Panorama
 
 
 

COMISSÃO TRIPARTITE DO MEIO AMBIENTE É REATIVADA

Panorama Ambiental
Rio Grande do Sul (RS) – Brasil
Fevereiro de 2011

Publicação: 04/02/2011 - 16:53
Para Jussara Cony, a comissão é um importante espaço para traçar projetos de desenvolvimento para o Estado e país
Com o objetivo de discutir e elaborar políticas de gestão ambiental foi reativada, hoje (4), na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a Comissão Tripartite do Meio Ambiente do Estado.

Conforme a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, a Comissão Tripartite é um importante espaço para traçar projetos de desenvolvimento para o Estado e país. "Todas as instâncias têm muito a contribuir para a formulação de agendas e projetos de interesses comuns", salientou a secretária.

Sem funcionar no Rio Grande do Sul, dede agosto de 2009, a comissão foi criada pela Portaria nº 131/2004, do Ministério do Meio Ambiente para garantir a ação compartilhada dos órgãos ambientais dos três níveis de governo - União, Estado e Municípios. É integrada por representantes do Ministério do Meio Ambiente (MME), da Sema e da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Participaram da reunião que retomou a comissão, o superintendente regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), João Pessoa, os representantes do Meio Ambiente da Famurs, Valtemir Goldmeier; do Conselho dos Dirigentes Municipais do Meio Ambiente (Condimma), Gisela Maria de Souza; e da Associação Nacional dos Órgãos Municipais do Meio Ambiente (Anamma), Darci Zanini.
Assecom Sema

+ Mais

O BNDES apresentou o seu projeto para a restauração florestal

Nesta quinta-feira (24) a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, se reuniu com o representante do Ministério de Meio Ambiente (MMA) Renato Ferreira, com o chefe da Área de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Márcio Macedo Costa e com o engenheiro Luiz Carlos Soares, também do BNDES para debater questões relacionados a Iniciativa BNDES Mata Atlântica 2.

Na ocasião, Renato Ferreira ressaltou a importância da preservação das áreas de proteção ambiental para qualquer desenvolvimento. Ele falou ainda sobre a parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o MMA e BNDES na construção do plano de resíduos sólidos, na elaboração dos planos de bacias hidrográficas e nas questões que envolvem educação ambiental. Jussara Cony concordou, acrescentando que a Sema é estruturante no processo de desenvolvimento.

Durante a reunião, Márcio Macedo Costa falou sobre a necessidade de interação entre os estados, visando a restauração florestal, os investimentos industriais para preservar a área ambiental, a modernização dos órgãos ambientais estaduais e a inovação tecnológica. Além disso, junto com o engenheiro Luiz Carlos Soares, ele apresentou o projeto Iniciativa BNDES Mata Atlântica 2, que tem como principal objetivo a restauração florestal do bioma mata atlântica. Como principais resultados para o programa foram citados a restauração do bioma e da biodiversidade, a produção de água, a fixação do homem no campo e a capacitação do banco para novas iniciativas.
Assecom Sema


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.