Panorama
 
 
 

CONSEMA APROVA PLANO DE MANEJO DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE SANTA BÁRBARA

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Fevereiro de 2011

22/02/2011 - 14:57
O Consema – Conselho Estadual de Meio Ambiente – aprovou, no dia 22/02, por unanimidade, Plano de Manejo da Estação Ecológica de Santa Bárbara, no município de Águas de Santa Bárbara. O plano foi elaborado pelo Instituto Florestal (IF).

A Estação tem 2167,4 hectares e foi criada para preservar vegetação campestre de cerrado, um dos biomas mais ameaçados do Estado de São Paulo. O local possui rica biodiversidade, com 528 espécies de plantas amostradas, sendo 13 ameaçadas de extinção. Na região também se encontram e animais raros, como o tamanduá bandeira, e espécies endêmicas do cerrado, como a ema.

No entanto, há problemas ambientais na Estação ecológica que ameaçam sua biodiversidade e o plano de manejo vem justamente para solucioná-los. Uma das principais dificuldades é a presença de espécies invasoras que, por não terem concorrentes ou predadores naturais na região, acabam se proliferando e tomando espaço das nativas, colocando-as sob ameaça. Para equacionar tal problema, o plano prevê a retirada dessas espécies.

Um problema apontado foi o desconhecimento, por parte da população local, da existência da Estação Ecológica. “Apenas 33% dos habitantes da região sabem que temos há área ambiental lá, o desconhecimento é tão grande que chegaram a propor a criação de aterro sanitário justamente ali”, disse Giselda Durigan, em apresentação representando o IF.

Para Gisela, a divulgação da existência da área ambiental aumentaria a preservação. Dessa forma, o Plano de Manejo prevê criação de centro de visitantes para receber estudantes e turistas. Outra medida para diminuir a degradação da área é a retirada do gado do local.

Refinaria da Petrobrás

Também no dia 22/02 foi votado e aprovado no Consema parecer técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, permitindo desta forma a emissão de Licença Prévia para a Carteira de Diesel da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, a RPBC, da Petrobrás.

A RPBC é responsável pelo refino de 173 mil barris de petróleo por dia, sendo sua produção destinada principalmente ao abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo é que, com a obra, a Petrobrás consiga reduzir sua emissão de enxofre, atendendo à Resolução Conama 403/08, que prevê que o diesel nas áreas mais densamente povoadas caia de 500 partes por milhão (ppm) para 10 ppm, até 2013. O enxofre representa um grave problema para a saúde pública, pois contribui significativamente para a deterioração da qualidade do ar.

Foi aprovada, ainda, uma proposta - feita por conselheiros - , para que a refinaria adote um programa de redução de gases do efeito estufa, com supervisão permanente pelo Consema.
Texto: Júlio Vieira Fotografia: José Jorge Neto

 

+ Mais

Reunião discute problemas da Baixada Santista

21/02/2011 - 15:24
O Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, e os Secretários Municipais de Meio Ambiente de Bertioga, Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe realizaram, no dia 21/02, reunião para discutir temas ambientais da região. E evento ocorreu na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista, a Agem, em Santos.

As questões da Baixada Santista não se limitam ao plano municipal, mas devem ser vistas como metropolitanas”, disse Bruno Covas, ressaltando que parcerias entre as prefeituras da região e o governo do Estado tendem a ser “muito frutíferas”.

Durante a reunião, os nove representantes das prefeituras apresentaram propostas para beneficiar a região e, após ouvi-los, o Bruno Covas determinou que as demandas fossem analisadas pelos diretores da Secretaria do Meio Ambiente do Estado e de seus sub-órgãos. Dessa forma, já foi marcada nova reunião, dia 25/04, com todos os presentes, para acompanhar a evolução dos trabalhos.

Dentre todas as demandas colocadas na reunião, as mais ressaltadas foram as relacionadas à destinação dos resíduos sólidos. De acordo com Bruno Covas, “dos nove municípios da Baixada Santista, oito exportam lixo”, o que eleva os custos com transportes. Segundo os Secretários Municipais, a exploração das reservas de petróleo do pré-sal estimularam a construção civil, o que agravou ainda mais o problema, em razão do aumento da geração de entulho. Assim, uma das propostas apresentadas foi a criação de um megapolo de beneficiamento de resíduos para atender toda a região.

Outro tema importante foi traçar ações conjuntas para evitar ocupações em áreas ambientais. O Secretário do Bertioga, Rogério Leite, por exemplo, colocou o controle de invasões como ponto central para seu município, destacando a importância de sua realização no recém criado Parque Estadual Restinga de Bertioga. Já a Secretária de Praia Grande, Raquel Chini, propôs a instalação de Batalhão da Polícia Militar Ambiental em seu município, o que deverá ser analisado pelo coronel Milton Nomura.

Embora muito elogiado, o Programa Município Verde e Azul teve sua metodologia de pontuação questionada por alguns representantes das prefeituras. “Projetos ambientais dos municípios sequer são considerados na pontuação”, diz Élio Lopes, Secretário do Meio Ambiente do Guarujá. Contudo, para tratar do assunto, está agendada para o próximo dia 02 reunião do responsável pelo Município Verde e Azul com as autoridades locais.
Texto: Júlio Vieira


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.