Panorama
 
 
 

NOVE MESES DEPOIS DE PERDER DOIS TERÇOS DO ACERVO, BUTANTAN COMEÇA OBRAS DO NOVO PRÉDIO DE COLEÇÕES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2011

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Depois de perder dois terços de sua coleção de répteis e anfíbios em um incêndio em maio do ano passado, o Instituto Butantan começou, neste mês, a construir o novo Prédio de Coleções, que terá o espaço mais bem organizado e distribuído para o armazenamento do material científico, além de ferramentas modernas para controle de ambientes e prevenção de incêndio.

As obras foram anunciadas hoje (23), como parte das comemorações dos 110 anos do instituto. Ao todo, serão investidos R$ 3 milhões na obra.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, o novo prédio é fundamental para a conservação de um dos mais importantes acervos de herpetologia – ramo da zoologia que, dentre os animais, estuda especificamente répteis e anfíbios. “Um acidente como o que ocorreu no ano passado não pode se repetir, nem com as coleções, nem com nada que temos aqui dentro. Com o tempo, o Butantan vai ter que se adequar ao século 21”.

Kalil disse que as espécies perdidas no incêndio serão repostas por meio de novas coletas em campo e com doações, mesmo que essas últimas tenham diminuído recentemente por conta das leis ambientais. “Sem dúvida, sempre tem trocas nacionais e internacionais para que possamos repor. O acervo de serpentes sofreu um baque muito grande e esperamos que ele volte a ser o maior do mundo, porque agora não é mais”.

A previsão é que as obras sejam concluídas no final do ano. A ocupação e a organização do acervo no novo local devem começar logo em seguida, no início de 2012. O material restante está armazenado em diversos lugares dentro do instituto.

O diretor afirmou ainda que o Butantan continua trabalhando para desenvolver a vacina contra a dengue. Segundo Kalil, o desenvolvimento dessa vacina é mais complicado devido à existência de mais de uma tipologia da doença. “Se o indivíduo tem uma dengue tipo 1 e, depois, pegar do tipo 2 pode ter dengue hemorrágica. Então, a vacina contra a dengue tem que dar proteção para os quatro subtipos, senão podemos induzir a uma doença mais grave se o indivíduo se contaminar”, explicou. A vacina está em fase de testes.

Kalil disse que, para abril, está garantida a produção de 3 milhões de doses da vacina contra a gripe, para a Campanha de Vacinação do Idoso. Até o ano que vem, o Brasil deve se tornar autossuficiente na produção de vacinas contra a gripe comum, com 22 mil doses. A fábrica do Instituto Butantan tem ainda capacidade para produzir vacinas para outros subtipos do vírus.

+ Mais

Governo nomeia comitê que vai definir regras para devolução de lixo para a indústria

Danilo Macedo e Luana Lourenço
Repórteres da Agência Brasil
Brasília – O governo instalou hoje (17) o Comitê Orientador de Logística Reversa, que vai definir a regulamentação das regras para devolução de lixo como pilhas, lâmpadas, eletrônicos e embalagens de agrotóxicos. A logística reversa está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O comitê é formado pelos ministérios do Meio Ambiente, da Saúde, da Fazenda, da Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Os sistemas de devolução dos resíduos aos fabricantes serão implementados principalmente por meio de acordos setoriais com a indústria. A lei prevê a logística reversa para as cadeias produtivas de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e produtos eletroeletrônicos.

Em junho, o comitê deve apresentar o cronograma e os editais para os acordos com cada setor. “O foco prioritário inicial serão pilhas e baterias, lâmpadas e a área de eletrônicos. Já temos ações voluntárias em alguns setores, mas vamos regulamentar como será em todo o país a retirada desses produtos do meio ambiente”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

A expectativa da ministra é que, com o trabalho do comitê, parte das medidas previstas na PNRS entre logo em vigor. Aprovada em 2010, a PNRS levou 20 anos em tramitação no Congresso Nacional. “É uma lei que representa menos lixo na rua, cidadão mais consciente, [vai] evitar que existam embalagens na rua para o mosquito da dengue se proliferar, evitar bueiros entupidos e dar racionalidade econômica ao problema ambiental mais grave do país, que é o lixo”.

O Comitê Orientador de Logística Reversa se reunirá a cada quatro meses.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.