sistema usará o supercomputador adquirido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) para melhorar a previsão do tempo.


 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.