Panorama
 
 
 

ENGENHEIRO E QUÍMICO, OTÁVIO OKANO
ASSUME A PRESIDÊNCIA DA CETESB

Panorama Ambiental
São Paulo(SP) – Brasil
Fevereiro de 2011

A presença de deputados estaduais e federais, ao lado de representantes dos diversos órgãos do Governo do Estado e de entidades do setor produtivo, entre outros, marcou a posse, em 24.02, do engenheiro Otávio Okano na presidência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB. A solenidade ocorreu no auditório da instituição, com a participação maciça dos funcionários da casa.

Entre os presentes encontravam-se o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, os deputados federais Duarte Nogueira e Alberto Mourão, e os deputados estaduais Samuel Moreira e Pedro Tobias, que compuseram a mesa com o novo presidente e o novo diretor de Gestão Corporativa, Sergio Meirelles Carvalho, que também tomou posse do cargo, além do ex-presidente Fernando Rei.


Bruno Covas, para quem a CETESB, “mais do que o coração, é o próprio sistema vascular da Secretaria do Meio Ambiente”, afirmou que o governador Geraldo Alckmin, ao avalizar o nome de Otávio Okano, aposta no próprio servidor da casa, que conhece as demandas que afluem à instituição e tem consciência de que é preciso atendê-las de forma ágil e imediata. O secretário disse ter a convicção de que o novo presidente saberá conduzir a CETESB, consolidando-a como uma das mais importantes agências ambientais do mundo.

Okano, engenheiro civil e químico, é funcionário de carreira da CETESB, onde ingressou em 1978, tendo galgado todos os degraus da hierarquia funcional, iniciando suas atividades profissionais em inspeções em indústrias, coletas de amostras de águas e efluentes, passando a gerente da Divisão de Laboratórios de Ribeirão Preto e a gerente Regional da Bacia do Mogi–Guaçu e Pardo, até ser chamado para ocupar o cargo de diretor de Controle de Poluição, indicado pelo, então, presidente Rubens Lara, a quem credita a sua experiência administrativa e política.

Lembrando a sua carreira, em que ocupou a Diretoria de Controle de Poluição por duas vezes e a presidência por uma vez, disse que volta novamente à direção da companhia para consolidar a unificação do licenciamento ambiental.

No seu entender, a CETESB, com mais de quarenta anos de existência, deve ao seu quadro funcional o prestígio que desfruta nacional e internacionalmente. “Temos funcionários de idades variadas, precisamos unir a experiência e conhecimento dos mais antigos com a dos mais novos, para fazer com que a CETESB continue crescendo como referência na área ambiental”, disse.

Sergio Meirelles Carvalho tomou posse como diretor de Gestão Corporativa. Advogado e professor universitário, tem longa experiência na área pública, tendo atuado como coordenador de Polícia na Secretaria da Segurança Pública e como superintendente administrativo e financeiro do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – CEPAM, órgão da Fundação Faria Lima.

O termo de posse de Otávio Okano e de Sergio Meirelles Carvalho foi lido pelo secretário executivo do Conselho de Administração da CETESB, Galdino Inacio de Souza Neto.
Texto – Newton Miura
Fotografia – Pedro Calado.

+ Mais

Representantes de 11 países participam de curso sobre POPs em áreas contaminadas

Treinamento internacional sobre os poluentes orgânicos persistentes está sendo realizado pela CETESB
Representantes de 11 países das Américas do Sul e Central estão participando do “Treinamento Internacional: Gestão de Áreas Contaminadas com Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) da Convenção de Estocolmo”, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, de 21.02 a 24.02. O curso conta com palestras de especialistas da CETESB e faz parte das atividades da agência ambiental paulista como Centro Regional da Convenção de Estocolmo para a América Latina e a Região do Caribe.

Participam do evento técnicos do Chile, da Colômbia, da Costa Rica, da Guatemala, do Panamá, do Paraguai, do Peru, da República Dominicana, do Uruguai e da Venezuela, além de representantes da Bahia, de Pernambuco, do Amapá, de Minas Gerais e de Brasília, e também do Ministério do Meio Ambiente e de diversas unidades descentralizadas da CETESB no Estado de São Paulo.

A Convenção de Estocolmo é um tratado internacional, adotado em 2001 e em vigor desde 2004, que visa à proteção da saúde humana e do meio ambiente, contra os efeitos das substâncias químicas conhecidas como POPs. Essas substâncias, que apresentam ampla distribuição geográfica, permanecem nos ecossistemas por longos períodos, além de se acumularem no tecido adiposo dos seres vivos, podendo causar sérios riscos à saúde humana, animal e ao meio ambiente.

Conforme salienta Lady Virginia Traldi Meneses, gerente do Setor de Instrumentos de Gestão Ambiental, Convenções e Acordos Multilaterais, da Diretoria de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental da CETESB, e principal responsável pela organização do treinamento internacional, a agência ambiental paulista, “ratificada por sua 'expertise', em 2009, como um dos oito Centros Regionais da Convenção de Estocolmo para POPs do mundo, tem como atribuição dar assistência técnica, fomentar a gestão ambiental adequada de POPs e dar suporte à construção de legislações aos países da América Latina e Caribe”.

Neste âmbito é que a CETESB está promovendo este curso internacional, objetivando transferir conhecimentos técnicos e práticos sobre a gestão de áreas contaminadas com POPs, incluindo técnicas de prevenção, diagnóstico e remediação dessas áreas. O treinamento é resultado de um projeto submetido pela CETESB, como Centro Regional, ao Small Grant Programme – SGP, que é um programa de financiamento administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA.

O treinamento tem a coordenação técnica de Alfredo Rocca, gerente da divisão responsável pelos setores de resíduos sólidos e áreas contaminadas da CETESB, e conta ainda com a participação, como palestrantes, entre outros, dos seguintes especialistas da Companhia: Rúbia Kuno, gerente da Divisão de Toxicologia, Genotoxicidade e Microbiologia Ambiental; Rodrigo Cunha, gerente do Departamento de Desenvolvimento Institucional Estratégico; Vicente Aquino, gerente do Setor de Áreas Contaminadas; e engenheira Maria Cecília Pires, também do Setor de Áreas Contaminadas. Estão previstas visitas técnicas em áreas contaminadas, na capital.
Texto: Mário Senaga



 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.