Panorama
 
 
 

ELEIÇÃO PARA CÂMARA FEDERAL DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2011

24/02/2011
Melissa Silva
Na próxima sexta-feira (25/2), às 16h, será realizada a reunião pública para apurar os votos da eleição das entidades ambientalistas que ocuparão a vaga destinada às organizações não-governamentais na Câmara Federal de Compensação Ambiental (CFCA) para o biênio 2011/ 2012. A primeira colocada no processo eleitoral ocupará a vaga na Câmara como titular e a segunda como suplente. A reunião acontecerá no auditório do Ed. Marie Prendie Cruz, na 505 Norte, em Brasília.

A apuração será iniciada pelo secretário de Biodiversidade e Florestas, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bráulio Dias, primeiramente com a contagem dos votos registrados em cédulas de papel, que foram encaminhadas via postal. Em seguida, serão apurados os votos eletrônicos.

 

A reunião será aberta ao público e, quem tiver interesse, também poderá acompanhar a apuração dos votos pela internet, diretamente pelo endereço http://video.cnrh.gov.br/video_stream/.

Câmara Federal - A CFCA é instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente e, entre outros objetivos, tem a missão de estabelecer diretrizes para aplicação da compensação, decorrentes do licenciamento federal dos empreendimentos com significativo impacto ambiental.

De acordo com o diretor da Secretaria Executiva do MMA, Roberto Suarez, é fundamental a participação dos diversos atores da sociedade na Câmara para reavaliar esses processos de valoração da compensação ambiental. "Quanto mais participativo, democrático e transparente for o debate, mais aceito, legítimo e efetivo será o processo", afirma.

Votação - Das 552 entidades ambientalistas cadastradas regularmente há pelo menos um ano no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA), dez se candidataram à votação, que aconteceu entre 7 e 20 de fevereiro.

As entidades ambientalistas eleitas assumirão o compromisso de respeitar a Carta de Princípios das Entidades Ambientalistas Representantes do CNEA em Órgãos Colegiados e apresentar a documentação prevista na Portaria 10, de 12 de janeiro de 2011 até dia 16 de março, quando será realizada a segunda reunião ordinária da Câmara Federal de Compensação Ambiental.

+ Mais

Na Índia, países que integram o BASIC discutem mudanças climáticas

28/02/2011
Maiesse Gramacho*
Ministros do Meio Ambiente dos países que compõem o BASIC - Brasil, África do Sul, Índia e China - se reuniram neste fim de semana (26 e 27 de fevereiro) em Nova Déli (Índia) para avaliar a política global de mudança climática pós-Cancún e, também, avançar nas negociações que serão conduzidas na próxima conferência das Nações Unidas sobre o tema, marcada para o fim deste ano em Durban (África do Sul).

A reunião foi o primeiro encontro internacional sobre o tema 'mudança do clima' desde dezembro de 2010, quando foi realizada a Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP-16, em Cancún (México).

Assim como ocorreu no Rio de Janeiro em julho de 2010, o evento em Nova Déli teve o formato 'Basic Plus', contando com a participação de países convidados - desta vez, Argentina, Argélia e as Maldivas.

Entre os temas debatidos, os participantes da reunião do BASIC discutiram o segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto e a eliminação de Hidrofluorocarbonetos (HFCs), substâncias que favorecem o aquecimento global.

A reunião de Nova Déli foi a sexta do BASIC, grupo formado em Pequim (China) em novembro de 2009.
* Com informações de agências internacionais


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.